A ideia que os profissionais do mercado imobiliário não precisam adequar suas estratégias de marketing à nova realidade do público já é uma página virada. Contudo, o que muitos corretores parecem não ter noção ainda é que o marketing digital pode ser aplicado não só para a divulgação de seus produtos e serviços, mas também para otimizar a captação de imóveis.
Sim, é possível aumentar o seu escopo de imóveis e terrenos disponíveis para locação, permuta ou venda através dos meios digitais, ao invés de depender única e exclusivamente da prospecção ativa.
Imagine os proprietários procurando pelos seus serviços, querendo a sua mediação durante a negociação, seria bom não é? Pois então, se você, corretor ou dono de uma imobiliária, souber utilizar as ferramentas digitais da forma correta, essa poderá ser a sua realidade.
Veja ao longo deste texto como aplicar sua estratégia de marketing digital para otimizar a captação de novos imóveis e assim, ganhar destaque no mercado.
Ter um site com landing page para captação de imóveis
O primeiro passo aqui é ter o seu próprio site, porque como já explicamos em outros posts, este será um espaço no qual você tem o total controle do que aparece para os usuários.
No caso de um site imobiliário, seriam os imóveis disponíveis, as formas de pagamento, possibilidade de financiamento, emissão de boletos, etc. sem a frustração de ter uma anúncio indesejado de um concorrente aparecendo logo em seguida, como ocorre em outras plataformas, como Marketplace e OLX, por exemplo.
Mas não apenas isso. Se você já conseguiu atrair o possível cliente até aqui, ótimo. Agora, o próximo passo é fazer com que a pessoa forneça seus dados de contato – nome completo, e-mail e telefone – para uma posterior conversa, na qual você irá se aprofundar sobre qual é a necessidade dele e como você pode resolver.
Nessa página de conversão, é interessante que você apresente o seu serviço como corretor imobiliário e as vantagens que o proprietário terá se fechar negócio com você. Seja pela visibilidade, por não ter de se preocupar com os trâmites burocráticos e também pela garantia de recebimento do valor pelo seu bem.
Resumindo: tenha um espaço próprio dentro da internet que lhe permita fazer a captação de imóveis para facilitar o seu trabalho.
Criar materiais que auxiliem de forma direciona aos proprietários de imóveis
Para conquistar a atenção do seu público-alvo você precisa oferecer a eles alguma informação que tenha valor para os mesmos. Assim, eles irão atrás do seu conteúdo e terão contato com as oportunidades de negócio com as quais você trabalha.
Seja um infográfico com os valores atualizados do metro quadrado na cidade desejada, um e-book com dicas de gestão de imóveis para proprietários, até uma calculadora para descobrir o preço de um imóvel.
Essas ofertas tornarão a captação de imóveis mais fácil para você, pois os seus possíveis clientes entenderão que você ou a sua imobiliária tem um conhecimento aprofundado sobre o mercado imobiliário e isso se torna um diferencial na hora de escolher quem vai intermediar as suas negociações.
Mostre seus resultados obtidos com a captação de imóveis anteriormente
Ponha-se no lugar do seu cliente. Se você estivesse procurando por um corretor ou imobiliária a fim de colocar o seu imóvel para locação, permuta ou venda, qual seria o fator que faria você bater o martelo?
Uma das respostas mais comuns é a referência de clientes anteriores, que já passaram pelo processo de captação de imóveis e tiveram uma experiência positiva.
Colete depoimentos de quem fez negócio com você e disponibilize essas avaliações tanto no seu site quanto nas plataformas digitais pelas quais você se promove.
Aposte na Automação de Vendas
A dica final vai servir para facilitar a gestão dos seus clientes que possuem imóveis para negociar. Automatizando uma parte do processo, você terá mais tempo para se dedicar aos leads que já estão mais maduros em relação a sua proposta.
Enquanto isso, quem ainda está no topo do funil de vendas receberá e-mails personalizados e outros materiais com assuntos mais aprofundados.
Assim, nenhum dos seus contatos se sentirá deixado de lado, o que seria negativo para a sua estratégia de captação de imóveis.
Enfim, são inúmeros os benefícios proporcionados pelo marketing digital, não só o engajamento nas redes sociais, como muitas pessoas ainda acreditam.
E aí, bora otimizar a sua captação de imóveis?