Sua empresa recebe muitos leads que não estão querendo comprar ainda? Veja como resolver

Uma das partes mais difíceis da estratégia de captação de leads é conseguir alcançar aquela parcela que está pronta para o momento da abordagem para fechar a venda. E como resolver esse impasse que parece tão grande? Se liga nas dicas que daremos agora: Tenha uma persona bem definida Para conseguir identificar os leads que […]

Uma das partes mais difíceis da estratégia de captação de leads é conseguir alcançar aquela parcela que está pronta para o momento da abordagem para fechar a venda. E como resolver esse impasse que parece tão grande?

Se liga nas dicas que daremos agora:

Tenha uma persona bem definida

Para conseguir identificar os leads que estão mais qualificados para a compra, é necessário que a sua marca tenha uma persona definida. Isso porque ela servirá de referência na hora de segmentar e separar os leads dentro do funil de vendas.

Quando você tiver separado cada um em sua devida categoria, será mais fácil saber como resolver a falta de qualificação deles.

como resolver - persona

Identifique em qual estágio do funil o seu lead está

Dentre os leads que caem na sua base, existem aqueles que podem ser considerados como topo, meio ou fundo de funil. E saber diferenciá-los é de extrema importância para garantir o sucesso da sua campanha de marketing.

Quem está no topo do funil ainda não está totalmente ciente de que possui um problema a ser resolvido. Já os leads do meio têm essa consciência, querem descobrir como resolver sua situação, porém ainda não estão dispostos a adquirir nenhum produto ou serviço.

Se você quiser vender logo, precisa encontrar os leads prontos para a venda, ou seja, aqueles que já estão no fundo do funil.

Lead Score

Não trabalha com um funil ou jornada de compra e não sabe como resolver a situação dos leads que não querem comprar? Aposte no Lead Score.

Essa é uma ferramenta bastante útil para identificar as reais oportunidades dentro da sua base de leads. Simplesmente crie um sistema de pontuação de acordo com a sua persona.

lead score

Por exemplo, se a sua persona fosse uma professora universitária que não sabe como resolver o problema de comunicação com seus alunos do curso EaD. Você poderia utilizar o seguinte sistema de pontos: 5 pontos se for professora, 7 pontos se trabalhar em uma universidade e 10 pontos se der aulas na modalidade à distância.

Assim, você e seus colaboradores saberão se vale a pena investir os esforços para tentar fechar a venda ou não.

Qualificando os leads

Por último, se você não tem leads prontos para a compra mas está tentando descobrir como resolver essa situação e gerar as vendas do mês, sugerimos então trabalhar na qualificação dos leads despreparados.

Utilize automações para enviar conteúdos mais aprofundados, apresentar melhor suas soluções e estreitar os laços com os clientes.

O e-mail é um excelente canal para essa tarefa, pois é um espaço mais privado no qual suas mensagens não sofrem com a interferência de atualizações, além de poder anexar arquivos e colocar botões de ação com links no corpo do texto.

As chances de conseguir converter leads desqualificados em oportunidades de venda aumentam significativamente graças a essa abordagem e ela pode ser utilizada mesmo quando você já tem leads qualificados, pois irá melhorar a sua base.

Então, sua base de leads possui mais oportunidades de venda agora?

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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