Automação de vendas: Porque você deveria adotar essa estratégia para o seu negócio

O setor comercial é uma das bases que sustentam um negócio, pois para mantê-lo vivo, é necessário trazer dinheiro para dentro. E por ter tamanha importância, sempre que possível deve ser melhorado, tanto por capacitação dos colaboradores quanto por investimento em estratégias mais eficientes, como por exemplo Automação de Vendas.

Esse processo se assemelha a Automação de Marketing – que já abordamos anteriormente aqui no blog – e da mesma forma, sua utilização pode ajudar a sua empresa a crescer dentro do seu segmento.

Então, para lhe deixar a par de como funciona uma Automação de Vendas e vantagens dessa prática para negócios como o seu, trouxemos esse texto. Continue a leitura para não perder nada!

O que é a Automação de Vendas

Trata-se da programação de e-mails e conteúdos a serem disparados para um cliente ou base e também a criação de um cronograma de tarefas futuras como reuniões ou contatos com o cliente, antes de considerá-lo uma oportunidade real de venda.

E-mail para automação de vendas

Ou seja, é uma forma de tornar a tarefa de relacionamento com o cliente mais prática e eficiente, para que você ou a sua equipe qualifiquem os leads mais engajados e os transformem em oportunidades.  

Porém, vale lembrar que que a Automação de vendas não é um substituto e sim, um complemento às abordagens humanizadas, por meio das ferramentas digitais, sejam elas planilhas de excel, sites para agendamento de posts, programação de disparos de e-mail ou então, algo que agregue todas essas funcionalidades, como o RD Station.

A Automação de Vendas pode ser operada pelos gestores de uma empresa quanto pela equipe ou os responsáveis pelo setor de vendas e marketing interno ou terceirizado, já que é uma ferramenta que agrega e analisa as ações de todos esses setores.

Como funciona a Automação de Vendas

Quando você quer aplicar o processo de Automação de Vendas no seu negócio, o primeiro passo é a escolha da ferramenta na qual serão programados os disparos. Existem diversas opções disponíveis no mercado, como por exemplo o RD Station.

Tendo a ferramenta, um cronograma de ações para atrair, converter e qualificar seu público e uma base de leads com a qual você possa trabalhar, então pode-se dar início a automação.

Dentro da ferramenta, você agenda os posts de atração escolhendo as plataformas nas quais eles serão vinculados, a data e o horário de publicação e até mesmo escrever o texto. Assim, depois que esses conteúdos forem publicados, você terá os dados de acesso e interação para analisar o sucesso da sua estratégia.

Processo de automação de vendas

Também é possível criar páginas de conversão, pop-ups e botão de whatsapp para o seu site. Como essas ferramentas já são integradas ao gestor da sua automação, todos os leads que converterem nelas entrarão automaticamente para a sua base de contatos que poderão receber e-mails e posteriormente, depois de passarem pela qualificação, serem abordados pessoalmente pelos vendedores.

Os e-mails, assim como os posts, podem ser agendados para uma data específica ou então adicionados  a uma sequência automatizada que será enviada para a pessoa à medida que ela interage com os materiais ricos e conteúdos da sua empresa. 

A diferença é que o conteúdo dos e-mails costuma ser mais personalizado já que será lido por cada lead individualmente e no corpo do texto, além de imagens, podem ser adicionados links e CTA ‘s para outras páginas que sejam do seu interesse.

Quais vantagens você pode agregar a sua empresa

Caso você ainda tenha dúvidas se deve ou não trabalhar uma Automação de Vendas dentro do seu negócio, neste tópico iremos apresentar os benefícios dessa estratégia:

  • Redução do tempo e custo investidos no ciclo de vendas, assim, a rentabilidade será maior;
  • Organização da sua base de leads em um local seguro e de fácil acesso às informações para todos os colaboradores;
  • Atendimento personalizado de acordo com o comportamento e necessidades de cada cliente;
  • Tempo de resposta mais rápido, diminuindo a chance de perder o cliente pela falta de contato;
  • Relatórios que podem ser obtidos para a análise do sucesso da sua empresa durante um determinado período.

Essas são as nossas considerações sobre a Automação de Vendas e seus benefícios para qualquer tipo de negócio. O que você achou? Já pensou em trabalhar com esse tipo de estratégia?