Por que você deveria criar conteúdo para o LinkedIn

A popular plataforma profissional não é só um lugar para procurar oportunidades de emprego, mas também para tornar a sua marca relevante.

Ao falar sobre criação de conteúdo para redes sociais, muitos pensam apenas em Facebook e Instagram. Porém, esquecem que há público em outras plataformas, como o LinkedIn.

Com mais de 500 milhões de usuários, o LinkedIn reúne principalmente empreendedores e donos de empresas. Eles acessam a plataforma diariamente em busca de notícias sobre economia, negócios e tendências do mercado.

Segundo dados do próprio LinkedIn, 6 em cada 10 usuários preferem conteúdos sobre informações de mercado. As categorias mais pesquisadas são: Notícias de Empresas (53%) e Novos Produtos e Serviços (43%).

Com essas informações, concluímos que existe sim um público esperando para consumir conteúdos ricos e educativos dentro da plataforma. Então, faltaria apenas ter a possibilidade de publicar seus textos mais aprofundados em determinado assunto lá.

E isso é sim possível. Há dois anos o LinkedIn abriu sua plataforma de publicação para todos os participantes, permitindo que os usuários publiquem artigos próprios, de 800 a 2000 palavras, diretamente em seus perfis, além de promovê-los para suas conexões.

Já sabemos que o LinkedIn oferece sim a oportunidade de criar conteúdos para uma parcela de público que irá se interessar. Mas se isso não foi o suficiente para te convencer,  vamos falar agora sobre os benefícios que o uso dessa rede social traz para o seu negócio:

O LinkedIn tem um público mais segmentado

Como o LInkedIn é uma plataforma mais voltada ao âmbito profissional, os usuários tendem a ser pessoas que já trazem uma bagagem de conhecimento sobre negócios, vendas e até mesmo marketing. 

Isso é bom porque caso você consiga converter esses usuários em leads, eles já terão um nível de qualificação e entendimento do seu negócio, portanto será mais fácil fazê-los avançar no funil de vendas para o momento da compra, ou seja, você terá menos gastos com marketing de conteúdo.

Você não compete com conteúdos rasos dentro do linkedin

Uma das dificuldades que surgem para quem trabalha com conteúdo para redes sociais é que o feed de rolagem está sempre sendo atualizado com novas publicações, que até podem ser de conteúdos dos seus concorrentes, mas, se você tem o costume de usar o Facebook, sabe que uma grande parte das postagens que aparecem são memes, atualizações pessoais e textos de opinião.

Esses tipos de postagens sem profundidade acabam atrapalhando as visualizações dos seus conteúdos, pois a pessoa pode até ver o seu post e se dispor a ler, mas a atenção dele acabará se dispersando graças a atualização do feed com alguma piadinha ou atualização do status de um amigo. E pronto, você perdeu a chance de converter essa pessoa em um lead.

dentro do linkedin Você pode se tornar uma autoridade dentro do seu nicho

Assim como em outras redes sociais, publicando artigos relevantes aprofundando assuntos referentes ao seu segmento de mercado pode te transformar em uma referência, alguém que as pessoas vão buscar para saber mais sobre determinado tipo de negócio, ou em outras palavras, um influenciador digital.

Atualmente o LInkedIn conta com 500 influenciadores de todo o mundo produzindo conteúdo dentro da plataforma, dentre estes, 34 são Brasileiros. Talvez você conheça nomes como Ana Maria Braga, Luiza Helena Trajano, Abílio Diniz, Romero Rodrigues, etc. Estes são alguns exemplos de pessoas que são referências quando se fala de negócios.

Você também pode ser um influenciador no seu ramo de negócio dentro do LInkedIn se começar a produzir o seu próprio conteúdo. Então, tá esperando o quê?