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Como trazer de volta os leads desengajados do seu negócio

O relacionamento com os leads da sua base é importante para que a sua estratégia de marketing realmente funcione. Então bora trazer de volta os leads desengajados! Mas não precisa se desesperar, essa é uma tarefa até que fácil. Existem inúmeras ações que você pode utilizar para engajar essa parcela do seu público. Para saber […]

O relacionamento com os leads da sua base é importante para que a sua estratégia de marketing realmente funcione. Então bora trazer de volta os leads desengajados!

Mas não precisa se desesperar, essa é uma tarefa até que fácil. Existem inúmeras ações que você pode utilizar para engajar essa parcela do seu público. Para saber quais são, continue lendo este post.

Identifique o estágio de conversão dos seus leads

Como trazer de volta os leads desengajados do seu negócio

Para saber qual é a melhor forma de abordar os seus leads desengajados, você precisa primeiro saber em qual estágio do funil de vendas eles estavam antes de perderem a frequência de contato.

Assim, você não corre o risco de enviar a mensagem errada para a pessoa e acabar se tornando um incômodo, além de passar para os leads a ideia de que a sua empresa realmente entende as necessidades deles e adequa sua forma de atendimento para garantir a satisfação.

Isso pode fazer com que aquele lead que não demonstra tanto interesse mude de opinião e voltar a interagir com você até, quem sabe, fechar uma compra.

Para atingir este objetivo, recomendo que você pegue toda a sua base e crie uma segmentação com os leads desengajados. Então, confira quando e como foi o último contato com cada um.

Assim você entenderá o que não funcionou e poderá tentar uma nova abordagem, de acordo com o nível de qualificação do lead em questão.

Use ferramentas digitais para otimizar a gestão dos leads desengajados

Dependendo do tamanho da sua base de leads, pode ser impraticável se comunicar com cada um deles de forma manual. É por este mesmo motivo que foram desenvolvidas ferramentas que automatizam respostas para perguntas frequentes, agendamento de postagens e disparos de e-mails, por exemplo.

Ferramenta de automação

Com um bom planejamento, você será capaz de retornar o contato de todos os seus clientes de forma rápida, sem deixá-los esperando dias ou semanas, assim evitando que eles caiam na lista de leads desengajados.

Empresas que respondem o mais rápido possível e não deixam a bola cair depois são as que têm menos problemas com o desengajamento do público. Dois aplicativos que funcionam perfeitamente bem para este propósito são o RD Station Marketing e o Whatsapp Business – sobre os quais já falamos aqui no blog.

Peça feedback para seus leads

Outra forma de recuperar leads desengajados é pedindo o feedback da sua base. Por exemplo, compartilhando um formulário para que eles possam registrar suas respostas como devolutivas.

E quando você tiver essas informações em mãos, será possível reformular a sua estratégia não só para atrair novos clientes, mas também para conquistar os leads antigos que estão desinteressados novamente.

Isso funciona porque o seu lead terá a chance de expressar a opinião dele a respeito do seu negócio e também se sentirá valorizado. Então, quando ele precisar de algum produto ou serviço, as chances de ele recorrer a você serão consideravelmente maiores.

E você, como lida com os seus leads desengajados?

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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