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Por que a Pantone escolhe uma cor do ano?

Muitas pessoas que estão inseridas no mundo do marketing e do design sabem que a Pantone anualmente dita qual será a cor do ano que está por vir. Mas você sabe o porquê ela faz isso? Fique aqui que iremos te contar o motivo.  O que é a Pantone? A Pantone é uma empresa sediada […]

Muitas pessoas que estão inseridas no mundo do marketing e do design sabem que a Pantone anualmente dita qual será a cor do ano que está por vir. Mas você sabe o porquê ela faz isso? Fique aqui que iremos te contar o motivo. 

O que é a Pantone?

A Pantone é uma empresa sediada nos Estados Unidos, é conhecida no mundo inteiro pelo seu sistema de cores, foi criada em 1963 e continua sendo usada até os dias de hoje como uma referência em gráficas. 

A cada ano, a empresa lança um guia com cores com tons baseados na luminância, ou seja, várias tonalidades de cores que variam entre tons escuros e tons claros. Ela não é a pioneira na criação de uma linguagem padronizada de cores, mas sem dúvidas é a mais famosa. As cartelas de cores por ela criadas são usadas como padrão para a moda, decoração e artes gráficas. 

A Pantone trabalha com a identificação de cores, quer dizer, ela define um nome e um número para cada tom de cada cor, contando com uma divisão, chamada de Pantone Color Institute, que trabalha com o estudo das tendências que podem acontecer nas próximas temporadas. 

Quando começou isso? 

As cores dos anos começaram a ser ditadas em 1999, sendo a primeira cor o Azul Cerúleo, uma cor escolhida especialmente para o começo de um novo milênio. Desde este dia até hoje, em dezembro de todo ano é escolhida a cor do ano. 

Azul Cerúleo

A escolha da cor do ano é feita com base em pesquisas realizadas pela Pantone Color Institute, feitas para entender as emoções culturais da época. Aí entram questões da psicologia das cores. Além dos profundos estudos sobre as futuras tendências para as próximas temporadas, é geralmente escolhido tons que traduzem bem os conflitos e vitórias da época que estamos vivendo buscando um equilíbrio em meio a tudo. 

Em 2016, duas cores foram escolhidas pela primeira vez desde o início disso, o Serenity (um azul bebê) e o Rose Quartz (um rosa bebê), para amenizar a atmosfera de tensão e violência do mundo, a combinação dessas duas cores traz uma sensação de segurança e equilíbrio que são muito agradáveis para o nosso cérebro. 

No ano de 2019 a cor escolhida foi o PANTONE Living Coral 16-1546, um tom de coral selecionado por ser uma cor divertida, inspirando alegria e otimismo. Segundo Leatrice Eiseman, diretora da executiva do Pantone Color Institute, esta cor exemplifica uma analogia sobre a vida moderna: a relação entre o que vivemos dentro e fora do ambiente digital.

cor do ano 2019

Cor Pantone 2022

A cor escolhida para o ano de 2022 foi a PANTONE 17-3938 Very Peri, é uma cor azulada com toques de violeta, fazendo esse lindo tom de lilás, esta cor teoricamente traduz o momento atual do mundo (é claro, a Pantone não conseguiria prever os acontecimentos atuais do mundo), mas falava sobre a transição que estamos passando com o retorno real as ruas e a vida normal, nossas noções e padrões estão em mudança. 

Segundo a Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone Color Institute, a cor do ano Very Peri ao mesmo tempo que abraça as características do azul como um tom confiante, mas também se mistura com um tom mais alegre e positivo do violeta. 

E Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute disse: “Enquanto a sociedade continua reconhecendo a cor como uma forma de expressar e afetar ideias e emoções, a complexidade deste novo tom de azul com infusão de violeta destaca as possibilidades expansivas que estão diante de nós”.

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Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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