Sua empresa vende produtos ou serviços complexos? Essa solução pode te ajudar a fechar mais vendas

Pode parecer a coisa mais simples no mundo vender produtos ou serviços para outras pessoas, mas essa tarefa pode se mostrar complicada quando estamos tratando de recursos mais complexos.

Sim, existem produtos e serviços que não serão vendidos na mesma velocidade ou escala, a não ser que você saiba como aplicar uma boa estratégia na sua jornada de compra.

E que estratégia seria essa? Continue lendo nosso post para descobrir.

Seus produtos/serviços são complexos?

O que caracteriza produtos ou serviços de uma determinada empresa como complexos? Pensemos nisso.

Quando uma pessoa compra um prato, ela não necessariamente precisa receber uma explicação sobre como utilizar o objeto. O mesmo vale para uma calça, não é necessário que a peça de roupa venha com um manual de instruções, pois essa é uma tarefa que aprendemos de forma natural.

Esses são exemplos de produtos que podem ser considerados simples. Agora, imaginemos a situação contrária: a pessoa adquirir um determinado produto/serviço, mas não entende completamente como utilizá-lo.

Por exemplo, o fogão de indução, que para os brasileiros ainda é uma novidade. Muitas pessoas olham para esse eletrodoméstico e não acreditam que ele é capaz de aquecer os alimentos como um fogão tradicional, ou então ficam confusos com o processo necessário para ligá-lo.

fogão de indução - produtos complexos

Em outras palavras, se os produtos ou serviços não precisam de explicação para serem utilizados, são simples, mas caso não exista essa facilidade no primeiro momento, são complexos.

O que fazer para vender produtos ou serviços complexos?

Agora que você já entende o que diferencia os produtos/serviços complexos do resto, vamos falar sobre a solução para a sua empresa conseguir vendê-los.

Por conta de sua complexidade, tais produtos/serviços possuem uma jornada de compra mais longa, pois antes de decidir comprar ou não, a pessoa precisa primeiro entender do que se trata a solução.

E é para isso que serve o Inbound Marketing – ou Marketing de Atração, no português. Trata-se de uma estratégia voltada para a conversão das pessoas e leads e qualificação das mesmas antes de tentar realmente vender a solução.

marketing de atração

Assim, você gastará menos tempo e esforço para alcançar o sucesso nas vendas, pois boa parte do processo pode ser automatizado e os próprios leads que já estão engajados correm atrás de sua qualificação.

Outras empresas que já adotaram este método para vender seus produtos/serviços mais complexos tiveram resultados positivos em poucos meses.

Ficou interessado? Então entre em contato com um dos nossos consultores de Inbound para aumentar as vendas da sua empresa!