Estamos presenciando um verdadeiro boom no mercado dos empreendimentos imobiliários e, paralelamente, das estratégias de marketing e vendas voltadas para este segmento.
Se você é um corretor ou dono de imobiliária e quer saber quais são os segredos para se destacar da concorrência, continue lendo este texto:
1 – Anúncios em plataformas para captação de leads
2 – Páginas de captura atrativas
3 – Segmentação do público alvo
6 – Criação de conteúdos para blog
7 – Ofertas isca sobre empreendimentos imobiliários
10 – Contrate uma agência especializada
1 – Anúncios em plataformas para captação de leads
Quem trabalha no ramo de empreendimentos imobiliários sabe que existem diversas plataformas para anunciar suas propriedades e negociá-las. Esses sites e/ou aplicativos podem servir como canais de anúncio se você souber como utilizá-los.
Você pode expor alguns imóveis nelas e inserir um link para que as pessoas interessadas visitem o seu site para se cadastrar e falar diretamente com o corretor. Se você ou seus colaboradores não conseguirem fazer o atendimento de imediato, ainda poderá contatá-las depois.
2 – Páginas de captura atrativas
Ok, imaginemos que você conseguiu atrair visitantes para o seu site por meio das plataformas de anúncios. Agora, é preciso que eles realizem uma conversão para se tornarem leads com os quais você possa trabalhar para poder vender os seus empreendimentos imobiliários.
E como fazer isso? Criando páginas de captura. Assim, você terá as informações de contato da pessoa registradas dentro do seu sistema e contabilizá-la nos resultados da sua campanha.
Portanto, capriche no layout para conquistar seus visitantes. Escolha as melhores fotos para apresentar o projeto e aposte em textos convincentes, assim como no exemplo abaixo:
3 – Segmentação do público alvo
De nada adianta fazer anúncios e utilizar páginas de captura se você não tiver objetivos bem definidos. Essas ações apenas atrairão pessoas curiosas, que não estão a fim de fechar negócio e por isso, não vale o esforço.
Para conseguir atingir os leads certos, será necessário antes de planejar qualquer passo de uma campanha, definir qual é o perfil do seu público alvo – em outras palavras, criar uma persona interessada nos seus empreendimentos imobiliários.
Esse documento servirá de referência para que seja possível separar as reais oportunidades de negócios daqueles que estão apenas olhando sem reais intenções de adquirir um imóvel.
Criar uma persona é fácil, basta que sejam reunidas as principais características que os seus clientes têm em comum e então, montar um perfil baseado nelas.
4 – Uso de palavras chave
Outro ponto chave do marketing voltado para empreendimentos imobiliários é apostar em uma boa estratégia de SEO. Isso significa usar palavras chave nas headlines do seu site e ao longo dos textos das páginas, que sejam equivalentes ao que o seu público alvo costuma utilizar na hora de pesquisar.
Por exemplo, se as pessoas costumam pesquisar muito por “imóveis no centro da cidade”, você pode adicionar esses termos às suas páginas. Dessa forma, o seu site será sugerido pelo Google ou outro buscador como resposta para a pesquisa.
Essa é uma excelente forma de melhorar o seu posicionamento de forma orgânica.
5 – Anúncios pagos
Sim, o tráfego pago é uma das melhores formas de captação de leads e praticamente todas as plataformas oferecem essa ferramenta. Gera resultados de forma mais rápida e acaba tendo mais alcance que o impulsionamento orgânico.
O que sugerimos é que você trabalhe com ambos. Ah, e quando for programar o seu anúncio, é importante especificar em qual região você quer aparecer e qual o perfil de usuário (faixa etária, renda, estado civil, etc) deve visualizar seu post.
6 – Criação de conteúdos para blog
Outra tarefa que deve ser cumprida por quem está tentando se destacar no mundo dos empreendimentos imobiliários é criar e manter um blog atualizado dentro do seu site institucional.
Assim como as publicações nas redes sociais, os textos do blog servirão para atrair novos leads e também qualificá-los. Outro benefício é que você ou a sua empresa se tornam uma referência de conhecimento dentro do ramo de imóveis.
7 – Ofertas isca sobre empreendimentos imobiliários
Falamos anteriormente sobre a utilização de páginas de captura para converter leads para a sua base, mas em relação a esse tópico surge a seguinte questão: O que oferecer à pessoa para convencê-la a ceder seus dados de contato?
É aqui que entram as ofertas isca. Seja um guia para comprar o primeiro imóvel, uma tabela com os preços do metro quadrado de diferentes bairros, um checklist para financiamento imobiliário, etc.
Um exemplo que podemos citar é de um dos nossos clientes, que utiliza uma calculadora de preço do imóvel para converter em leads locadores que estão querendo alugar seus imóveis.
8 – Reels e Stories
Não é novidade que as plataformas atualmente estão dando mais importância para conteúdos em formato de vídeos curtos, vide o Instagram com os reels e stories. Então é interessante apostar nesse tipo de conteúdo.
Você pode alternar entre imagens com textos e vídeos para divulgar os seus empreendimentos imobiliários, obviamente, seguindo um planejamento prévio.
9 – Monte um cronograma
Nenhuma ação de marketing, por mais alcance que ela conquiste, terá resultados relevantes se não houver uma motivação por trás. E essa motivação é a meta de vendas que a equipe quer bater.
Por isso, você precisa criar um cronograma baseado tanto na sua persona quanto no seu objetivo de venda. Aí sim você conseguirá medir o sucesso lá na frente.
10 – Contrate uma agência especializada
O último segredo que iremos lhe contar sobre o marketing para empreendimentos imobiliários é contratar uma agência de marketing especializada para gerenciar a sua estratégia. Como a Arconel Marketing e Design.
Dessa forma, você poderá focar o seu tempo e energia na captação de imóveis, negociação e vendas.
Essas são os segredos sobre o marketing e vendas de empreendimentos imobiliários que você deveria saber. O que achou do conteúdo de hoje?