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7 sinais de que você não tem controle sobre o marketing da sua empresa

Administrar uma empresa seja ela grande média ou pequena e gerenciar suas estratégias de marketing podem ser um grande desafio para muitos donos, mas é de extrema importância que você saiba como a sua marca está sendo promovida e tenha o controle sobre as ações realizadas. Leia também: Que tal fazer a sua empresa crescer […]

Administrar uma empresa seja ela grande média ou pequena e gerenciar suas estratégias de marketing podem ser um grande desafio para muitos donos, mas é de extrema importância que você saiba como a sua marca está sendo promovida e tenha o controle sobre as ações realizadas.

Leia também: Que tal fazer a sua empresa crescer com o Marketing Digital?

Você pode pensar que não tem esse tipo de problema com o seu negócio, portanto continue lendo este post com os 7 sinais que indicam que há falta de controle sobre o marketing da sua empresa e tire suas próprias conclusões. Vamos lá?

Não sei quais as necessidades e urgências da minha empresa

Não adianta simplesmente impulsionar um anúncio dentro das redes sociais ou fazer uma promoção sem ter um objetivo definido. Para que qualquer ação feita com o intuito de divulgar o seu negócio no mercado é de extrema importância que defina quais os problemas precisam ser solucionados e quais as metas devem ser alcançadas.

Antes de iniciar o planejamento da estratégia de marketing, saiba como o seu produto/serviço se comporta no mercado, se o seu negócio consegue competir em pé de igualdade com a concorrência e quais são os seus pontos fortes e fracos.

Outro fator importante é a relação dos consumidores com a sua marca, mas isso será aprofundado no próximo tópico.

Desconheço o meu público

Esse é um erro muito grave cometido por muitos empresários, pois se você não entende o seu público, como vai conseguir convencê-los a comprar?

Uma dica é criar uma persona que tenha as principais características dos clientes que você almeja conquistar, como gênero, idade, ocupação, quais redes sociais utiliza, etc.Pode ser um único perfil ou mais, dependendo do que você achar melhor.

Saiba mais em: Você sabe a diferença entre Persona e Público Alvo?

Ter uma persona definida ajuda a orientar suas ações de marketing para o tipo de público que irá engajar com a sua marca e possivelmente fechar negócio, se você souber como alimentá-los até o momento da compra, é claro.

Não utilizo cronograma

Fica muito difícil botar suas idéias em práticas ser ter uma organização prévia, isso vale para o marketing também.

Não planejar prazos para concluir tarefas e a cadência das suas ações faz com que a sua aplicação seja feita de última hora, com pressa para entregar um conteúdo sem tido o cuidado de revisar e corrigir os prováveis erros.

Isso pode causar frustrações mais para frente e seus resultados com certeza serão abaixo do esperado. Portanto, definidos o objetivo e o público alvo da sua campanha, monte o cronograma das postagens para não se incomodar depois.

Atiro para todos os lados (não tem uma rede social específica)

É interessante veicular seu conteúdo em diversas plataformas, porém essa jogada pode ser prejudicial para o seu negócio. Deixe-me te dizer o porquê.

Se você investe determinada quantia para impulsionar um anúncio dentro do Facebook, mas o seu perfil de público ideal se encontra se encontra em outras plataformas, como por exemplo, o Instagram, será um notável desperdício de tempo, disposição e, principalmente, de dinheiro. Isso Vale também para anunciar em mais redes do que os seus clientes realmente utilizam.

Para garantir que a sua estratégia de certo, é imprescindível saber onde o seu público alvo está. Dessa forma fica garantido que eles serão alcançados pelas suas postagens e mais importante, que verão a sua marca.

Confira nosso post: Não dependa de outras plataformas

Não acompanho os resultados das minhas ações

Ok, você definiu seus objetivos, criou sua persona, montou um cronograma e veículos suas postagens com sucesso. Mas daí acabou esquecendo-se de verificar se houve algum resultado. Me diga, adiantou alguma coisa?

É muito importante acompanhar suas ações de perto, do contrário, como você irá saber se está havendo retorno sobre o seu investimento – o famoso ROI – e se há alguma falha na sua estratégia que precisa ser corrigido em ações futuras?

Então, já sabe, fique sempre de olho nas métricas e relatórios.

Não tenho profissionais capacitados cuidando do setor

Você não precisa ser nenhum expert em marketing ou publicidade para fazer uma boa divulgação do seu negócio, contando que essa responsabilidade seja delegada a alguém que seja realmente qualificado.

É possível optar por ter um setor de marketing dentro da sua empresa, com profissionais da área, ou, como nossos clientes fazem, terceirizar esse serviço contratando uma agência especializada, como a Arconel Marketing e Design.

O marketing da minha empresa não está integrado a nenhum setor.

Adianta ter um motor de carro que não trabalhe em conjunto com as demais partes do veículo? O mesmo vale para o marketing.

Criar a melhor estratégia que gera diversos leads para sua empresa sem qualificá-los e passar as melhores oportunidades para o setor de vendas fecharem negócio acaba não surtindo efeito nenhum para a sua empresa, pois não é gerada nenhuma receita e conseqüentemente, não faz a sua empresa crescer.

Para evitar essa situação, certifique-se de que os setores de marketing, relacionamento e vendas estejam totalmente alinhados e consigam por em prática a jornada de compra estabelecida.

Se você chegou até o final, deve ter identificado algum desses problemas no Marketing da sua empresa não é mesmo? Mas, agora que está mais informado, você poderá buscar a melhor solução para a sua empresa!

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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