Infoproduto, a nova modalidade de negócio

No mercado atual é preciso oferecer mais do que um simples produto ou serviço para cativar o seu cliente, se você quiser fidelizá-los e se tornar uma referência no seu setor, precisa investir em uma boa estratégia de marketing de conteúdo e oferecer algum tipo de infoproduto para ganhar a atenção do público.

Ok, nós já falamos antes sobre marketing de conteúdo, então você já deve entender do assunto. Nosso foco aqui é explicar o que é o infoproduto e como a sua utilização auxilia no processo de captação, conversão e qualificação de leads.

O que é o Infoproduto?

Como o próprio nome já diz, o infoproduto se trata de uma informação relevante para o seu segmento de mercado que é distribuída online de forma gratuita em diversos formatos. As principais formas de infoproduto são:

E-book: Livro digital onde são reunidos textos, imagens e links referentes a determinado assunto.


Infográfico: Reúne diversos conteúdos em uma única página e sua leitura é feita pelo rolamento do mesmo.

Vídeo: Gravação e/ou animação onde as informações são passadas por um orador ou narrador. Pode ter duração variada.

Webinar: Palestra ministrada a distância, que pode ser feita ao vivo ou pré-gravada.

Curso: Conjunto de aulas gravadas com um especialista na área com o intuito de qualificar seus alunos a respeito de determinado assunto.

Você pode utilizar outros tipos além dos que foram citados acima; tudo vai depender da finalidade do infoproduto e como será feita a sua estratégia de marketing, porque esse conteúdo desempenha uma importante função dentro dela.

Qual a sua função na estratégia de Marketing?

Uma estratégia de marketing bem estruturada terá quatro estágios nas quais os leads poderão se encontrar, e em cada estágio será necessário uma determinada ação para manter esses leads engajados e fazê-los avançar as etapas do funil de vendas.

É aí que entra o infoproduto. Ele servirá como meio de qualificação do lead, para que ele entenda mais sobre a sua solução e se convença de que a mesma é a ideal para a necessidade dele.

Por exemplo, se você é uma empresa de varejo que vende tênis esportivos e o seu público alvo são esportistas e quem está iniciando na prática. Para atrair essas pessoas para o seu site pela primeira vez, você deve utilizar uma boa isca, que faça as pessoas ficarem curiosas a respeito do quanto você sabe sobre o mundo da prática esportiva e o que mais tem a oferecer.

Um bom começo seria criar uma forma de interação com esse público, como por exemplo um quiz sobre o nível de engajamento deles com a prática esportiva. Esse questionário seria disponibilizado a partir do preenchimento dos dados de contato e clique em um botão de CTA, para que assim eles convertam em leads e você possa começar a alimentá-los com materiais mais qualificados.

A partir do momento em que você tiver uma base com leads recém chegados, será preciso utilizar um conteúdo um pouco mais avançado na problemática deles, para fazê-los entender que a sua marca está aqui para oferecer o que eles estão procurando.

Esse infoproduto pode ser um e-book com uma lista dos principais equipamentos necessários para a prática esportiva, no qual você já poderá dar uma rápida pincelada no seu catálogo de produtos.

Pode ser que alguns dos seus leads já pulem direto para a etapa da compra, porém o mais provável de acontecer é eles se manterem interessados na sua marca e avançarem etapa por etapa no funil de vendas.

Nesse momento você já pode começar a mandar conteúdos mais incisivos para esses leads, pois se eles chegaram até aqui, já estão interessados na sua solução, só precisam de um empurrãozinho para fechar o negócio.

E você pode atingir esse objetivo  com infográfico comparando a eficiência dos tênis que você vende com os da concorrência, ou oferecer um cupom promocional para a primeira compra.

Viu como cada etapa do funil de vendas funciona com o uso de um infoproduto específico?

Como o infoproduto auxilia no processo de captação, conversão e qualificação?

Seu negócio só irá crescer a partir do momento em que você investir em uma estratégia de marketing que seja efetiva para o seu público-alvo e aumente seu ticket médio.

Mas esse objetivo não vai ser alcançado apenas com a sua boa vontade. O mercado atual se baseia na troca de valores, para você convencer o seu público a te acompanhar até que eles estejam certos de que querem adquirir sua solução, você vai ter que oferecer algo de valor em troca.

Só que não é preciso dispender rios de dinheiro para conseguir isso. A produção de um infoproduto próprio é possível com um pequeno investimento inicial e lá na frente, o retorno financeiro – que nós chamamos de ROI – fará os seus esforços valerem a pena.

Ou seja, o sucesso da sua venda pode ser garantido através do compartilhamento dos seus conhecimentos com quem está interessado.

Você já fez ou faz uso do infoproduto na sua estratégia de negócio?