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Por que marcas criadas inicialmente à mão funcionam melhor?

Ao longo do tempo de existência da Arconel Marketing e Design criamos diversas logotipos e marcas para os mais variados clientes de diversos segmentos. Advogados, dentistas, marcas de comida, produtos mecânicos, etc. E com tamanha bagagem podemos afirmar com 100% de certeza para qualquer pessoa que as melhores logos que existem no mercado são aquelas […]

Ao longo do tempo de existência da Arconel Marketing e Design criamos diversas logotipos e marcas para os mais variados clientes de diversos segmentos. Advogados, dentistas, marcas de comida, produtos mecânicos, etc. E com tamanha bagagem podemos afirmar com 100% de certeza para qualquer pessoa que as melhores logos que existem no mercado são aquelas criadas à mão e posteriormente digitalizadas.

E por que afirmamos isso? Bom, existem alguns fatores que podemos listar abaixo para te convencer disso. Então vamos a eles:

Uso de ícones e imagens repetidas na marca

Você com certeza já deve ter reparado que muitas garagens de carros utilizam a mesma imagem de um carro desenhado em sua placa, ou então muitos consultórios de dentistas com o mesmo ícone de dente. Não estou dizendo que é algo que acontece apenas nestes tipos de negócios, mas são exemplos clássicos do estou tentando te mostrar.

Muitas vezes, para poupar tempo, esforço e até mesmo dinheiro, muitos donos de negócios acabam ou tentando eles mesmos criar suas marcas através de seus conhecimentos básicos em ferramentas como o Photoshop ou então delegando esse serviço para algum “primo” ou amigo que entenda um pouco disso.

E por causa das poucas habilidades em criar uma imagem ou composição do zero, acabam recorrendo a sites que disponibilizam imagens prontas, sejam elas gratuitas ou pagas, como o Freepik por exemplo.

Não é proibido utilizar uma imagem já pronta na marca do seu negócio. Porém, isso fará com que a sua empresa não se destaque no mercado, afinal de contas a sua identidade visual não tem nada de único que faça os consumidores lembrarem dela dentre tantas opções.

Aliás, pode até não ser proibido, mas experimenta utilizar o desenho da maçã da Apple na sua logo e correr o risco de levar um processo por uso indevido de imagem? E não é só essa, alguns ícones disponíveis na internet já foram registrados por outras empresas antes, mesmo que estas não sejam conhecidas.

Nesse caso, a marca tem o mesmo direito de te processar como teria caso você utilizasse o mesmo nome que ela, por exemplo.

Falta de “tempero” para a  marca

Aqui quando falo de tempero, me refiro a aquele detalhe a mais que tornams a marcas únicas. Claro que as artes criadas em computador têm um apelo ao público, mas grande parte das pessoas demonstram valorizar mais aquilo que é feito a mão, traços desenhados por um lápis ou caneta.

Não que esse efeito não possa ser replicado virtualmente. Programas como o Photoshop, Corel Draw e Illustrator oferecem diferentes formatos de brushes para dar um aspecto mais manual a figura. Inclusive, todas as logos passam do desenho manual para uma imagem vetorizada.

Porém, mesmo que se utilize um formato de pincel que emule um traço de lápis feito a mão, as artes feitas totalmente em computador ainda transmitem uma sensação mais engessada e pouco tátil.

E assim como cada pessoa tem uma letra única, o designer também tem o seu estilo próprio, que pode agregar ainda mais valor a logo. Ele até pode ser capaz de colocar esse estilo nas peças feitas em um programa, mas como nesse caso as ferramentas de desenho já são padronizadas de acordo com o tipo de programa acabam fazendo esse diferencial se perder.

As ideias são melhor trabalhadas no papel

Um último tópico a se falar sobre o porquê é melhor começar a desenvolver uma marca a mão, é simplesmente porque dessa maneira fica mais fácil de se desenvolver as ideias através de rascunhos até que se chegue no resultado desejado.

Dentro do processo de criação de uma logo, a etapa de geração de ideias costuma ser uma das mais longas senão trabalhosas. Isso porque são feitas várias tentativas a fim de expressar o que se quer passar com a marca para o público.

É muito difícil bater o martelo na primeira tentativa. Geralmente são feitos vários rascunhos, cada um diferente do outro ou então apenas para refinamento do traço, até que se tenha certeza de que a logo está de acordo com o que se espera.

Esse é um benefício que acaba sendo perdido ao começar direto no computador. A sensação de praticidade e rapidez que as ferramentas virtuais proporcionam acabam nos fazendo trabalhar no automático, sem realmente parar para pensar se o que está sendo feito em tela faz sentido para a marca.

Além disso, mesmo com uma variedade de pincéis, formas geométricas, ferramentas de curva, etc. ainda sim existe uma certa limitação que te impede de trabalhar a imagem totalmente de acordo com o que você tinha imaginado, sendo que no processo manual você tem a total liberdade de trabalhar a forma do jeito que bem entender.

Depois de apresentar todos esses pontos, tenho certeza de que você entende agora porque marcas criadas a mão inicialmente funcionam melhor para o seu negócio. Se você tem interesse de criar do zero ou reformular a logo da sua empresa, clique aqui.

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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