Google Analytics: usando os dados para otimizar sua estratégia

Recentemente, a Google anunciou que encerrará o funcionamento da antiga ferramenta Universal Analytics em 1º de junho de 2023. A partir dessa data, os usuários deverão migrar para o Google Analytics.

Como ambas as ferramentas oferecem funcionalidades bastante similares, você provavelmente enfrentará poucos obstáculos durante a migração. Além disso, você ainda pode coletar os dados do Universal Analytics até a data limite, o que facilita a transição.

Talvez você não esteja familiarizado com essas ferramentas e como elas podem ser úteis para o seu negócio. Portanto, hoje vamos te apresentar o Google Analytics. O que é essa ferramenta, como utilizá-la e quais benefícios ela traz para o planejamento de marketing do seu negócio.

Ficou interessado? Então vamos para o conteúdo:

O que é o Google Analytics

Você acessa gratuitamente um painel pelo navegador web, onde a ferramenta registra todos os dados de interação do público com suas ações de divulgação da marca e com as páginas oficiais.

painel google analytics
Como funciona o Google Analytics

A ferramenta do Google permite que você acompanhe estatísticas como o número de visitas ao seu site em um período específico, os cliques em cada página, a origem dos visitantes e as páginas mais acessadas.

Seu sistema de estatísticas foi desenvolvido pela Urchin Software Corporation, empresa que foi adquirida em 2005 pela Google, e atualmente se encontra na 4ª geração – que também é conhecida pela abreviação GA4.

E caso você ainda não utilize o Google Analytics, é muito fácil de instalar e configurar sua conta. 

Como configurar sua conta no Google Analytics

O primeiro passo para integrar o Google Analytics é acessar a página analytics.google.com com um endereço de e-mail do Google, começar a avaliação fornecendo o nome da sua empresa e escolhendo o tipo de compartilhamento de dados que você permite que a ferramenta execute.

google analytics

Em seguida, você será levado a uma página que contém o código de instalação do Google Analytics. Com esse código em mãos, acesse a ferramenta de edição do seu site – que pode ser WordPress ou outro construtor – e o adicione ao código HTML da sua página.

O responsável pelo funcionamento do seu site — seja um colaborador interno ou uma empresa terceirizada — instala e configura o Google Analytics para garantir que ele funcione corretamente.

Feitos o cadastro e a instalação, você já pode começar a gerar relatórios para analisar o sucesso da sua estratégia de marketing.

Quais benefícios a ferramenta traz para o seu negócio

Ok, já apresentamos o Google Analytics e até te explicamos como fazer a instalação da ferramenta em seu site, mas quais são as vantagens trazidas por ela que justificam o seu uso?

Bem, acho que tenho aqui os argumentos que irão te convencer. Primeiro, fica muito mais fácil visualizar o conjunto de páginas e interações como um todo quando você não precisa reunir essas informações manualmente. Ou seja, há uma economia de tempo e esforço.

Já em relação aos dados que você obtém com a ferramenta, o diferencial é que as informações chegam mais completas. Assim, você consegue saber rapidamente e de forma prática como os leads estão chegando até o seu site – se é por meio das redes sociais ou por pesquisa no Google – e qual o perfil deles.

Também é possível saber qual é o tipo de dispositivo que a pessoa está utilizando para acessar a sua página, se é um computador, notebook, tablet ou smartphone. A partir daí, você pode otimizar sua página para os dispositivos mais usados por seus clientes.

Vale ressaltar que o Google Analytics monitora todas as suas páginas principais e subpáginas. Com isso, você consegue comparar quais recebem mais visitas, quanto tempo os visitantes permanecem em cada uma e quais ofertas iscas geram mais conversões.

Uma outra funcionalidade é o PageSpeed Insights, que mede a velocidade de carregamento de cada página. Lembre-se: quando uma página demora mais de 3 segundos para abrir, os usuários tendem a abandoná-la com mais frequência. Por isso, essa ferramenta desempenha um papel essencial na otimização da velocidade e na retenção de visitantes.

speedpage insight

Para finalizar, o Google Analytics pode ser integrado a outras ferramentas que você utilize, como por exemplo o RD Station. Assim, sua estratégia de marketing será mais eficaz.

Já pensou em usar o Google Analytics para analisar a atuação do seu negócio nos meios digitais?