Muitos profissionais possuem a falsa sensação de que quanto mais seguidores tiverem em suas redes sociais, maior será o sucesso do seu negócio. Por isso, muitos estão dispostos a utilizar diversos métodos, inclusive a compra de seguidores.
Essa prática já conhecida e também polêmica, ao invés de aumentar o seu engajamento ou suas vendas, pode acabar tendo o efeito reverso. Saiba o porquê no decorrer do nosso texto:
Como funciona a compra de seguidores nas redes sociais?
Quando nos perguntamos quem são as pessoas mais influentes dentro das redes sociais como o Instagram, nossa primeira resposta costuma ser os que possuem os maiores números de seguidores, pois esse é um dos principais fatores que garantem que o seu conteúdo atinja mais pessoas.
Portanto, aumentar o número de seguidores costuma ser um dos maiores objetivos dos responsáveis pela tomada de decisões dentro da empresa. E esse objetivo pode ser alcançado por conta própria, misturando posts orgânicos e patrocinados, ou de forma terceirizada, através da compra de seguidores para a sua conta.
Se você quiser fazer do modo tradicional, vai ser preciso criar uma estratégia de conteúdos que conversem com o público que você deseja atingir e colocá-la em prática, além é claro de estar sempre monitorando o algoritmo da plataforma para saber o que está dando certo no momento.
No entanto, caso você não queira ter todo esse trabalho, existe um “atalho” para crescer sua conta rapidamente, a compra de seguidores. Se você procurar por sites especializados em vender lista de seguidores, vai achar algumas opções de pacotes para compra de seguidores disponíveis para compra. Daí você irá escolher um pacote, realizar o pagamento e esperar que o site faça a entrega direto no seu perfil.
Realmente é um método muito fácil e que trará resultados na hora. Agora, será que o seu negócio vai crescer depois disso? Não, e eu vou te explicar o motivo.
Por que você não deve aderir a essa prática?
O intuito de criar um perfil para o seu negócio no Instagram, Facebook ou qualquer outra rede social é fazer o seu público te encontrar de uma forma mais fácil e convencê-los a conhecer mais sobre as soluções que você vende.
Então o que as pessoas precisam ver na sua página são os seus produtos, serviços e o que eles agregam na vida delas. O seu número de seguidores não necessariamente passa para elas a sensação de que a sua solução é boa, e também não convence o algoritmo da sua relevância. Em outras palavras, compra de seguidores não te torna uma autoridade.
O principal indicador de qualidade de um post para os algoritmos são o número de interações das pessoas com o seu conteúdo. O que isso significa? Significa que mesmo que você tenha um grande número de seguidores, se os comentários, curtidas e compartilhamentos forem poucos o algoritmo não vai divulgar a sua conta para outros usuários.
Isso acaba te prejudicando caso você esteja tentando atrair os seguidores das redes sociais para o seu site ou vender os seus produtos dentro das mesmas. Além do mais, do que adianta ter milhares de pessoas que te seguem se elas não se encaixam no seu público-alvo? Por que elas estão ali se o seu conteúdo não serve para elas?
Há também o risco de ser penalizado por alguma dessas plataformas. O Instagram, por exemplo, pode excluir a sua conta caso ele identifique que você possui muitos seguidores falsos, inativos ou bots – quando a conta é de um robô e não um humano, ou na melhor das hipóteses, apagá-los da sua conta.
Não parece muito bom, não é mesmo? Então, por via das dúvidas, continue conquistando seus seguidores com conteúdos e oferta de valor ao invés de recorrer a compra de seguidores.