Deixar de investir no Marketing da sua empresa é suicídio

Uma das coisas que mais vemos as empresas fazerem neste período de pandemia é diminuir os gastos por meio de cortes, seja de pessoas, suprimentos ou serviços terceirizados, como deixar de investir em ações de marketing em muitos casos.

Na visão dos gestores, essa decisão parece ser a mais correta para manter o seu negócio de pé e não ter grandes prejuízos. Todavia, isso pode acabar tendo o efeito contrário, fazendo a sua marca cair no esquecimento e o seu número de clientes diminuir.

Se você não se sente convencido do que estamos falando, iremos mostrar nossos argumentos para que você tire suas próprias conclusões.

Você não poderá ficar de portas abertas durante a pandemia

Por causa do alto risco de transmissão da covid-19, as autoridades governamentais decretam períodos de lockdown. Nesses momentos, apenas alguns tipos de negócios — como supermercados e farmácias — podem manter as portas abertas. As demais empresas precisam atender remotamente.

Isso pode ser um grande desafio caso o seu negócio seja total ou majoritariamente dependente de vendas presenciais. Segundo um recente estudo, mais de 700 mil empresas de pequeno e médio porte acabaram fechando de vez desde o início da pandemia até agora.

Muitos gestores justificaram o fechamento pela dificuldade em vender seus produtos ou serviços. Além disso, a procura dos clientes caiu de forma significativa, o que agravou ainda mais a situação.

Podemos concluir que, embora outros fatores possam influenciar, muitas empresas não buscaram alternativas para manter o contato com seu público. Sem essa conexão, a demanda caiu até o ponto em que o negócio deixou de se sustentar.

“Ah, mas quem garante que investir em marketing melhora as vendas da minha empresa?” O ROI responde. Ele mostra os resultados obtidos com cada ação e aparece detalhado em relatórios que entregamos aos nossos clientes.

Você não vai saber o que dá certo para atrair seus clientes

Retomando o que vimos no tópico anterior: ao executar uma campanha de marketing, você consegue verificar se o investimento em anúncios e materiais atrativos gerou retorno. Ou seja, se a receita superou o valor investido.

Agora, me diga como você faria isso sem estar trabalhando com uma estratégia de marketing? Suponha que você invista na impressão de panfletos para distribuir pela cidade. Como descobrir se os clientes chegaram até seu negócio por causa desses panfletos?

Você vai pedir para eles mostrarem se tem ou não o panfleto com eles, vai perguntar pessoalmente para cada um? Qualquer uma dessas opções seria muito trabalhosa e não chegaria em conclusões claras.

Sem falar que nem todos esses panfletos chegaram até os seus clientes. Muitas vezes ou eles são jogados no lixo ou a pessoa que os pega não faz parte do seu público-alvo. Ou seja, não terá o impacto no público que você esperava.

Quem não é visto não é lembrado

Você pode até estar cansado de ouvir essa mesma expressão tantas vezes, mas ela não poderia condizer mais com a realidade que vivemos hoje. Em todo o mundo cerca de 4 bilhões de pessoas possuem acesso a internet e no Brasil o número de novos usuários das redes sociais em 2019 foi de 10 milhões.

Com tantas pessoas acessando as redes sociais todos os dias, seja para se relacionar, trabalhar ou buscar soluções para suas necessidades, me diga, por que não anunciar online? Por que não ter um site atualizado e criando conteúdos que interessem ao seu público.

Estamos vivendo um momento no qual, se o seu cliente não te achar na internet, ele vai atrás dos concorrentes – principalmente durante a pandemia, já que não é recomendado sair de casa.

E mesmo que a sua empresa já esteja na internet, se você não manter uma frequência de postagens e anúncios, vai ser como se você não existisse. Dificilmente seus clientes lembraram da sua marca enquanto estão sendo bombardeados constantemente pela concorrência.

Migrar para o online faz o seu negócio expandir

Não só ser visto e lembrado pelos seus clientes, mas também estar presente nas redes sociais e principalmente, ter um site institucional permite que você consiga vender suas soluções para uma parcela muito maior de consumidores, já que no meio virtual você não fica limitado pelas barreiras geográficas.

As compras online triplicaram em comparação aos meses anteriores, mais de 13 milhões de brasileiros começaram a investir nessa prática para não terem que se expor a nenhum vírus e muito provavelmente continuarão a comprar em sites devido a praticidade.

Então, se você estava adiando a ideia de criar um e-commerce para a sua empresa, este é o melhor momento. Marcas que mesclam vendas presenciais e online faturam mais.

Agora que você já entendeu porque deixar de investir em marketing pode causar um grande prejuízo para você, está esperando o que para conferir nossas soluções de marketing?