Marketing de conteúdo, veja tudo o que precisa ser feito para gerar resultados!

O marketing de conteúdo vem ganhando cada vez mais força entre os gestores de empresas e as equipes de marketing, por conta da sua eficácia já comprovada. Porém, muitos não possuem o conhecimento necessário para tornar este conceito em realidade. Se você se considera parte deste grupo, hoje é o seu dia de sorte! Neste […]

O marketing de conteúdo vem ganhando cada vez mais força entre os gestores de empresas e as equipes de marketing, por conta da sua eficácia já comprovada. Porém, muitos não possuem o conhecimento necessário para tornar este conceito em realidade.

Se você se considera parte deste grupo, hoje é o seu dia de sorte! Neste post falaremos tudo o que é preciso saber sobre Marketing de Conteúdo e dicas para gerar resultados com essa estratégia.

Então vamos deixar a enrolação de lado e partir para o que interessa:

 

O que é Marketing de Conteúdo

Essa é uma estratégia cujos principais objetivos são o fortalecimento da relação da empresa com seus leads e aumentar a taxa de vendas mensais com maior ticket médio.

O planejamento das etapas ao longo da campanha é focado na atração e retenção de leads por meio da oferta de materiais ricos em informações relacionadas às necessidades deles, até chegar o momento de apresentar a sua solução em troca de um valor monetário.

Se todos os passos da estratégia de marketing de conteúdo forem seguidos de forma eficiente, a curto e médio prazo o resultado será a melhoria do seu tipo de público engajado, crescimento exponencial das oportunidades de vendas e consequentemente, maiores taxas de fechamento de negócio.

O ponto chave aqui é demonstrar aos clientes que a sua marca é autoridade no seu segmento de mercado e que os seus produtos ou serviços são as melhores opções para resolver os problemas deles.

marketing de conteúdo para se destacar

Conteúdos que convertem

Um dos pontos fortes das estratégias de marketing de conteúdo são as inúmeras possibilidades de compartilhar os seus conhecimentos com o seu público alvo e engajá-los na proposta da sua marca.

Desde postagens para mídias sociais, textos no blog, vídeos em diversas plataformas e newsletters para fazer uma aproximação inicial, até e-books, infográficos e cursos para quem está nos estágios mais avançados dentro da jornada de compra.

material rico

E para garantir que o seu conteúdo esteja de acordo com as dúvidas e necessidades reais do seu cliente ideal, é interessante que você crie a persona do seu negócio e consulte este documento sempre que produzir seus materiais.

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Diferenças dos marketing de conteúdo para as práticas tradicionais

Talvez a maior dificuldade que as pessoas tenham para aderir ao marketing de conteúdo seja entender como ele se diferencia das práticas tradicionais utilizadas pelas empresas há tantos anos.

A primeira diferença que podemos apontar é o tipo de mídia utilizado. Ao invés de anúncios em jornais, revistas, panfletos, televisão e rádio, o foco está em disponibilizar os conteúdos em plataformas digitais, como redes sociais e sites.

Outra mudança significativa é que a empresa deixa de abordar toda e qualquer pessoa na tentativa de realizar a venda sem ter um relacionamento anterior com ela e passa a ser procurada pelos clientes que realmente enxergam valor nas suas propostas.

Planejamento é a chave

Vale ressaltar que tudo isso só é possível mediante a elaboração de uma jornada de compra para o cliente, pautada em uma persona do negócio já existente e a utilização de um funil de vendas.

Dessa forma, o marketing de conteúdo estará sempre alinhado com as expectativas de vendas e proporcionará resultados mais satisfatórios.

Nunca deixe de analisar o desempenho de suas campanhas e implementar melhorias para possíveis gargalos.

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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