Se você possui um negócio que busca solucionar as necessidades das pessoas através da venda de produtos ou serviços deve conhecer bem os termos preço e valor, e saber que, apesar de parecerem sinônimos, são palavras com significados distintos.
Ma se tratando aumentar o sucesso da sua marca, o que é mais importante? Ter preço competitivo ou ter valor? Vamos desvendar isso hoje.
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Preço x Valor
Primeiramente precisamos estar cientes da diferença entre preço e valor. Se tivesse que explicar isso em uma única frase, diria que preço é o quanto você paga por um produto/serviço e valor é o benefício que este lhe proporciona.
Vamos ser mais claros utilizando um exemplo prático. Você está navegando na internet e se depara com o anúncio do mais novo modelo de notebook lançado no mercado. caso você esteja interessado em adquirir um notebook novo você vai entrar no anúncio para saber mais, é neste momento que você vai se deparar com o preço, que é o montante de dinheiro que você deverá pagar a fim de comprar este equipamento.
E para te convencer a fazer a compra, o anúncio cai descrever todas as qualidades do produto, como um grande espaço de armazenamento, um processador de última geração, tela com resolução em 4K, etc. Esse é o valor de que estamos falando, os benefícios apresentados que atenderão as sua necessidades.
O que importa mais
Não basta apenas saber diferenciar preço de valor se você não entende o peso de cada um dentro do seu negócio. Você pode acreditar que basta ter um preço menor que o da concorrência que seus produtos automaticamente irão vender melhor, mas se fosse apenas por isso então como marcas de luxo conseguiriam esgotar seus estoques, já que cobram um valor tão elevado?
Pense dessa forma: Você é um vendedor de água no deserto. Num determinado momento uma pessoa com muito dinheiro se aproxima de você e pode-se perceber que ela está com muita sede. Será que esse indivíduo relutaria em pagar qualquer valor que você pedisse por uma garrafa de água, mesmo sabendo que é exatamente isso que ele precisa para matar sua sede e que provavelmente não encontrará outra pessoa oferecendo a mesma coisa? Pois é.
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Agora, imagine que outra pessoa está se aproximando, mas ela não está com tanta sede quanto a primeira. Muito provavelmente ela não vai aceitar pagar um preço tão alto pois não sente que precisa beber água para não morrer de sede.
As pessoas não buscam apenas o melhor preço, elas querem um custo benefício elevado, algo que de fato supra suas necessidades. Do que adianta eu comprar uma câmera fotográfica mais barata, se as fotos que ela tira não possuem uma qualidade comparável às tiradas por câmeras mais caras. Ou comprar uma câmera de menor preço, que não grava vídeos, sendo que eu precisava dela justamente para gravar vídeos?
Então concluímos que, não é só por ter o preço mais em conta que os clientes vão optar pela sua solução ao invés da concorrência, mas o que o seu produto tem e os outros não. Pode ser status? Pode. Estética? Também. Consigo utilizá-lo de mais de uma forma? Ótimo! É eco-friendly? Melhor ainda! Ele pode ser usado por toda a família? Não tenho mais dúvidas, é o seu produto que vou comprar.
No mercado atual, onde novas marcas surgem todos os dias e lutam com negócios já estabelecidos por uma posição vantajosa, é imprescindível deixar claro o valor agregado que a sua solução oferece e, a partir disso, tratar de cobrar um preço que seja justo e competitivo.
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