O principal objetivo de empreendedores e marcas que criam perfis comerciais é basicamente crescer no Instagram e, consequentemente, gerar mais vendas para seus negócios.
Para serem capazes de alcançar essa meta, é preciso ficar atento a algumas questões para não correr o risco de se tornar mais um perfil dentre tantos outros que não consegue se destacar e ser prejudicado pelo algoritmo.
Vamos falar agora algumas dicas para te ajudar nesta tarefa:
- Faça um planejamento do que postar
- Aproveite os reels e os stories
- Saiba quais são os assuntos do momento
- Utilize a ferramenta de anúncios para crescer no Instagram
- Analise seus dados periodicamente
- Transforme o Instagram Shopping na sua vitrine virtual
- Converse com seus clientes pelo Direct
Faça um planejamento do que postar
O primeiro passo para que a sua marca possa crescer no Instagram é fazer um bom planejamento das suas postagens.
Formato e tipo de mídia a ser utilizado, qual o assunto pertinente a ser explicado, para qual público alvo ele é direcionado, quantidade e cadência de publicação, se o objetivo do conteúdo é apenas ser informativo, se é para gerar engajamento, apresentar alguma solução ou levar a pessoa a realizar uma conversão em uma página de captura.
Nós recomendamos fortemente a criação e utilização de cronogramas, sejam eles no formato de planilhas online, anotações na sua agenda ou post-its colados em um mural, que todos os colaboradores tenham acesso e possam consultar durante as reuniões de alinhamento.
Dessa forma, você poderá concentrar os seus esforços futuros na execução, pois já saberá exatamente o que falar, como fazer e qual objetivo pretende alcançar.
Aproveite os reels e stories
Foi-se o tempo em que as imagens estáticas com descrições longas dominavam os feeds das redes sociais. O novo formato de mídia popular são os vídeos curtos, com imagens e narrações dinâmicas, tanto nas antigas plataformas quanto nas suas concorrentes mais novas.
Então, se o seu objetivo é se manter relevante e crescer no Instagram, considere a possibilidade de postar mais conteúdos em formato de reels ou stories, mesclando-os com suas publicações convencionais – você pode, por exemplo, aprofundar em vídeo o assunto apresentado em um carrossel.
Saiba quais são os assuntos do momento
Apesar de ser arriscado para a reputação de uma marca embarcar na onde de alguma moda da internet sem que isso tenha uma relação direta com seus produtos/serviços, apenas pelo calor do momento, se houver uma estratégia bem elaborada por trás, essa pode ser uma boa oportunidade para crescer no Instagram.
E existem nomes que souberam fazer isso acertadamente. A Nestlé, por exemplo, aproveitou o clima da Copa do Mundo do Catar e criou conteúdos para evidenciar o seu projeto de reciclagem das embalagens de seus produtos.
Outra marca que costuma ter um envolvimento assertivo com as principais tendências da internet é o perfil do Greengo Dictionary, que consegue mesclar os principais memes da semana ou do mês com as publicidades que fazem, gerando assim um conteúdo divertido e cheio de oportunidades.
Utilize a ferramenta de anúncios para crescer no Instagram
Sim, a plataforma possui uma ferramenta de anúncios própria que, se bem utilizada, poderá fazer a sua marca crescer no Instagram. E o segredo para esse sucesso é ter um público bem segmentado, para qual o seu conteúdo deve aparecer.
Afinal de contas, não adianta investir dinheiro para aparecer no feed de uma pessoa totalmente diferente do perfil do seu cliente ideal. Quanto mais informações você tiver para especificar no anúncio, melhor.
Analise seus dados periodicamente
Outro fator importante para garantir que a sua marca consiga crescer no Instagram é analisar os dados de campanhas e publicações anteriores, identificando quais os tipos de conteúdo que geraram um maior engajamento do seu público.
Assim, você e sua equipe serão capazes de melhorar a sua estratégia e, a partir daí, alcançar metas ainda maiores. Para facilitar esse trabalho, o próprio aplicativo dispõe de uma ferramenta de relatórios para perfis comerciais.
Transforme o Instagram Shopping na sua vitrine virtual
Nos últimos anos a rede social tem apostado em uma seção de compras interna, na qual as empresas podem expor seus produtos com o preço já incluído. Isso ajuda a descomplicar a jornada de compra dos clientes.
Além disso, você ainda pode adicionar tags dos seus produtos em outras publicações, como fotos e vídeos do reels. Parece uma boa oportunidade a ser explorada para quem tem uma loja e quer crescer no Instagram.
Converse com seus clientes pelo Direct
Nossa última dica para ajudar a sua empresa a crescer no Instagram é utilizar o Direct para se comunicar diretamente com os clientes que chegam até o seu perfil. Primeiro, porque é uma forma de criar intimidade com a pessoa e segundo, facilita o fechamento de negócio, pelo cliente não precisar ficar pulando de página em página.
Utilize o campo de mensagens para compartilhar promoções, cupons e novidades com seus seguidores mais engajados e também, para recolher o feedback do seu público.
Pronto para decolar?
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