Alguns dos nossos clientes nos ouvem falar de Google Meet, RD Station, WordPress, Drive e outras ferramentas digitais sem ter ideia do que elas são e como funcionam. E não tem problema nenhum nisso, cada um de nós vive uma realidade e acabamos não tendo contato com as mesmas coisas.
Talvez você ainda não tenha identificado a necessidade de utilizar um aplicativo para se comunicar com seus colaboradores de forma remota dentro da sua empresa. Mas te garanto que, além da adequação às mudanças geradas pela pandemia, existem outros benefícios que o Google Meet proporciona a sua jornada de trabalho.
Quer conhecer melhor esse aplicativo e ver se ele é a solução ideal para você? Claro né, então vamos lá!
O que é o Google Meet
O Google Meet é uma das extensões fornecidas pelo Google, focada na realização de chamadas por vídeos com uma ou mais pessoas. A versão utilizada hoje é a substituta do antigo Hangouts – que já falamos anteriormente.
Você pode encontrar o aplicativo dentro do Google Workspace e utilizá-lo gratuitamente, se preferir, ou pagar um plano para estender o limite de participantes para 250 e a duração de até 24 horas, se quiser.
Utilizar o Google Meet é simples, principalmente se você já tiver experimentado ferramentas similares, como o Zoom. Estando conectado a internet, você consegue acessá-lo no navegador, entrando na página do Google e clicando no ícone do Google Apps, na borda superior direita.
Quando abrir a janela de aplicativos, procure por este ícone e clique:
Assim que a janela do Google Meet aparecer, você pode escolher entre as opções Fazer Login, para acessar a ferramenta utilizando seu e-mail e senha do Gmail; Participar de uma Reunião, a fim de entrar em uma chamada já criada por outra pessoa, ou criar a sua própria sala de reunião, clicando na opção Iniciar uma Reunião.
Participando de uma chamada
Uma vez que estiver participando de uma reunião, você consegue adicionar convidados de fora, basta copiar o link da sala e enviar para a pessoa por mensagem ou então escolher os participantes da sua lista de contatos internos do Google.
Se você for convidado para participar de uma reunião, clique no link que te redireciona para a janela do Google Meet, depois clique em Pedir para Participar e espere pela aprovação da pessoa que criou a sala e pronto, você estará dentro da videoconferência!
Por que aderir ao Google Meet
Depois de entender o que é o Google Meet, sua função, como funciona e o que é necessário para fazer as videochamadas, vamos falar sobre o ponto principal: porque você deve aderir a essa ferramenta?
Em situações como a pandemia de Covid pela qual estamos passando, não é recomendado encontrar com as pessoas pessoalmente em ambientes fechados. Mas essa não é a única possibilidade. Pode acontecer de você estar em uma viagem e precisar fazer uma reunião de emergência, por exemplo.
Nesses casos você pode até optar por fazer uma ligação, contudo, a maioria das pessoas prefere olhar nos olhos do outro. Isso gera mais confiança e humaniza o processo, já que a pessoa tem a certeza de que está falando com uma pessoa de carne e osso.
É por isso que existem diversas opções de ferramentas e plugins para fazer vídeo chamada. Porém, eu te recomendo usar o Google Meet na sua organização porque ele já está integrado ao Google e suas outras ferramentas, como o Gmail e você consegue acessá-lo com a conta de e-mail que você já possui – não precisa criar um novo cadastro com uma nova senha e ter que se incomodar futuramente se não lembrar.
Não só para falar com pessoas de fora, o Google Meet também é uma ótima alternativa para se comunicar com seus colaboradores internos sem precisar se deslocar para outra sala. Parece bom, não é? Com apenas um clique todo mundo já se vê e com outro clique já volta aos seus afazeres, otimizando o tempo e produção de todo mundo.
E por último mas não menos importante, é que você pode gravar a reunião para assistir depois. Assim, se alguém esquecer o que foi dito, ou então não pode participar da chamada mas quer saber o que foi conversado, pode assistir a qualquer momento.
Então, já vai começar a usar o Google Meet?
0 comentários