Manual da Marca: O que é e por que a sua marca deveria ter

Entre os documentos essenciais que uma empresa deveria ter, podemos acrescentar o Manual da Marca. Porém muitos empresários nem mesmo sabem o que é manual da marca e nem porque a sua marca deveria ter um. Geralmente as empresas buscam desenvolver apenas a sua marca, sem ter um documento que regularize a sua reprodução e […]

Entre os documentos essenciais que uma empresa deveria ter, podemos acrescentar o Manual da Marca. Porém muitos empresários nem mesmo sabem o que é manual da marca e nem porque a sua marca deveria ter um.

Geralmente as empresas buscam desenvolver apenas a sua marca, sem ter um documento que regularize a sua reprodução e utilização em diversas mídias, o que pode fazer com que a sua logo seja impressa na cor errada, ou na fonte errada, ou que fique deformada caso você precise aumentá-la ou diminuí-la.

Veja bem, você não é obrigado a ter um manual da marca do seu negócio, mas esse documento facilita a aplicação da sua identidade visual, além de estar sempre disponível para consulta quando você precisar.

Contudo, para que você decida se vale ou não ter um manual da sua marca, é preciso primeiramente entender o que é e como ele influencia a identidade visual do seu negócio.

O que é Manual da Marca 

Também conhecido como Brandbook, o Manual da Marca é um documento, que pode ser tanto em formato digital quanto impresso, que serve para comunicar a personalidade e os valores de uma marca, seja para seus clientes ou colaboradores. 

A designer e educadora Ellen Lupton descreve o manual da marca como “uma maneira de visualizar a personalidade e a história de vida de um produto, empresa ou organização. Um brandbook tem mais a ver com linguagem, atitudes e ideias do que com produtos.”

Além de comunicar a identidade visual, ele também serve como referência para a aplicação da logo, definindo quais os alinhamentos e adaptações são permitidos, quais as fontes utilizar e os códigos das cores em CMYK e RGB.

Seus principais objetivos são:

  • Apresentar a marca de uma forma clara e eficiente;
  • Mostrar a abrangência e a importância de vínculos entre a empresa e seus clientes;
  • Passar um melhor entendimento dos valores retratados na identidade visual do negócio;
  • Demonstrar a marca como identidade e transmitir a comunicação de sua empresa com seus consumidores.

Por que a sua marca deveria ter um

Como já foi dito anteriormente não é obrigatório que nenhuma empresa tenha um Manual da Marca próprio, porém, já falamos sobre como um Brandbook ajuda a comunicar os valores da sua marca e o modo como a sua empresa se relaciona com o público, mas essa não é a sua única vantagem.

Por exemplo, imagine que o seu negócio cresceu e você pretende abrir uma franquia em outra cidade. Ao dar esse passo você vai precisar identificar as lojas com placas além de fazer todo o marketing da sua empresa por lá.

Nesses casos se você não seguir uma lógica de aplicação da sua identidade visual, com as cores corretas, o formato certo da logo, sem nenhuma deformação e as diferenças de tamanhos entre o ícone e o texto que não devem ser diferentes da logo original.

A falta de uma referência pode resultar nesses erros, o que consequentemente deixará o seu público confuso em relação a sua identidade visual e o que você está tentando comunicar.

E uma empresa que não consegue comunicar seus valores não cria uma posição de mercado sólida.

Conclusão

O Manual da Marca serve tanto para comunicar a personalidade e os valores da sua marca como também para servir como referência para a aplicação da sua identidade visual em diferentes mídias, como cartões de visita, panfletos, placas, redes sociais, etc.

Ter ou não um manual vai da sua escolha, mas a sua ausência acarreta em algumas dificuldades em aplicar tanto a logo quanto a sua identidade visual.

Portanto, agora você já sabe o que é um manual da marca e por que a sua empresa deveria ter um próprio.

Para fazê-lo o mais recomendável é utilizar os serviços de uma agência especializada, assim como a gente. Nós temos anos de experiência da criação de marcas e Brandbooks.

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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