O marketing de conteúdo vem ganhando cada vez mais força entre os gestores de empresas e as equipes de marketing, por conta da sua eficácia já comprovada. Porém, muitos não possuem o conhecimento necessário para tornar este conceito em realidade.
Se você se considera parte deste grupo, hoje é o seu dia de sorte! Neste post falaremos tudo o que é preciso saber sobre Marketing de Conteúdo e dicas para gerar resultados com essa estratégia.
Então vamos deixar a enrolação de lado e partir para o que interessa:
O que é Marketing de Conteúdo
Essa é uma estratégia cujos principais objetivos são o fortalecimento da relação da empresa com seus leads e aumentar a taxa de vendas mensais com maior ticket médio.
O planejamento das etapas ao longo da campanha é focado na atração e retenção de leads por meio da oferta de materiais ricos em informações relacionadas às necessidades deles, até chegar o momento de apresentar a sua solução em troca de um valor monetário.
Se todos os passos da estratégia de marketing de conteúdo forem seguidos de forma eficiente, a curto e médio prazo o resultado será a melhoria do seu tipo de público engajado, crescimento exponencial das oportunidades de vendas e consequentemente, maiores taxas de fechamento de negócio.
O ponto chave aqui é demonstrar aos clientes que a sua marca é autoridade no seu segmento de mercado e que os seus produtos ou serviços são as melhores opções para resolver os problemas deles.
![marketing de conteúdo para se destacar](https://arconel.com.br/wp-content/uploads/2022/09/autoridade-marketing-de-conteudo-1024x660.jpg)
Conteúdos que convertem
Um dos pontos fortes das estratégias de marketing de conteúdo são as inúmeras possibilidades de compartilhar os seus conhecimentos com o seu público alvo e engajá-los na proposta da sua marca.
Desde postagens para mídias sociais, textos no blog, vídeos em diversas plataformas e newsletters para fazer uma aproximação inicial, até e-books, infográficos e cursos para quem está nos estágios mais avançados dentro da jornada de compra.
![material rico](https://arconel.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Material-rico-1024x624.png)
E para garantir que o seu conteúdo esteja de acordo com as dúvidas e necessidades reais do seu cliente ideal, é interessante que você crie a persona do seu negócio e consulte este documento sempre que produzir seus materiais.
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Diferenças dos marketing de conteúdo para as práticas tradicionais
Talvez a maior dificuldade que as pessoas tenham para aderir ao marketing de conteúdo seja entender como ele se diferencia das práticas tradicionais utilizadas pelas empresas há tantos anos.
A primeira diferença que podemos apontar é o tipo de mídia utilizado. Ao invés de anúncios em jornais, revistas, panfletos, televisão e rádio, o foco está em disponibilizar os conteúdos em plataformas digitais, como redes sociais e sites.
Outra mudança significativa é que a empresa deixa de abordar toda e qualquer pessoa na tentativa de realizar a venda sem ter um relacionamento anterior com ela e passa a ser procurada pelos clientes que realmente enxergam valor nas suas propostas.
Planejamento é a chave
Vale ressaltar que tudo isso só é possível mediante a elaboração de uma jornada de compra para o cliente, pautada em uma persona do negócio já existente e a utilização de um funil de vendas.
Dessa forma, o marketing de conteúdo estará sempre alinhado com as expectativas de vendas e proporcionará resultados mais satisfatórios.
Nunca deixe de analisar o desempenho de suas campanhas e implementar melhorias para possíveis gargalos.
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