O que é a cor Pantone e para que serve?

Nós sempre falamos sobre Marketing, negócios e criação de marcas aqui no blog e, para variar um pouco o assunto, decidimos trazer algumas dicas sobre o que você precisa saber na hora de imprimir seus materiais de divulgação, mais especificamente, sobre a escala de cores da Pantone. Cor Pantone, porque é uma cor cara? Por […]

Nós sempre falamos sobre Marketing, negócios e criação de marcas aqui no blog e, para variar um pouco o assunto, decidimos trazer algumas dicas sobre o que você precisa saber na hora de imprimir seus materiais de divulgação, mais especificamente, sobre a escala de cores da Pantone.

Cor Pantone, porque é uma cor cara? Por que devo utilizar? Continue lendo que nós explicaremos tudo isso:

O que é a escala de cores Pantone?

A famosa escala de cores foi criada pelo empresário Lawrence Herbert, dono da Pantone Inc. em Nova Jersey, EUA, no ano de 1963 e em 2007 foi comprada e passou a ser administrada pela empresa X-Rite. O nome Pantone é conhecido mundialmente como a linguagem padrão para a comunicação precisa em todas as etapas do processo de produção de uma cor.

escala Pantone

É usada para especificar cores na hora da impressão. A Pantone é recomendada em casos onde a impressão será feita a partir da tiragem de 10.000 unidades, o que normalmente só é usada por grandes empresas. Pois durante o processo de impressão é feita a “prova”, que consiste em a gráfica te mostrar uma amostra da cor para você ter certeza da cor escolhida, isso no mínimo custará R$300,00.

Outras alternativas de escala de cores

 A Pantone é uma escala internacional, mas não é a única forma de imprimir. Existe também a escala CMYK (sigla para as cores Cyan, Magenta, Yellow e Black; em português Ciano, Magenta, Amarelo e Preto), usada para impressões, pois dessa forma as cores são criadas com porcentagens corretas escolhidas pela tabela CMYK para atingir a cor mais próxima a escolhida pelo cliente, podendo variar de 10% mais clara ou 10% mais escura. 

Sua vantagem é o custo benefício que é bem mais barato, porém não é de muita confiança pois se a impressora não estiver bem calibrada pode acabar errando um pouco a cor, claro o arquivo enviado para a gráfica tem que estar salvo em CMYK, caso esteja salvo em RGB (sigla de Red, Green e Blue, que em português significa Vermelho, Verde e Azul) ele acabará alterando um pouco a cor. 

Por isso, indicamos aos nossos clientes que, na hora de escolher sua paleta de cores, usem como referência a Escala da Pantone para não cometer erros.

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

Postagens relacionadas

Inbound Marketing na Prática: Atrair, Nutrir e Converter

Inbound Marketing na Prática: Atrair, Nutrir e Converter

Saiba como aplicar as etapas do Inbound Marketing em suas estratégias! Assim como no cultivo de plantas — mesmo que esse não seja o seu ramo — as etapas do Inbound Marketing seguem uma lógica semelhante: Para atrair leads relevantes para o seu negócio, é essencial...

A Importância dos Materiais de Apoio no Processo de Vendas

A Importância dos Materiais de Apoio no Processo de Vendas

Como acontece seu processo de vendas? Você já utiliza algum material de apoio ou conteúdo relevante para seus clientes? Neste texto, vamos destacar a importância de transmitir autoridade e conhecimento aos seus leads e clientes. Sabemos que a experiência de consumir o...

0 comentários