O que é uma Landing Page?

O nome Landing Page vem do inglês e significa “página de aterrissagem”. Uma landing page no Marketing Digital é o primeiro espaço em que o seu possível cliente acessa ao entrar no site da sua empresa. Normalmente, pode ser a categoria do blog da empresa, de produtos no e-commerce da sua empresa, mas a landing […]

O nome Landing Page vem do inglês e significa “página de aterrissagem”. Uma landing page no Marketing Digital é o primeiro espaço em que o seu possível cliente acessa ao entrar no site da sua empresa. Normalmente, pode ser a categoria do blog da empresa, de produtos no e-commerce da sua empresa, mas a landing page costuma ser usada no contexto de mídias pagas. 

Por exemplo, quando você clica em um link de campanha de e-commerce ou um banner e acaba sendo redirecionado para uma página inteiramente dedicada a aquele anúncio. Você foi redirecionado para uma Landing Page, ou em português, uma página de entrada. 

Uma Landing Page, também conhecida como uma página de captura, que vai ter funcionalidades parecidas com as de um site, porém vai ser especialmente dedicada para algum assunto específico decidido pela empresa, tem como principal foco a conversão dos visitantes em leads, enquanto o site apenas apresenta conteúdos ao seu visitante sem ter como principal intenção a conversão.

 São páginas com poucos elementos, também conhecidas como mini-sites, costumam ter apenas um CTA (Call To Action) principal, que pode ser o anúncio de algum serviço disponibilizado pela empresa, pode ser o download de um e-book ou a assinatura de newsletter da empresa, gerando o que é chamado de conversão.

landing page

Qual a utilidade de uma Landing Page? 

Ao contrário de uma página inicial de um site, as landing pages são páginas criadas estrategicamente para despertar uma curiosidade no visitante, criar um desejo e fazê-lo ter interesse pela sua página, para que assim ele conversa qualquer um destes sentimentos me alguns tipo de conversão positiva para a sua empresa, seja ela de compra de algum produto, um download, um like, qualquer coisa. 

 Por exemplo, uma pessoa está procurando uma camiseta específica de uma banda específica, ela decide procurar para comprar pela internet, encontra um site mas não encontra a camiseta da banda desejada, e esse site além de não ter a camiseta desejada não recomenda nenhuma outra. Mas aí ele entra em outro site e mesmo não tendo a camiseta que ele procura, o site recomenda de outras bandas também, além de mostrar detalhes dos tecidos das camisetas e o processo de produção. 

Este tipo de atitude da marca facilita o processo de essa pessoa virar um cliente, e não somente um visitante, além de fazer a pessoa perceber que sua empresa se dedica minimamente em compartilhar o seu trabalho. 

Landing Pages geralmente são usadas para oferecer um formulário ao possível cliente, onde ele pode fazer um cadastro e assim receber mais notícias sobre a empresa e promoções, e até fazer por alí mesmo no processo de landing page. 

Uma landing page pode ser a porta de entrada para várias coisas como: um quiz, para baixar um e-book, ela serve para funções específicas diferente de um site que quando acessado te apresenta diversas informações, que muitas vezes podem até te deixar meio perdido dentro dele. 

Uma dica nossa aqui da Arconel para você que pretende criar uma landing page para a sua empresa é a RD Station, ao se cadastrar você tem direito a 7 dias totalmente grátis para utilizar a plataforma, após isso no plano mais barato fica por apenas R$19,00 nos primeiros meses.

Com a RD Station você consegue criar a sua primeira landing page da sua empresa, nele tem o construtor de landing page, uma ferramenta muito fácil para você utilizar.

Gostou deste conteúdo? Assine a Newsletter da Arconel e você vai ficar por dentro de muitas novidades que irão te ajudar no processo de marketing digital da sua empresa. 

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

Postagens relacionadas

Inbound Marketing na Prática: Atrair, Nutrir e Converter

Inbound Marketing na Prática: Atrair, Nutrir e Converter

Saiba como aplicar as etapas do Inbound Marketing em suas estratégias! Assim como no cultivo de plantas — mesmo que esse não seja o seu ramo — as etapas do Inbound Marketing seguem uma lógica semelhante: Para atrair leads relevantes para o seu negócio, é essencial...

A Importância dos Materiais de Apoio no Processo de Vendas

A Importância dos Materiais de Apoio no Processo de Vendas

Como acontece seu processo de vendas? Você já utiliza algum material de apoio ou conteúdo relevante para seus clientes? Neste texto, vamos destacar a importância de transmitir autoridade e conhecimento aos seus leads e clientes. Sabemos que a experiência de consumir o...

0 comentários