As animações, sejam elas longa metragens ou séries com vários episódios, costumam agradar público de todas as idades, classes e gênero. Seja por seu traço, conteúdo, ou outra característica muito importante, que é a COR.
Muitos personagens ficam marcados em nossa memória por conta de sua cor, que pode ser tanto a cor de pele, cabelo, olhos ou até mesmo da roupa que o mesmo utiliza. E isso acaba sendo muito utilizado no marketing das suas animações.
Se você ver a imagem de um balão vermelho, provavelmente se lembrará do palhaço Pennywise mesmo que não tenha visto o filme It a coisa. E caso você seja conhecedor das produções que estão em alta ultimamente, uma capa de chuva amarela lhe remeterá a série alemã Dark.
A cor tem um papel fundamental no reconhecimento e popularização de personagens e de produções animadas. E o conhecimento desse tipo de influência pode te ajudar a tornar a sua marca única e reconhecida no mercado. Como? Continue lendo para descobrir.
Os Simpsons e a cor amarela
Além do seu humor negro e de suas polêmicas “previsões” sobre acontecimentos futuros, uma das características mais lembradas pelo público é a cor de pele amarelada dos personagens. Esta é uma característica bastante peculiar, pois geralmente personagens humanos de séries animados são coloridos com cores mais próximas do real.
Então qual seria a motivação por trás dessa escolha? Bom, quando perguntado em entrevista, o criador da série revelou que a ideia de tornar os personagens amarelos tinha como intenção chamar a atenção de quem estivesse trocando de canal.
Como geralmente as pessoas passam pouco tempo vendo o conteúdo do programa antes de mudarem o canal, seria preciso algo que deixasse as pessoas intrigadas. Nesse caso, quem colocasse na FOX e visse os Simpsons pensaria “nossa, o que são esses personagens de pele amarela” e acabariam se interessando por assistir o programa completo. Bem, pelo enorme sucesso que o desenho fez ao longo do anos, pode-se concluir que esta estratégia deu realmente certo.
Shrek e a cor verde
Se eu te pedir para pensar em um famoso ogro verde dos filmes de contos de fadas, que vive num pântano, é casado com uma princesa e seu melhor amigo é um burro falante, qual nome vem a sua mente? Isso mesmo, o Shrek.
Mas sabe o que é interessante, eu não precisaria ter explicado onde ele vive, com quem é casado, quem são os seus amigos e nem a que tipo de filme ele pertence para você acertar. Simplesmente por ter dito que ele era um ogro verde você já saberia a quem eu me referia.
O ogro nada assustador das animações da DreamWorks se tornou uma das figuras mais conhecidas no cinema, tanto pelo seu carisma quanto pela sua fisionomia única. E claro que quando falamos de sua fisionomia, é praticamente impossível não mencionar o seu tom de verde tão característico.
O fascínio dos fãs pela cor verde do Shrek deu origem a algumas teorias do porquê ele teria essa coloração, sendo que uma delas inclusive foi tema de pesquisas acadêmicas e de um artigo publicado no site americano Necsus.
As 3 principais teorias que explicariam o porquê da pele esverdeada são:
- A analogia do verde da pele do ogro que traria repulsa as outras criaturas do filme com o verde dos vegetais como brócolis, couve e espinafre que as crianças costumam recusar-se a comer;
- Como Shrek é uma criatura que vive em um pântano, sua pele verde o permitiria se camuflar entre os musgos e limos, seja para fugir de ameaças ou surpreender suas presas;
- A última teoria é de que o ogro verde seria uma analogia às minorias raciais, como negros por exemplo, que são tidos como ”perigosos” e “assustadores” por causa de suas características. Ou seja, essa seria a forma que os idealizadores da animação encontraram para abordar a questão do racismo dentro do filme.
Se você concorda ou discorda de alguma das teorias acima tudo bem, mas não dá para negar o quanto a cor verde de Shrek está marcada no imaginário do público, afinal de contas, ninguém ficaria inventando teoria e explicações sobre algo que não o interesse não é mesmo.
Mônica e a cor vermelha
Quem é brasileiro em algum momento da vida teve contato com as criações do cartunista Maurício de Souza e muito provavelmente sabe quem é a sua personagem mais famosa. Sim, estou falando da Mônica, a garotinha de 6 anos que anda pelo bairro do Limoeiro com seu coelhinho de pelúcia.
Ela é a protagonista da série de quadrinhos mais conhecida no país está sempre usando um vestido vermelho que se tornou sua marca registrada, tanto que todos os seus produtos e peças publicitárias contam com a cor vermelha.
Esse também é um exemplo de personagem que pode ser facilmente identificado graças à cor que utiliza. Claro que eventualmente ela já apareceu utilizando outras cores, mas nenhuma ficou tão marcada na memória do público quanto o vermelho.
O azul do cabelo de Coraline
Agora, ao invés de eu lhe dizer as características de um determinado personagem para que você tente adivinhar de quem eu estou falando, vamos fazer o caminho contrário. Tente pensar na personagem Coraline do filme homônimo, e me diga: qual a cor dos seus cabelos? E de seus olhos? Que roupas ela costuma utilizar?
Talvez você não se lembre de todas essas características, mas pelo menos você deve saber que a protagonista da animação em stop-motion tem cabelos azuis. Acertei, né? E quer saber uma curiosidade? Na história original, publicada em livro, Coraline na verdade tinha cabelos castanhos.
A adaptação da aparência física da personagem para as telas sem dúvida a deixou mais interessante e memorável do que se os produtores tivessem decidido manter a cor original, pois garotinhas de cabelos castanhos nós vemos em todo lugar, mas e quanto aquelas com madeixas azul-escuro?
Como a cor pode influenciar no reconhecimento da sua marca
Acabamos de ver como uma escolha inteligente de cores pode tornar tanto um único personagem como uma obra inteira de animação memorável, mas agora vamos ver como esse mesmo conceito é aplicado na criação da identidade visual de uma empresa, com o intuito de torná-la única no mercado.
Uma das formas mais simples e efetivas do seu negócio se diferenciar dos concorrentes para o seu público alvo é através da sua paleta de cores. Por exemplo, se você trabalha no ramo advocatício, em que as marcas costumam utilizar preto, dourado, prateado ou tons de vermelho, você pode se diferenciar utilizando cores como azul, verde e roxo e dessa forma, captar a atenção daquele cliente que está comparando as diversas opções.
Por exemplo, a startup NuBank que além de todos um posicionamento e oferta de serviço diferenciado, conseguiu se destacar no mercado utilizando a cor roxa, ao invés dos tradicionais vermelho, azul, verde e amarelo.
Não só ter uma cor diferenciada, também é importante que você trabalhe ela no marketing da sua empresa, para que assim as pessoas consigam associar aquela cor a sua empresa. Acha que isso não dá certo? Então me diz como a Coca Cola consegue fazer um anúncio utilizando nada mais do que um banner com a cor vermelha e como ao ver uma propaganda onde aparece vários elementos laranjas você consegue identificar que é do Banco Itaú? Fica aqui a reflexão.
Depois de ler esse post, você com certeza verá as cores utilizadas pelas marcas de uma maneira diferente. Até a próxima!