As vezes faz-se necessário olhar para dentro dos seus processos e aplicar ações de Endomarketing para engajar seus próprios colaboradores.
Uma empresa em que tanto os clientes internos – colaboradores, parceiros – quanto os clientes externos – mercado consumidor – estão engajados com a marca certamente vai muito mais longe. E para conquistar os corações do seu público de colaboradores, você deve se utilizar de uma estratégia de Endomarketing eficiente.
Mas o que seria esse tal de Endomarketing e como aplicá-lo dentro da minha empresa? Vamos desvendar isso agora!
Entendendo o conceito de Endomarketing
Também conhecido como Marketing Interno, trata-se de uma ação conjunta entre os setores de Marketing e de Recursos Humanos cujo objetivo é criar nos colaboradores da empresa um sentimento positivo a respeito de seu local de trabalho, estudando como atender suas necessidades e desejos para que os mesmos ajudem a estabelecer a imagem e o valor da marca no mercado.
É uma das estratégias mais efetivas para reduzir o Turnover – índice de rotatividade de funcionários, causado por demissões e contratações constantes – e atrair os profissionais mais altamente qualificados para o seu negócio, afinal de contas, quem não gostaria de trabalhar em uma boa empresa não é?
Outro benefício almejado ao se aplicar o Endomarketing na empresa é manter a equipe motivada em trabalhar duro e alcançar as metas estabelecidas
Como aplicar o Endomarketing dentro da sua empresa
Aplicar técnicas de Endomarketing dentro da sua empresa pode até parecer um desafio para quem nunca tentou antes, mas posso te garantir que não é nenhum bicho de sete cabeças.
Primeiramente, cabe dizer que não existe uma fórmula estrita do que se deve fazer para engajar sua equipe, tudo vai depender do contexto do seu negócio. Cabe aos líderes juntamente aos setores de marketing e RH descobrirem quais os tipos de ação que se encaixam melhor com o perfil de seus colaboradores.
Como exemplo de uma boa ação de Endomarketing recente gostaria de citar o que a responsável pelos setores contábil e fiscal de um de nossos clientes fez para levantar o ânimo de sua equipe.
Para você entender o contexto e as motivações por trás da ação daremos este pequeno resumo: o time acabou lidando com diversos desafios neste ano e a gerente queria demonstrar para todos a sua gratidão pelo esforço de cada um para que o setor resolvesse seus problemas.
Foi decidido que seria feito um cartão de agradecimento pelo trabalho em equipe que seria entregue a cada colaborador junto a uma lembrancinha – nesse caso como a equipe era formada majoritariamente por mulheres o presente escolhido foi uma escova de cabelo com espelho embutido.
Perceba que esse tipo de ação acaba gerando efeitos muito positivos, pois os colaboradores entendem que seu trabalho é reconhecido por seus gestores e não só isso, como também que cada um tem valor para a empresa.
Um outro exemplo de marketing interno que, diferente do anterior, ocorre continuamente dentro da empresa é a dinâmica de ganho e troca de “créditos” entre colaboradores de uma grande empresa de tecnologia da região.
Conhecida como Merit Money, funciona mais ou menos assim: No início do mês, cada funcionário ganha um número x de créditos que poderão ser gastos depois de 30 dias, e durante esse período eles podem acumular mais créditos, seguindo uma regra: os créditos são passados de um colaborador para o outro através de doação, e além das moedas fictícias a pessoa pode também dar um feedback sobre o porquê está bonificando seu colega, ou caso não dê nenhum crétido, justificar o que pode ser melhorado por aquela pessoa.
O objetivo do Merit Money é justamente fomentar a motivação e a colaboração entre os membros da equipe, utilizando o feedback entre eles para apontar os pontos fortes que devem ser mantidos e os pontos fracos que precisam ser trabalhados afim de melhorar o desempenhos de todos.
As consequências de um bom Endomarketing
Já passou da hora de gestores e empregados verem suas relações de trabalho como uma hierarquia e começarem a enxergar a si e aos outros como partes importantes para o funcionamento do negócio, que não são de fácil substituição.
Até por isso preferimos utilizar a palavra “colaborador” ao invés de “funcionário”. Porque a primeira imprime a ideia de “fazer parte de algo”, enquanto que a segunda remete simplesmente a alguém contratado para fazer um serviço que pode ser demitido a qualquer momento.
Colaboradores que se sentem valorizados dentro da empresa são mais produtivos e têm maior disposição para cumprir suas tarefas. Isso porque sabem que se a empresa alcançar suas metas, todos sairão ganhando.
Outro benefício alcançado pelo uso do endomarketing, já citado anteriormente inclusive, é a redução do Turnover. Quem trabalha em um ambiente agradável e disposto a acolher suas ideias de melhorias vai querer crescer junto com a empresa, consequentemente, as chances do mesmo pedir demissão ou de ser demitido diminuem.
E por último, mas nem por isso menos importante, é que colaboradores engajados e que vejam a empresa onde trabalham com bons olhos costumam compartilhar essa visão positiva com as outras pessoas, portanto, acabam fazendo um marketing voluntário da marca.
Será que os seus colaboradores não estão precisando de um incentivo a mais? Comece a aplicar algumas ações de endomarketing na sua empresa e veja os resultados!