Será que para criar uma boa identidade visual da sua empresa basta focar na logo e nada mais? Pode-se usar qualquer nome ou é necessário um processo naming para a marca?Para responder esse questionamento, precisamos primeiramente esclarecer o que é o processo de naming e qual a sua importância.
Um dos primeiros passos ao criar um negócio, projeto, produto ou grupo é escolher um nome. Você e outras pessoas vão usá-lo para se referir àquilo que está sendo criado, então ele precisa ser claro e representativo.
A importância do Naming para o seu negócio
Pensa em como seria se a Coca-Cola não tivesse um nome. Como é que você ia fazer para pedir o refrigerante em específico?
Empresas e marcas precisam de nomes, assim como as pessoas. Um nome ajuda a identificar e diferenciar cada negócio no mercado. Quando você escolhe um nome único e marcante, aumenta as chances de posicionar sua marca com destaque.
Saiba mais em: 3 Maneiras para você se destacar entre seus concorrentes.
Pense nos nomes Apple, Nike, Facebook e Chevrolet. Só de citá-los você já deve ter se lembrado das respectivas empresas não é? Esse é o poder de um bom nome.
“Ah beleza, então é só escolher qualquer nome e tá ótimo!” Eu não diria isso. Não é todo tipo de nome que cai bem para uma empresa, pois essa instituição precisa ser levada a sério.
Não seria nada agradável se as pessoas fizessem piada com o nome da sua marca não é? Ou que o seu negócio tivesse um nome que soasse ofensivo para um determinado grupo da população não é mesmo?
Por isso, quando você for escolher o nome da sua empresa, é interessante fazer um processo de naming.
O que é Naming
O processo de Naming consiste em reunir opções de nomes baseados em pesquisas de mercado, sessões de ideação e sugestões dos envolvidos, para escolher dentre elas a que melhor funcionará como nome da marca, ou seja, que mais se identifica com a visão e os valores dela.
Esse processo pode ser feito pelos próprios colaboradores da empresa ou então por uma agência contratada que seja especialista no assunto, como a Arconel Marketing e Design.
Tipos de Nomes
Como existem inúmeras empresas, obviamente existe uma enorme variedade de nomes que as diferenciam entre si. Esses nomes podem ser classificados dentro dos principais tipos que são:
Descritivos: Claramente pode-se deduzir que são nomes que explicam o que a marca/empresa faz, quais são seus principais produtos/serviços.
Associativos: Não são tão diretos quanto os descritivos, mas permitem que a pessoa deduza o que a marca é ou quais são os seus produtos/serviços.
Abstratos: Nomes que não surgem de uma palavra já existente.
Acrônimos: Palavra formada através da junção de letras ou sílabas, que se pronuncia como uma palavra só.
Siglas: Abreviação de nomes próprios ou palavras
Apelidos: Nome que expressa uma particularidade de alguma coisa ou de alguém.
Combinações: Nomes que pegam duas ou mais palavras e as juntam, cortando ou não alguma sílaba para melhorar a pronúncia.
Nossa parceira Cerumar, ajuda você a registrar o nome da sua empresa!
O que o nome deve transmitir
O nome da sua empresa funciona como uma carta de apresentação para o cliente, portanto, é necessário que ele transmita de maneira eficiente estes 4 pontos:
– Visão;
– Âmbito;
– Posicionamento;
– Ideia central da marca (se tratando de um produto/empresa /serviço).
Quais aspectos devem ser considerados
Como vimos anteriormente o nome representa a ideia da marca e suas qualidades. Então, para transmitir sua mensagem com clareza e evitar desentendimentos, você precisa considerar alguns aspectos ao escolher o nome ideal. Esses cuidados ajudam a garantir que o público compreenda o propósito da marca e se conecte com ela de forma natural.
-Prefira nomes curtos, fáceis de pronunciar e de escrever.
-Evite termos que possam gerar conflitos com organizações, questões sociais ou culturais.
-Certifique-se de que o nome esteja alinhado com o produto ou serviço que você oferece.
-Escolha algo que o público consiga memorizar com facilidade.
-Verifique se o nome é permitido por lei e está disponível para uso comercial.
– Estar disponível para registro/ sites / blogs;
– Ser pronunciado em outras línguas;
– Ter uma boa sonoridade;
– Emoção.
Leia também: Veja porque você deve investir no branding da sua empresa
Este foi o resumo sobre o processo de Naming, sua importância para empresas e marcas, e os principais fatores que você deve considerar ao escolher um nome ideal.
A Arconel Marketing e Design reuniu esse conteúdo com base em sua experiência ao longo dos anos, criando nomes estratégicos para diversas marcas. Esperamos que este post tenha esclarecido suas dúvidas e contribuído para suas decisões.
Até a próxima!