fbpx

E-commerce: Por que você deveria apostar em um

Com a  recente pandemia de coronavírus, vimos muitos negócios fecharem as portas ou diminuírem suas atividades devido a falta de preparo para situações adversas em que não era possível atender ao público presencialmente. Como percebemos que essa é uma dificuldade de muitas empresas aqui da nossa região e nosso trabalho é justamente apresentar as melhores […]

Com a  recente pandemia de coronavírus, vimos muitos negócios fecharem as portas ou diminuírem suas atividades devido a falta de preparo para situações adversas em que não era possível atender ao público presencialmente. Como percebemos que essa é uma dificuldade de muitas empresas aqui da nossa região e nosso trabalho é justamente apresentar as melhores soluções de marketing e vendas para nossos clientes, vamos mostrar o porquê a sua empresa deveria ter um E-commerce próprio.

Já citamos anteriormente que a quarentena acabou impedindo que muitas empresas continuassem a vender presencialmente para seus clientes. Isso acabou fazendo com que o público migrasse para os meios digitais, comprando tanto em grandes sites de venda com diversas marcas disponíveis, quanto em sites de empresas menores mais que possuíam a própria loja online.

Um exemplo bem elucidativo são franquias de supermercados que estão disponibilizando aplicativos e também fazendo o uso do whatsapp para vender seus produtos e fazer a entrega em domicílio para facilitar a vida de quem não pode ou prefere não se deslocar até a loja física.

Mas o fato é que o E-commerce já existia há mais de duas décadas e vem se popularizando cada dia mais. Diversas marcas já consolidadas no mercado contam com o serviço de vendas online paralelamente com seus negócios físicos, e muitas empresas pequenas e médias estão começando a adentrar este meio também.

Se você ainda não se sente convencido de que o e-commerce é uma boa aposta para a sua empresa, vamos apresentar alguns benefícios que ter uma loja online pode trazer:

E-commerce é um mercado em constante expansão

As pesquisas feitas pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostram resultados bastante satisfatórios. Em2018 o faturamento do E-commerce no Brasil cresceu 18% em relação a 2017, chegando ao patamar de R$ 58,6 bilhões.

E por conta da pandemia do novo do coronavírus, a necessidade do público por mais opções de produtos ou serviços disponíveis disponíveis para compra online, tornam este o momento exato para as empresas que ainda não investiram nessa modalidade de negócio darem o próximo passo.

Grande número de consumidores

Os números de vendas das plataformas de e-commerce aumentam a cada ano porque cada vez mais pessoas têm aderido aos meios digitais para adquirir produtos e/o serviços. Desde 2018 já são mais de 58 milhões de de consumidores online, o que equivale a cerca de 27% da população brasileira – o que representa um crescimento de 6% em relação ao ano anterior.

Não foi só o número de consumidores online se mostrou positivo. Esses 58 milhões de consumidores fizeram pelo menos 1 compra em 2018, e o total de pedidos daquele ano chega a 123 milhões – Vale citar que de todos os pedidos feitos, 35% foram realizados via mobile.

Pode-se dizer que o nosso país tem uma posição de destaque no cenário das vendas online, pois uma pesquisa feita em 2015 apontou o Brasil como o 10º maior mercado de E-commerce do mundo.

Aumenta o alcance geográfico do seu negócio

Quem possui uma loja física sabe que muitas vezes a possibilidade de crescimento do seu negócio se restringe aos limites geográficos onde se atua, o que pode ser um problema caso o seu comércio não esteja sediado em uma área com pouco movimento ou que esteja longe de onde o seu público alvo se encontra.

Agora, se você tem uma loja online, o alcançe da sua empresa se expande de forma exponencial. Você pode vender seus produtos para um cliente no Amapá virtualmente e enviá-los da sua sede em Santa Catarina por exemplo.

