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História da Havaianas: superando desafios através do Marketing

É possível transformar um produto simples em objeto de valor utilizando-se de uma estratégia de marketing eficiente. Ao falar o nome Havaianas qualquer pessoa pensa em um produto de enorme sucesso, que todo brasileiro seja rico ou pobre, homem ou mulher, conhece e adora, mesmo que muitos desconheçam a história da chinela.  Contudo, a marca […]

É possível transformar um produto simples em objeto de valor utilizando-se de uma estratégia de marketing eficiente.

Ao falar o nome Havaianas qualquer pessoa pensa em um produto de enorme sucesso, que todo brasileiro seja rico ou pobre, homem ou mulher, conhece e adora, mesmo que muitos desconheçam a história da chinela. 

Contudo, a marca nem sempre teve esse status privilegiado aos olhos do público, pois durante muito tempo as icônicas chinelas de borracha eram consideradas um produto que apenas as classes mais baixas utilizavam.

A boa notícia é que a empresa conseguiu quebrar o estigma de produto barato e agregar valor ao seu nome, graças a uma estratégia de marketing certeira.

Saiba mais em: Como mostrar o valor da sua marca para os clientes

No post de hoje dedicado à história da Havaianas, falaremos mais detalhadamente sobre como a empresa criadora das Havaianas, Alpargatas, com a ajuda da AlmapBBDO, uma agência de marketing que tinha o pleno conhecimento das necessidades de seu cliente, conseguiu ressignificar totalmente seu produto e se tornar referência no mercado.

História da Havaianas: Surgimento

 As chinelas Havaianas foram criadas em 1962 e patenteadas pela empresa Alpargatas no ano de 1966, sendo o primeiro modelo comercializado na cor branca com tiras azuis. O nome é inspirado no Havaí, que na época era o principal destino paradisíaco dos viajantes.

Seu modelo foi inspirado nas tradicionais sandálias japonesas Zori, feitas de madeira lascada e palha de arroz com tiras de tecido, muito utilizadas por agricultores. Porém a chinela nacional inovou ao ser produzida totalmente em borracha.

primeiro modelo de Havaianas

No início a intenção era a de mostrar para o público que as chinelas Havaianas eram um calçado que não deformava, não ficava com um cheiro desagradável e suas tiras não arrebentavam.

Essa postura somada ao seu baixo custo fizeram com que diversas unidades fossem vendidas ao longo dos anos, tendo inclusive sendo “imitadas” por suas concorrentes.

Inclusive essa tentativa de embarcar no sucesso das havaianas deu origem ao popular Slogan “Havaianas, as legítimas”. 

História da Havaianas: Declínio da Marca

Apesar de as havaianas venderem bem, com o passar do tempo elas acabaram ficando com uma má fama a parte mais rica da população. 

Leia também: O que realmente importa: PREÇO ou VALOR?

Isso porque  a empresa não buscava criar designs mais arrojados e a distribuição dos seus produtos acontecia em locais que eram conhecidos por vender artigos baratos. E quem faz compras nesses lugares passa a impressão de que tem pouco dinheiro.

Percebendo a queda na popularidade e também nos lucros, a Alpargatas buscou o auxílio da agência AlmapBBDO e é a partir dessa parceria que as coisas começaram a mudar.

História da Havaianas: Dando a volta por cima

O primeiro passo do reposicionamento da marca foi a criação de novas cores e modelos, que, além de se diferenciar da versão antiga, possuíam um preço mais elevado. Dessa forma as Havaianas ganharam um status de “acessório de moda.”

Outra grande sacada do marketing foi chamar celebridades conhecidas para fazer os comerciais do produto, anunciar em grandes revistas de moda, além de patrocinar grandes eventos como o São Paulo Fashion Week.

A ideia não era mudar completamente o segmento para qual o produto era voltado, mas sim agregar as pessoas de diferentes classes, mostrar que as chinelas eram um produto para todo mundo.

É nesse contexto que surge o famoso slogan “Havaianas, todo mundo usa.”

Confira nosso post: 3 maneiras para você se destacar entre os concorrentes

Mas não foi só nos meios de divulgação que houveram mudanças. Os mostruários também foram redesenhados, agora as chinelas ficavam em disposição na vertical, organizadas por tamanho, o que facilitou para o consumidor de escolher.

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História da Havaianas: Salto Internacional

Depois de se consolidar no mercado nacional, foi a vez de apostar nas vendas para o exterior, em países além dos vizinhos Bolívia e Paraguai.

Então em 1998, enquanto ocorria a Copa da França, foi lançado o modelo Brasil, que tinha estampado em sua tira a nossa bandeira. O lançamento foi um sucesso a nível mundial e abriu caminho para a expansão da marca.

Havaianas modelo Brasil

Logo no ano seguinte começaram a ser abertas filiais nos Estados Unidos e também na Europa. Hoje, as Havaianas são vendidas em mais de 60 países.

Confira a história completa das Havaianas no site oficial.

O que podemos tirar de lição

Finalmente, depois de visitar a História da Havaianas conseguimos entender como  uma estratégia de marketing eficiente conseguiu trazer de volta o seu sucesso.

Desde o seu lançamento as Havaianas nunca foram um produto ruim, porém o posicionamento da empresa acabou distanciando boa parte do público por não conseguirem ver nenhum valor agregado.

Foi a partir do momento que a empresa buscou a ajuda externa, no caso de uma agência voltada ao marketing, que suas ações de publicidade se tornaram mais assertivas e, por consequência, conquistaram mais clientes.

Dessa forma as Havaianas reafirmaram sua posição no mercado tanto nacional quanto internacional e ganhou o prestígio que nós conhecemos.

Esse foi um exemplo que trouxemos para mostrar a você que qualquer marca pode dar a volta por cima, se tiver a estratégia de marketing certa!

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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