Existem marcas que dificilmente são reconhecidas ou lembradas pelo público, enquanto outras precisam apenas de seu ícone, cor, ou algum outro pequeno detalhe para que todos saibam de qual empresa se trata.
Incrível, não é? Será que é possível atingir este mesmo patamar, sendo um negócio de pequeno ou médio porte?
A resposta é sim, sua marca é capaz de se destacar no mercado utilizando essa estratégia que já é bem conhecida pelas gigantes. Veja só do que se trata:
Repetição das marcas no dia a dia
A repetição de uma determinada frase, imagem ou ideia diversas vezes tem grande utilidade para quem quer memorizar tais informações, seja por real necessidade delas ou apenas por curiosidade mesmo.
E a grande sacada que as equipes de marketing por trás das marcas de maior sucesso atualmente tiveram é que quanto mais elas aparecem para as pessoas durante o decorrer do dia, certamente maiores são as chances de serem lembradas na hora da compra.
Em outras palavras, através da constância, as marcas ficam gravadas no subconsciente do indivíduo. Consequentemente, na hora que ele for escolher dentre as opções disponíveis, a decisão será imediata.
Cases de sucesso
Podemos citar vários exemplos de marcas famosas que cresceram graças a essa estratégia de posicionamento.
A essa altura, todo mundo já conhece a Samsung. A fabricante de eletrônicos coreana anuncia seus produtos nos mais diversos canais de mídias online e offline – revistas, outdoors, televisão, sites, etc.
Outro que podemos destacar é a franquia de cosméticos e perfumaria O Boticário. Dificilmente, um brasileiro não tenha visto um frasco, embalagem, sacola ou cartaz que contenha a identidade visual da marca.
Por último, mas nem por isso menos importante, temos a marca Cotonetes, produzido pela Johnson & Johnson. Seu impacto no mercado é tão grande que o produto, carro chefe de vendas, é lembrado pelas pessoas atrelado automaticamente ao nome da marca – até mesmo quando é fabricado e distribuído por concorrentes.
Marcando presença online
Ao falarmos de publicidade e forte posicionamento no mercado, muitos pensam apenas na parte do outbound. Mas vale lembrar que, como a internet já está integrada em nossas vidas, é preciso que as marcas estejam presentes também nas plataformas digitais.
Isso inclui perfis comerciais nas redes sociais mais utilizadas pelo seu público-alvo, cadastro no Google Meu Negócio, além de ter um site institucional bem configurado, no qual você produzirá conteúdos ricos e manterá um espaço para contato direto com seus clientes.
Fazendo isso, você poderá bater no peito e dizer que conhece o segredo do sucesso das grandes marcas.