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Gestalt e as leis que regem toda composição visual

Também conhecida como Psicologia da Forma, a Gestalt é um termo de origem alemã que, traduzindo para o português, significa “forma”, “configuração da forma ou padrão”. Quem trabalha com marketing e design sabe que é preciso seguir alguns parâmetros para tornar suas peças – sejam elas impressas ou para as mídias digitais – mais agradáveis […]
Também conhecida como Psicologia da Forma, a Gestalt é um termo de origem alemã que, traduzindo para o português, significa “forma”, “configuração da forma ou padrão”.

Quem trabalha com marketing e design sabe que é preciso seguir alguns parâmetros para tornar suas peças – sejam elas impressas ou para as mídias digitais – mais agradáveis ao olhar humano, como por exemplo a teoria da Gestalt.

Porém, na maioria das vezes quem contrata esses profissionais não possui essa mesma mentalidade. Não que isso seja uma obrigação para todas as pessoas, mas ter uma certa noção sobre o que são essas teorias e como elas se aplicam ajuda o nosso cliente a entender o conceito que a sua marca pode passar.

Por isso, hoje vamos te explicar de uma maneira simples o que é a Gestalt, como ela funciona e exemplos de logos que seguem os preceitos da Gestalt de forma assertiva.

O que é a Gestalt

Segundo o designer e professor brasileiro Gomes Filho (2009), a Gestalt se trata da teoria que diz existirem fatores que determinam como os elementos devem ser agrupados dentro de uma composição visual para se ter a melhor compreensão possível pelo cérebro do indivíduo.

Também é chamada de Psicologia da forma, pois seu estudo é feito principalmente por profissionais da área da psicologia, analisando o processo pelo qual o cérebro humano é capaz de perceber,  interpretar e organizar as informações captadas pelo sistema ocular (formado pelos olhos, músculos e nervos oculares.

Por esse viés psicológico, Gomes Filho nos diz que aquilo que os indivíduos veem não é apenas uma tradução do estímulo da retina, mas algo que envolve fatores psicológicos de organização da forma na mente. Sendo assim, muitos estudiosos interessados na percepção humana vêm tentando por muito tempo  explicar como o processamento visual faz para criar o que realmente vemos e quais as sensações que sentimos ao visualizar determinada figura, objeto ou imagem.

O filósofo austríaco Christian Von   Ehrenfels foi o primeiro a apresentar os conceitos ligados a Gestalt, para em 1910, serem abordados de maneira mais efetiva por meio dos trabalhos de pesquisadores da Universidade de Frankfurt, como por exemplo Max Wertheimer – que é considerado o pai da Gestalt -, Wolfgang Kohler e Kurt Koffka.

Ainda falando sobre a teoria da Gestalt, foi constatado que o cérebro humano enxerga primeiro o todo para, depois, separar as partes, derrubando assim, o antigo pensamento estruturalista que afirmava que percebemos primeiro as partes isoladas para depois entender a forma em sua totalidade.

Sendo assim, nossa percepção sobre como as coisas são depende das forças integradoras do nosso processo fisiológico central, ou melhor dizendo, o que vemos são as relações entre as partes que compõem o objeto e só depois nos atemos aos detalhes de cada uma.

Quando começarmos a falar sobre cada lei da Gestalt mais profundamente, o que estou dizendo se tornará mais fácil de digerir. Então, vamos nessa?

Leis da Gestalt

As leis da Gestalt nos dizem como o cérebro e o olho se comportam ao decifrar as formas visuais. Essas leis são divididas em 8, e veremos cada uma delas agora:

Unificação: Tendência a visualizar elementos que possuam semelhança, proximidade, fechamento e continuidade como uma única forma. Juntar pequenas figuras que possuam cores, formas, traços, preenchimento ou um posicionamento lógico para formar um objeto maior completo.

Gestalt e as leis que regem toda composição visual
Unificação

Unidade: Conjunto de 1 ou mais elementos que formam um objeto por inteiro. Por exemplo palavras – cada letra é uma unidade que juntas formam um objeto inteiro que é a palavra.

Gestalt e as leis que regem toda composição visual
Unidades que formam um todo

Segregação: Capacidade perceptiva de separar ou destacar unidades de um todo, através da diferença de tamanho, forma, cor, espessura, etc.

Gestalt e as leis que regem toda composição visual
Segregação

Fechamento: Força interna proveniente do sistema perceptivo humano que tende a formar estruturas fechadas em espaços vazios de um determinado objeto se este segue uma ordem lógica conhecida pelo indivíduo.

Gestalt e as leis que regem toda composição visual
Exemplo de logo que utiliza a lei do fechamento

Continuidade: Impressão visual na qual os elementos, por estarem ordenados de uma forma coerente, seguem uma trajetória contínua, sem nenhuma quebra ou interrupção de sua fluidez.

Gestalt e as leis que regem toda composição visual
Exemplo de continuidade

Proximidade: Junção de elementos próximos entre si formando um único grupo ou figura.

Gestalt e as leis que regem toda composição visual
Exemplo de proximidade

Semelhança: Relação entre elementos similares em forma, cor, tamanho, etc. que acaba fazendo o nosso cérebro agrupá-los em um mesmo grupo. 

Gestalt e as leis que regem toda composição visual
SEmelhança

Pregnância da forma: Pregnância é a qualidade de uma forma ou objeto de ser fácil de se entender devido a sua clareza, unidade e equilíbrio.

Gestalt e as leis que regem toda composição visual
Pregnância

Uma composição visual pode tanto seguir uma única lei da Gestalt quanto se adequar a duas ou mais. Tudo vai depender da vontade e principalmente, da capacidade de seu criador de gerar essa impressão na mente das pessoas.

Logos que se Utilizam da Gestalt de forma assertiva

De certo modo, podemos dizer que toda composição visual – aqui incluo as logos de empresas – seguem pelo menos uma das leis da Gestalt, mesmo que de forma inconsciente. Sabendo disso, podemos perceber que existem logos onde essas leis foram utilizadas de maneira proposital, para torná-las mais marcantes aos olhos do público. Veja os exemplos abaixo:

Johnnie Walker – Lei do fechamento: A fabricante de whisky escocesa tem uma das identidades mais marcantes do mercado de bebidas. Ao invés de utilizar um ícone muito elabora e poluído, eles decidiram apostar em um visual mais clean, ounde poucos elementos, sem estarem realmente conectados, conseguem formar a figura de um homem de classe.

Fórmula 1 – Lei da Segregação: Assim como a marca acima, foi proposto um visual minimalista onde, primeiro se vê as 3 formas como um todo, para em seguida, graças as diferentes cores, conseguimos visualizar o F e o 1.

Spartan Golf Club – Lei da Continuidade: O clube esportivo decidiu fazer uma brincadeira com o movimento que o golfista faz para acertar a bola, criando um arco feito de linhas que simula a penugem de um capacete de um soldado espartano.

Além da continuidade, pode-se perceber o uso da segregação na construção da logo, que nos faz diferenciar o rosto do soldado do golfista jogando, como também a pregnância, pois essa é uma marca que ficará facilmente presa na mente do público.

Conheçe outras logos que fazem um bom uso das Leis da Gestalt? Então conta pra gente!

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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