E se você perceber que a maior parte do seu público alvo está concentrada em uma cidade ou estado específico, é possível direcionar seus anúncios para essa região e atingir o maior número de usuários possível, ao invés de depender apenas daqueles clientes que estão perto de você.

Você vende fora do horário comercial

Uma outra limitação é o horário de funcionamento de estabelecimentos, sejam eles lojas ou empresas. Por quê? A maioria das pessoas trabalha das 9h ao meio dia e das 14h às 18h. Quando saem dos seus serviços boa parte do comércio salvo mercados, farmácias, postos e alguns outros tipos de estabelecimentos já estão fechados, o que impossibilita que elas comprem nas lojas físicas caso precisem de algo nesse tempo livre.

Quando você tem tem um negócio que funciona também no online, não significa que você vai precisar trabalhar 24h por dia, apenas que seus produtos ou serviços estão disponíveis em períodos mais flexíveis. Dessa forma, nem você e nem o seu cliente correm o risco de perder a oportunidade de fechar negócio porque a loja já fechou.

Facilidade de estruturação

Pode até parecer díficil montar uma loja online, muitas pessoas nem mesmo sabem como dar início ao processo. É preciso criar um site do zero? Posso anexar meu E-commerce ao site já existente da minha marca? Como eu faço para inserir os produtos e métodos de pagamento lá?

A boa notícia é que a maioria dos softwares construtores de sites, como o WordPress, já contam com a possibilidade de criação de páginas de E-commerce dentro do site institucional – ou até mesmo de criação de um site exclusivamente para vendas se você preferir – onde você poderá adicionar todos os seus produtos e serviços, mais as extensões para transferir e receber dinheiro, como o PagSeguro por exemplo.

É um meio confiável de vendas

Algumas pessoas ainda têm receio de fazer qualquer tipo de transação pela internet e isso é compreensível. Porém, com o passar do tempo as transações online se tornaram tão segurar quanto as que são feitas no mondo real. Você dispõe de diversas formas de parcelamento no cartão de diferentes bandeiras, além da possibilidade de gerar um boleto da sua compra.

Tem medo de que as suas informações vazem? Hoje em dia a os sites devem obrigatoriamente possuir políticas de privacidade que garantem que as suas informações sejam mantidas em sigilo e existem várias maneiras de conferir se um site é seguro ou não para fazer cadastro.

Ah, mas e se a minha compra nunca chegar? É possível acompanhar o seu pedido desde o momento da compra até o envio e chegada no seu endereço, pois os pacotes contam com um código de rastreamento que o vendedor lhe fornece para fazer a verificação no site dos Correios.

Enfim, existem muitos motivos para deixar tanto os consumidores quanto os vendedores tranquilos para fazer negócios pela internet.

Esses foram os principais motivos pelos quais você deveria considerar tem um E-commerce próprio caso ainda não tenha. Pois, além de garantir que o seu negócio continue funcionando em períodos difíceis como o que estamos vivendo agora, é uma maneira de impulsionar o crescimento da sua marca!

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

Postagens relacionadas

Como a automação de marketing pode impulsionar suas vendas

Como a automação de marketing pode impulsionar suas vendas

A automação de marketing e vendas se mostra cada vez mais importante para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio quando se trata de ter um diferencial no mercado atual e isso independente de qual setor você atua. Os consumidores estão cada vez mais exigentes...

Dicas para criar campanhas de e-mail marketing automatizadas

Dicas para criar campanhas de e-mail marketing automatizadas

A criatividade se mostra cada vez mais importante para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio quando se trata de ter um diferencial no mercado atual. Afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação ao que escolherão comprar. Portanto, te...

Como a automação de e-mails pode impulsionar suas vendas

Como a automação de e-mails pode impulsionar suas vendas

Em algum momento você já ouviu falar sobre as vendas através da automação de e-mails? Atualmente, em um mundo cada vez mais digital, é necessário se adaptar às novas ferramentas que vem surgindo. Neste texto, saiba a importância dessa metodologia para impulsionar as...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *