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Email marketing: como criar campanhas eficientes para nutrir leads e aumentar as vendas

É essencial criar campanhas eficientes para atrair mais visitantes, e assim iniciar os primeiros passos do funil de vendas do marketing digital. As campanhas servem justamente para nutrir os seus Leads, e ainda aumentar as vendas. Mas manter os seus Leads com conteúdos, pode não ser uma tarefa fácil, já que precisam ser bem pensados […]

É essencial criar campanhas eficientes para atrair mais visitantes, e assim iniciar os primeiros passos do funil de vendas do marketing digital. As campanhas servem justamente para nutrir os seus Leads, e ainda aumentar as vendas. Mas manter os seus Leads com conteúdos, pode não ser uma tarefa fácil, já que precisam ser bem pensados e elaborados de forma constante.

Primeiro, precisamos compreender a importância das campanhas para o seu negócio, e como elas irão alimentar os seus Leads de forma que eles venham a ser clientes e se mantenham fiéis à escolha.

CAMPANHAS BEM ELABORADAS:

alguma vez você já se deparou com uma campanha ou promoção de algo, mas não percebeu imediatamente do que se tratava?

Isso pode ocorrer porque provavelmente a campanha não estava bem detalhada, ou então não condizia com a sua realidade.

É justamente isso que faz com que seus leads e visitantes não optem por continuar consumindo dos seus conteúdos, ou aprimorando o nível de contato entre vocês, consequentemente, não chegando a ser um potencial cliente.

Muitas vezes, a falta de identificação com o conteúdo produzido atrapalha no processo de aumento da relação entre cliente e empresa, e vice-versa, pois quando o cliente não se identifica já no primeiro momento com o conteúdo ou produto oferecido, dificilmente irá buscar mais informações. Isso acaba fazendo com que não haja números maiores de potenciais clientes, ou até mesmo a procura pelo seu serviço.

Portanto, é necessário dar atenção às campanhas e ao que seus Leads e potenciais clientes necessitam para serem “convertidos” a consumidores do seu negócio.

NUTRINDO LEADS COM O CONTEÚDO CERTO:

Preste atenção aos conteúdos que seu público costuma consumir no dia a dia, e assim analise formas de criar novos materiais inteligentes a fim de educá-los e mantê-los constantes no contato com você e com o que você oferece. Sejam ebooks, vídeos, artigos ou mesmo gráficos informativos, independente do que será criado para gerar e nutrir Leads, é necessário que esteja de acordo com a realidade deles e o que procuram.

Agora, vamos a algumas dicas de como as campanhas de forma bem feita podem contribuir para manter e atrair mais Leads e visitantes.

REDES DE COMUNICAÇÃO:

Não hesite em utilizar os canais de comunicação para manter contato com os seus clientes e avaliar os indicadores de resultados através destes canais. As redes sociais são grandes aliadas para esse contato mais próximo e para aumentar a possibilidade de interação de quem está do outro lado consumindo o seu conteúdo.

O email marketing também é uma ferramenta importante para este contato, pois ele é dedicado especialmente para sempre estar de forma mais próxima dos seus Leads, enviando novos conteúdos em primeira mão e recebendo feedbacks.

APRENDA COM OS ERROS:

Observe as campanhas já feitas e especialmente aquelas que não trouxeram grandes resultados. O que elas possuem, ou não possuem que fizeram com que você não alcançasse o objetivo de cliques ou vendas esperadas?

Mesmo que seja um erro pequeno, é importante revisar e perceber as chances de produzir algo mais eficaz. E também avaliar o fato de que algumas estratégias já feitas anteriormente, podem hoje já não serem tão eficazes.

ESTRATÉGIAS:

Outra questão para se observar são as estratégias, como citado anteriormente. Elas estão classificadas como estratégias eficientes? Estão de acordo com o mercado o qual você faz parte? Elas já fizeram efeito com algum de seus conteúdos? É necessário olhar para todos esses indicadores.

E é importante ter consciência de que o mercado, principalmente o mercado digital muda e está em constante evolução com suas técnicas e estratégias, então se mantenha atualizado(a) sobre as novidades do mercado!

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Veja também: O poder do conteúdo: Marketing de conteúdo para engajar clientes

NOVAS POSSIBILIDADES:

Esteja com a mente aberta para as novas possibilidades que possam aparecer na criação de uma campanha, além de isso conectar ainda mais você com seus Leads, que certamente estarão em um mesmo nível de conhecimento que você em relação às novidades, a avaliação externa sobre o seu negócio terá mais chances de ser positiva, já que você mostra estar bem informado(a) sobre as novidades do mundo do marketing digital e mostrando ser acessível quando se trata de novas ideias, sendo flexível com as diversas situações.

De fato, as campanhas possuem grande importância quando se trata de nutrir Leads e mantê-los utilizando o seu conteúdo. Não esqueça também, de que é necessário que haja um equilíbrio entre os cliques em seu site, e nas vendas, pois é possível que você tenha inúmeras visitas e acessos em seus conteúdos, mas se isso não estiver gerando vendas e conversão de clientes, pode haver algo de errado. 

Para finalizar, é importante pensar em novas possibilidades, como procurar uma agência de marketing, pois com este apoio você poderá crescer ainda mais no mercado e desenvolver novas habilidades para o seu negócio.

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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