A forma como você lida com os possíveis clientes que chegam até a sua empresa tem um papel fundamental no sucesso do seu negócio. Por isso, hoje vamos falar sobre a experiência da Tribes Company, uma incorporadora situada na região de Alphaville, São Paulo, focada no segmento da saúde, bem estar e atividades físicas.
A empresa, presente no mercado há mais de uma década, é composta atualmente por seis empresas: a Body Systems, que oferece cursos de especialização para profissionais da área de atividades físicas, a Corporate Wellness, que vende soluções em saúde para outras empresas, Core 360º, uma plataforma de certificação em treinamento físico voltada para educadores físicos – professores e personal trainers – e fisioterapeutas, Les Mills, responsável pela preparação de professores e licenciamento de academias esportivas, Portal da Educação Física, site de conteúdo para profissionais de Educação Física e o W12, que é um sistema online para gestão de negócios desse segmento.
Qual era o problema da Incorporadora
Basicamente, a dificuldade que a Tribes Company enfrentava era que o seu processo de vendas já estava a muito tempo desgastado. A prática dos vendedores consistia em fazer buscas online, que poderiam durar um dia inteiro, pelos dados de contato dos seus possíveis clientes – endereço de e-mail e, principalmente, um número de telefone – e realizar as chamadas cold calls – quando o vendedor faz a ligação para o cliente falando sobre a empresa e oferecendo suas soluções.
Outro problema enfrentado pela incorporadora era a dificuldade de criar páginas de captura, pois para isso eram utilizadas as ferramentas ferramentas Google Drive e WordPress. Esse processo de construção poderia levar até semanas para ser finalizado por um programador e ser lançada no site, sem ter nenhum tipo de integração a um programa que segmentasse os seus leads.
Os gestores queriam automatizar o processo para diminuir os gastos com prospecção e conversão de leads, então começaram a aprender mais sobre Marketing de Conteúdo em 2013, até que em 2014 tiveram o seu primeiro contato com o RD Station Marketing.
Mudança de abordagem
Antes de aderir completamente a ferramenta do RD Station, a incorporadora decidiu fazer um teste com uma de suas empresas. A escolhida para isso foi a W12.
Ao utilizar o sistema, a equipe de vendas percebeu uma enorme economia de tempo, já que eles não precisavam mais ficar procurando por clientes na internet, também notaram que agora podiam fazer a segmentação de seus leads para poderem enviar aqueles que eram verdadeiras oportunidades para os responsáveis por fechar a venda.
Mas não só adquirir novos leads para a sua base, a empresa também aprendeu a fazer a qualificação dos mesmos, oferecendo materiais e conteúdos específicos a fim de fazê-los avançar etapas dentro do Funil de Vendas até se tornarem oportunidades de vendas.
Inclusive, nos meses de junho e julho, época em que ocorrem as férias de inverno e consequentemente, a procura por este tipo de serviço costuma diminuir, eles conseguiram manter um bom engajamento do seu público através da realização de Webinars com a participação de especialistas no setor fitness para dar dicas sobre como o seu negócio pode enfrentar a crise.
Além de criar e veicular todas as suas ações de marketing, a equipe pode acompanhar o andamento de suas campanhas através dos relatórios produzidos pelo RD Station, assim podendo planejar seus próximos meses de acordo com as ações que deram certo e o que não teve um resultado satisfatório.
Mas a mudança não foi apenas de ferramenta ou processo; a cultura da empresa também foi impactada. Antes, a mentalidade era de abordar os clientes e tentar convencê-los a comprar sua solução Agora, há o entendimento de que é preciso criar conteúdos que eduquem o público a respeito de como as soluções da empresa resolviam os seus problemas.
Isso foi de extrema importância para que tanto os gestores quanto os colaboradores entendessem o benefício que a ferramenta de automação e gestão da estratégia de marketing trazia para a empresa, e então, fazer suas outras empresas aderirem também ao RD Station Marketing, como a Body Systems e a Les Mills.
Resultados obtidos pela incorporadora
Nós já citamos no tópico anterior alguns benefícios percebidos pela incorporadora ao testar a ferramenta no seu processo de marketing e vendas, mas os resultados obtidos não se resumem só a isso:
- Atualmente, a W12, que foi a primeira empresa do grupo a aderir ao RD Station, obtém 10% do número total de novos clientes por meio de campanhas de automação de e-mails lançados via RD;
- Conseguem gerar até 150 oportunidades de venda por mês.
Ao começar a implementar uma estratégia bem estruturada de Inbound Marketing com o auxílio de uma ferramenta que permita a gestão de suas campanhas, a Tribes Company já conseguiu perceber a mudança nos seus resultados e pode aumentar o número de novos leads e oportunidades de vendas para suas empresas.
O que você está esperando para mudar o seu negócio para melhor? Nós da Arconel Marketing e Design podemos te mostrar como fazer isso!
Esse foi case de sucesso de um dos nossos parceiros essa história você confere no Blog da RD Station