Sabemos quão desafiador é investir e se manter no mercado atualmente, principalmente para as micro e pequenas empresas. Seja por questões financeiras ou pelo dia a dia corrido dos empresários, muitos decidem não dar tanta atenção para o marketing da empresa.
Ou em alguns casos fazem de forma equivocada.
Isso é um grande erro pois marketing e vendas estão intimamente ligados. Se uma empresa não possui receita, é impossível mantê-la funcionando! Então estamos trazendo este artigo com o objetivo de orientar sobre como investir em marketing de uma forma que aumente suas vendas sem gastar muito do seu orçamento.
Vamos às dicas:
PRONAMPE
Em primeiro lugar, uma super dica é o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE), um programa governamental que foi criado em maio de 2020 para ajudá-las com o objetivo de evitar demissões e problemas com fornecedores. Ele empresta dinheiro a taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento mais longos.
É usado principalmente para desenvolver e promover pequenos negócios. As empresas podem usar os recursos obtidos para: salário dos funcionários, pagamento de contas como água, luz, aluguel, etc. Mas o principal, você pode usar esse crédito para realizar ações de Marketing e digitalização da empresa como: construção de site, anúncios nas redes sociais e diversas estratégias.
SEBRAE
Outro programa que pode ajudar sua empresa a se consolidar no mercado é o Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Eles atuam com o objetivo de fortalecer instituições que possuem faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. Através de conteúdos e consultorias que estimulam o empreendedorismo, as soluções desenvolvidas pelo Sebrae são voltadas para empreendedores que pretendem abrir seu primeiro negócio ou até mesmo para pequenas empresas já estabelecidas e que buscam um novo posicionamento de mercado.
Eles possuem um programa chamado Sebraetec, nesse portal você pode realizar projetos desde Identidades Visuais até Sites e anúncios! E o mais importante, eles dão a sua empresa um auxílio financeiro para investir no projeto. Por lá você é atendido por agências profissionais e credenciadas.
INVESTIR EM PROMOÇÕES E DATA COMEMORATIVAS
A terceira dica é fazer um bom planejamento antecipadamente para datas comemorativas, pois geralmente há uma grande aderência para acelerar as vendas em datas como por exemplo: Dia das mães, dias dos namorados, dia dos pais, dia do cliente, black week, Natal e ano novo, criar ações promocionais focadas na experiência e benefícios para o seu cliente.
Vamos abordar um exemplo de uma data comemorativa voltada ao segmento de saúde e uma ação que pode ser criada para gerar leads e vendas:
Dia do Oftalmologista: Óticas podem criar um evento online e presencial, com palestras e exercícios e cuidados para os olhos, descontos em óculos e lentes de grau para quem participar neste dia.
Dia do corretor de imóveis: Imobiliárias podem criar ações para vendas dos melhores imóveis, online e presencial. Descontos imperdíveis somente neste dia para todos que participarem e se cadastrarem.
Agora não existe mais desculpas, chega de perder dinheiro por não querer investir no marketing da sua empresa, conte com nosso time de criativos para te ajudar, entre em contato conosco e solicite um diagnóstico sem custo.