Para ser capaz de dizer que o seu negócio faz sucesso não adianta simplesmente vender para o maior número de clientes possível, mas sim saber como atrair e conquistar o cliente certo para o seu tipo de negócio.
Não que seja ruim fechar vendas com muitos clientes, mas às vezes, essas numerosas vendas geram lucros pequenos, que a longo prazo se mostram pouco eficientes para manter a sua empresa de pé.
Ou então esses clientes acabam não criando um laço com a empresa e não voltam a consumir seus produtos/serviços novamente no futuro, porque acabaram achando uma solução mais barata ou que tenha mais a ver com eles.
Leia também: O que realmente Importa: PREÇO ou VALOR?
Existe uma infinidade de empresas no mercado oferecendo produtos e serviços muito semelhantes entre si, porém, o tipo de cliente que consome esses produtos varia.
Por exemplo, existem pessoas que adoram tomar coca cola e outras que preferem outros refrigerantes, como pepsi, guaraná, etc. Tentar vender coca cola para esses últimos vai ser muito difícil, porque não é isso que eles querem.
Então, antes de botar suas ações de marketing e vender mais para quem realmente quer comprar, você precisa saber qual tipo de cliente é o certo para o seu negócio!
Reconhecendo o cliente certo
Mas o que seria um cliente certo para o seu negócio? Na nossa visão, é aquele que se encaixa totalmente — ou tem muitas semelhanças — com a persona da sua empresa. (Aliás, já explicamos o que é persona neste post.)
Esse cliente tem necessidades que sua solução atende com mais precisão. Após a compra, ele tende a se tornar fiel à marca e volta a adquirir seus produtos ou serviços. Isso cria uma relação de troca recorrente.
Esse perfil é o ideal porque engaja com suas ações de marketing. Ele se identifica com o conteúdo que você produz e entrega.
Esse sentimento de identificação facilita a entrada e evolução no funil de vendas. Quando chega ao fundo do funil, há mais chances de ele fechar a compra com sua marca — em vez de buscar a concorrência.
Por isso é tão importante que sua estratégia de marketing seja planejada e executada visando atingir a esses potenciais clientes. E fazer isso é uma tarefa fácil, continue lendo porque vamos te dar dicas para conquistar os clientes certos para o seu negócio!
Conquistando o cliente certo
Em primeiro lugar, para conseguir guiar sua estratégia de marketing para que ela atinja as pessoas certas, é necessário que você e a sua equipe montem o perfil da persona(s) da sua empresa, aquele cliente traz mais dinheiro para o seu negócio.
Conheça o Gerador de Persona da Rockcontent e da RD
Tendo definido qual é a sua persona, fica mais fácil se comunicar com o público que mais se encaixa nos padrões estabelecidos como ideais, pois você passa a ter a noção que quais são as reais necessidades dele e como oferecer as soluções da sua empresa da maneira mais atrativa possível para ele.
Agora é o momento de criar a jornada de compra da sua persona. Ela irá servir como guia para a definição de quais conteúdos criar, em qual formato criar – por exemplo se será um texto ou um vídeo – em quais plataformas veicular – Facebook, Instagram ou o seu próprio site institucional -, qual será a oferta isca para atrair os visitantes e convertê-los em leads e como fazê-los avançar etapas no funil de vendas.
Saiba mais em: Jornada de Compra: O que é e como ela influencia sua empresa
Com o funil de vendas criado, você já pode colocar suas ações em prática. Comece com anúncios e divulgação de conteúdo para engajar leads. Transforme os mais promissores em oportunidades e encaminhe-os ao time de vendas, que finalizará o trabalho.
Talvez sua estratégia não traga os melhores resultados logo de início. Encare isso como uma chance de aprendizado. Analise os pontos fracos da campanha anterior e corrija nas próximas. Assim, você entende melhor o seu cliente ideal e como ele reage às suas interações.
Com o tempo, mais clientes com o perfil certo começarão a chegar até sua marca. Isso se refletirá nos lucros. Esse é o resultado de uma estratégia de marketing bem estruturada e alinhada à persona da sua empresa.
Conclusão
Fica difícil melhorar os resultados do seu negócio se você está tentando apenas vender para o maior número de pessoas possível. É preciso focar seus esforços para atrair o público mais parecido com o seu perfil de cliente ideal, a persona, pois são eles que irão converter em leads e, se avançarem todas as etapas do funil de vendas, fecharem a compra da sua solução.
Pode parecer um processo complicado e que exige a revisão de toda a sua estratégia, desde o marketing, ao relacionamento com o cliente até chegar ao momento da compra. Mas é um esforço que valerá a pena no final quando você receber os dados de ROI (retorno sobre investimento) da sua empresa.