Deixar de investir no Marketing da sua empresa é suicídio

Uma das coisas que mais vemos as empresas fazerem neste período de pandemia é diminuir os gastos por meio de cortes, seja de pessoas, suprimentos ou serviços terceirizados, como deixar de investir em ações de marketing em muitos casos.

Na visão dos gestores, essa decisão parece ser a mais correta para manter o seu negócio de pé e não ter grandes prejuízos. Todavia, isso pode acabar tendo o efeito contrário, fazendo a sua marca cair no esquecimento e o seu número de clientes diminuir.

Se você não se sente convencido do que estamos falando, iremos mostrar nossos argumentos para que você tire suas próprias conclusões.

Você não poderá ficar de portas abertas durante a pandemia

Por causa do alto risco de transmissão da covid 19 entre as pessoas, as autoridades governamentais podem estabelecer períodos de lockdown, nos quais apenas determinados tipos de negócios – supermercados e farmácias por exemplo – podem permanecer funcionando de portas abertas enquanto outras empresas devem fazer o atendimento remotamente.

Isso pode ser um grande desafio caso o seu negócio seja total ou majoritariamente dependente de vendas presenciais. Segundo um recente estudo, mais de 700 mil empresas de pequeno e médio porte acabaram fechando de vez desde o início da pandemia até agora.

A justificativa para esse fechamento, segundo os próprios gestores, foi a dificuldade em realizar a venda de seus produtos ou serviços, bem como a – justificada – diminuição da procura das mesmas pelos clientes.

Então, podemos tirar como conclusão de que – claro que podem existir outros fatores relacionados, mas o nosso foco é o marketing – essas empresas não procuraram outras formas de manter-se em contato com o seu público, o que fez a procura pelos mesmos diminuir até o ponto em que o negócio não se sustentava mais.

“Ah, mas quem garante que investir em uma campanha de marketing vai melhorar as vendas da minha empresa?” O ROI, que pode ser calculado a partir dos resultados obtidos com a análise de cada ação e que é apresentado aos nossos clientes através de relatório.

Você não vai saber o que dá certo para atrair seus clientes

Retomando o que falamos ao final do tópico anterior, quando você executa uma campanha de marketing é possível verificar no final se o investimento feito em anúncios e criação de materiais atrativos gerou uma receita positiva para a sua empresa. – ou seja, se a sua receita ultrapassou o valor que foi investido.

Agora, me diga como você faria isso sem estar trabalhando com uma estratégia de marketing? Por exemplo, você decide que vai investir na impressão de panfletos para serem distribuídos pela cidade, como saber se as pessoas que estão chegando até o seu negócio foi por que elas viram esses panfletos?

Você vai pedir para eles mostrarem se tem ou não o panfleto com eles, vai perguntar pessoalmente para cada um? Qualquer uma dessas opções seria muito trabalhosa e não chegaria em conclusões claras.

Sem falar que nem todos esses panfletos chegaram até os seus clientes. Muitas vezes ou eles são jogados no lixo ou a pessoa que os pega não faz parte do seu público-alvo. Ou seja, não terá o impacto no público que você esperava.

Quem não é visto não é lembrado

Você pode até estar cansado de ouvir essa mesma expressão tantas vezes, mas ela não poderia condizer mais com a realidade que vivemos hoje. Em todo o mundo cerca de 4 bilhões de pessoas possuem acesso a internet e no Brasil o número de novos usuários das redes sociais em 2019 foi de 10 milhões.

Com tantas pessoas acessando as redes sociais todos os dias, seja para se relacionar, trabalhar ou buscar soluções para suas necessidades, me diga, por que não anunciar online? Por que não ter um site atualizado e criando conteúdos que interessem ao seu público.

Estamos vivendo um momento no qual, se o seu cliente não te achar na internet, ele vai atrás dos concorrentes – principalmente durante a pandemia, já que não é recomendado sair de casa.

E mesmo que a sua empresa já esteja na internet, se você não manter uma frequência de postagens e anúncios, vai ser como se você não existisse. Dificilmente seus clientes lembraram da sua marca enquanto estão sendo bombardeados constantemente pela concorrência.

Migrar para o online faz o seu negócio expandir

Não só ser visto e lembrado pelos seus clientes, mas também estar presente nas redes sociais e principalmente, ter um site institucional permite que você consiga vender suas soluções para uma parcela muito maior de consumidores, já que no meio virtual você não fica limitado pelas barreiras geográficas.

As compras online triplicaram em comparação aos meses anteriores, mais de 13 milhões de brasileiros começaram a investir nessa prática para não terem que se expor a nenhum vírus e muito provavelmente continuarão a comprar em sites devido a praticidade.

Então, se você estava adiando a ideia de criar um e-commerce para a sua empresa, este é o melhor momento. Marcas que mesclam vendas presenciais e online faturam mais.

Agora que você já entendeu porque deixar de investir em marketing pode causar um grande prejuízo para você, está esperando o que para conferir nossas soluções de marketing?