O que é a cor Pantone e para que serve?

Nós sempre falamos sobre Marketing, negócios e criação de marcas aqui no blog e, para variar um pouco o assunto, decidimos trazer algumas dicas sobre o que você precisa saber na hora de imprimir seus materiais de divulgação, mais especificamente, sobre a escala de cores da Pantone.

Cor Pantone, porque é uma cor cara? Por que devo utilizar? Continue lendo que nós explicaremos tudo isso:

O que é a escala de cores Pantone?

A famosa escala de cores foi criada pelo empresário Lawrence Herbert, dono da Pantone Inc. em Nova Jersey, EUA, no ano de 1963 e em 2007 foi comprada e passou a ser administrada pela empresa X-Rite. O nome Pantone é conhecido mundialmente como a linguagem padrão para a comunicação precisa em todas as etapas do processo de produção de uma cor.

escala Pantone

A Pantone serve para especificar cores na impressão. Grandes empresas costumam usá-la em tiragens acima de 10.000 unidades. Nesse processo, a gráfica apresenta uma amostra da cor escolhida, chamada de “prova”. Esse serviço custa, no mínimo, R$300,00.

Outras alternativas de escala de cores

 A Pantone é uma escala internacional, mas não é a única forma de imprimir. A escala CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto) também é comum na impressão. Ela permite criar cores com porcentagens exatas, conforme a tabela CMYK. Assim, a cor final se aproxima da escolhida pelo cliente, com variações de até 10% para mais clara ou mais escura. 

Sua vantagem é o custo benefício que é bem mais barato, porém não é de muita confiança pois se a impressora não estiver bem calibrada pode acabar errando um pouco a cor, claro o arquivo enviado para a gráfica tem que estar salvo em CMYK, caso esteja salvo em RGB (sigla de Red, Green e Blue, que em português significa Vermelho, Verde e Azul) ele acabará alterando um pouco a cor. 

Por isso, indicamos aos nossos clientes que, na hora de escolher sua paleta de cores, usem como referência a Escala da Pantone para não cometer erros.