O sistema de organização clássico faz com que cada segmento de uma empresa trabalhe isolado dos demais, como por exemplo os setores de marketing e vendas. Porém, hoje podemos perceber que a união das estratégias é muito mais efetiva para o crescimento e sucesso do negócio.
Me diga uma coisa, como as suas ações de divulgação se transformarão em vendas reais, se o time de vendas não está a par de como se deu a relação com o cliente até chegar a eles? Fica difícil né?
Por isso que você precisa unir esses dois setores e organizar uma atuação conjunta, para só assim, obter resultados satisfatórios e fazer o seu negócio crescer de verdade. É como diz o ditado: Juntos fazemos a força!
União das estratégias de Marketing e Vendas
Toda operação de negócios começa com o planejamento de quais ações devem ser realizadas a fim de se alcançar os resultados desejados. O costume é que cada setor da empresa faça a sua parte por conta própria, sem consultar os outros colaboradores,
Se você tem esse costume dentro da sua empresa, sugiro que mude agora. Reúna os times de marketing e vendas para que as pessoas troquem experiências anteriores e opiniões a respeito do que deve ser feito futuramente.
Dessa maneira, o desenvolvimento das etapas da jornada de compra será mais completo, pois até mesmo as ações de topo de funil serão executadas de acordo com a necessidade de qualificação dos leads para o momento da compra.
Em outras palavras, você saberá como abordar a pessoa de uma forma que a convença a adquirir a sua solução.
Outro benefício é a possibilidade de propor soluções mais eficientes para os problemas atuais, já que haverá a visão de diferentes lados do processo.
Análise cruzada dos resultados
Depois que a sua campanha já tiver rodado por um determinado período, você poderá gerar relatórios para então fazer a análise dos resultados.
Esta também é uma situação na qual é interessante você reunir as equipes de marketing e vendas, para avaliar se a colaboração funcionou e o que pode ser melhorado nas próximas campanhas.
Também serve para que cada setor entenda mais sobre como o outro trabalha e quais são as suas dificuldades na hora de executar as ações definidas dentro da estratégia, para quem sabe, fazer melhoria no seu próprio processo que irão trazer melhorias para o time como um todo.
Entrosamento dos colaboradores
Agora vamos falar sobre os benefícios comportamentais que a união entre marketing e vendas traz para a sua empresa. Trata-se do entrosamento entre os colaboradores de ambas as equipes que, a partir de então, trabalharão em um ambiente agradável e convidativo, sem toda a pressão e competitividade interna presente em muitas organizações que ainda hoje mantêm hábitos ultrapassados.
Estudos como o da ADP Research Institute, por exemplo, apontam que ambientes de trabalho colaborativos aumentam em até 12x a produtividade dos indivíduos, fazendo com que eles batam cada vez mais metas, fora a melhoria relacionada à saúde mental.
Ficou claro como a estratégia de unir forças entre os setores de marketing e vendas potencializa o crescimento das empresas, então vale a pena você, como gestor de uma marca, implementar essa mudança dentro do seu time.
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