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O que é Naming e qual a sua importância

Será que para criar uma boa identidade visual da sua empresa basta focar na logo e nada mais? Pode-se usar qualquer nome ou é necessário um processo naming para a marca?Para responder esse questionamento, precisamos primeiramente esclarecer o que é o processo de naming e qual a sua importância. Um dos primeiros passos a  ser […]

Será que para criar uma boa identidade visual da sua empresa basta focar na logo e nada mais? Pode-se usar qualquer nome ou é necessário um processo naming para a marca?Para responder esse questionamento, precisamos primeiramente esclarecer o que é o processo de naming e qual a sua importância.

Um dos primeiros passos a  ser dado quando você vai criar um negócio, um projeto, produto, grupo, etc. é dar um nome ao que você está fazendo, pois vai ser preciso futuramente toda vez que você ou outra pessoa vai precisar de uma palavra para se expressar quando for falar disso.

A importância do Naming para o seu negócio

Pensa em como seria se a Coca-Cola não tivesse um nome. Como é que você ia fazer para pedir o refrigerante em específico?

As empresas e marcas precisam ter nome assim como as pessoas. Não só para se identificarem e serem diferenciadas das outras, mas também porque um nome único e marcante conta muito para fazer uma marca tem uma posição de destaque no mercado.

Saiba mais em: 3 Maneiras para você se destacar entre seus concorrentes.

Pense nos nomes Apple, Nike, Facebook e Chevrolet. Só de citá-los você já deve ter se lembrado das respectivas empresas não é? Esse é o poder de um bom nome. 

“Ah beleza, então é só escolher qualquer nome e tá ótimo!” Eu não diria isso. Não é todo tipo de nome que cai bem para uma empresa, pois essa instituição precisa ser levada a sério.

Não seria nada agradável se as pessoas fizessem piada com o nome da sua marca não é? Ou que o seu negócio tivesse um nome que soasse ofensivo para um determinado grupo da população não é mesmo?

Por isso, quando você for escolher o nome da sua empresa, é interessante fazer um processo de naming.

O que é Naming

O processo de Naming consiste em reunir opções de nomes baseados em pesquisas de mercado, sessões de ideação e sugestões dos envolvidos, para escolher dentre elas a que melhor funcionará como nome da marca, ou seja, que mais se identifica com a visão e os valores dela.

Esse processo pode ser feito pelos próprios colaboradores da empresa ou então por uma agência contratada que seja especialista no assunto, como a Arconel Marketing e Design.

Tipos de Nomes

Como existem inúmeras empresas, obviamente existe uma enorme variedade de nomes que as diferenciam entre si. Esses nomes podem ser classificados dentro dos principais tipos que são:

Descritivos: Claramente pode-se deduzir que são nomes que explicam o que a marca/empresa faz, quais são seus principais produtos/serviços.

Associativos: Não são tão diretos quanto os descritivos, mas permitem que a pessoa deduza o que a marca é ou quais são os seus produtos/serviços.

Abstratos: Nomes que não surgem de uma palavra já existente.

Acrônimos: Palavra formada através da junção de letras ou sílabas, que se pronuncia como uma palavra só.

Siglas: Abreviação de nomes próprios ou palavras

Apelidos: Nome que expressa uma particularidade de alguma coisa ou de alguém.

Combinações: Nomes que pegam duas ou mais palavras e as juntam, cortando ou não alguma sílaba para melhorar a pronúncia.

Nossa parceira Cerumar, ajuda você a registrar o nome da sua empresa!

O que o nome deve transmitir

O nome da sua empresa funciona como uma carta de apresentação para o cliente, portanto, é necessário  que ele transmita de maneira eficiente estes 4 pontos:

– Visão;

– Âmbito;

– Posicionamento;

– Ideia central da marca (se tratando de um produto/empresa /serviço).

Quais aspectos devem ser considerados

Como vimos anteriormente o nome representa a ideia da marca e suas qualidades. Então, para transmitir essa mensagem sem gerar desentendimentos ou complicações, existem alguns aspectos que devem ser considerados na hora de escolher o nome:

– Ser um nome curto/ fácil de pronunciar / de escrever;

– Ser neutro a problemas de organizações/sociedade/cultura;

– Ser adequado ao que se pretende vender;

– Ser de fácil memorização;

– Ser lícito / permitido por lei;

– Estar disponível para registro/ sites / blogs;

– Ser pronunciado em outras línguas;

– Ter uma boa sonoridade;

– Emoção.

Leia também: Veja porque você deve investir no branding da sua empresa

Esse foi o resumo sobre o que é o processo de Naming, qual a sua importância para uma empresa/marca e quais os fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher o nome ideal.

O conteúdo de hoje é baseado em todos os anos de experiência da Arconel Marketing e Design na criação de nomes para a marca de seus clientes. Esperamos que este post tenha sido esclarecedor.

Até a próxima!

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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