Há quem diga que com a popularização das redes sociais e de aplicativos como Whatsapp para se trocar mensagens, fotos e outros tipos de arquivos, o E-mail estaria fadado a acabar. Inclusive as estratégias de marketing e alimentação de clientes seriam voltadas totalmente para essas novas mídias. Porém, não é realmente isso que está acontecendo. Todos os dias milhões de pessoas entram em suas contas do Facebook, Instagram ou até mesmo Twitter, verificando o que há de novidade, expondo opiniões, se relacionando, etc., mas cá entre nós, olhando do ponto de vista de um (possível) cliente, você acredita que para uma empresa fornecedora de algum tipo de produto/serviço, essas plataformas são o local ideal para alcançar e fidelizar seu público alvo? Talvez essa pergunta confunda você, pois as empresas fazem sim anúncios nessas redes para atrair possíveis compradores, então vamos reformular a questão. Quando você, interessado na proposta de alguma marca, clica no botão que te leva automaticamente para uma página de cadastro, além das informações básicas eles pedem o seu E-mail de contato ou o seu ID no Facebook?
Apesar das redes sociais terem se mostrado um eficiente meio de chamar a atenção das pessoas para o seu produto/serviço, elas são consideradas como um modo informal e que gera menos compromisso, por causa da enorme quantidade de informações bombardeadas a todo o momento. Em um segundo você consegue informar ao indivíduo sua mensagem, mas ele rapidamente perde o foco, pois você não é o único a tentar incentivá-lo a compra.
Já os e-mails são olhados um por um (caso não sejam SPAMS), todos os dias. Para visualizar seu conteúdo é preciso clicar no e-mail desejado, e feito isso todas as outras distrações desaparecem e a pessoa pode focar 100%, mesmo que por um curto período de tempo, no conteúdo que está lendo. Por isso é uma excelente ferramenta de marketing, usada para fomentar o relacionamento com as pessoas que foram atraídas pela sua empresa, sejam elas Leads ou não.
Seja uma promoção, e-mail sazonal ou newsletter, é importante que esse recurso seja nutrido constantemente, porém com o devido cuidado para não se tornar um incômodo para seus destinatários. Tendo esse cuidado certamente o esforço trará resultados satisfatórios.
E então, o que acha de aplicar o E-mail Marketing na sua estratégia de vendas? Nós explicaremos mais adiante como essa técnica funciona, fique ligado!
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