7 Erros de quem vai divulgar a sua empresa

Você está tentando divulgar a sua empresa, está começando a fazer algumas propagandas mas tem pessoas reclamando sobre as coisas que você anda enviando para os clientes? Este post é para você, vamos direto ao ponto!

1º erro: Fazer apenas conteúdos orgânicos. 

Este é um erro que ocorre com grande frequência, os clientes costumam procurar uma agência que os ajude com este problema. Eles começam a fazer bastante postagens e até contratar um designer para postar constantemente, e mesmo assim eles sentem que isso não está lhes dando muito retorno. Qual o erro nesse caso? O erro é não estar investindo em tráfego pago. Quando você trabalha com tráfego pago, você tem a grande chance de escolher com quem você quer falar, muitas vezes, as pessoas que estão ao nosso redor não são as pessoas que serão os nossos possíveis clientes. 

Quando você trabalha com tráfego pago, você tem a oportunidade escolher, por exemplo a cidade, região, faixa-etária, sexo, pelas respostas do trafego pago você também consegue entender qual tipo de conteúdo é mais eficaz, e quem tem mais interesse na sua empresa. 

É bom ter cuidado também com a prática de compra de seguidores, isto faz com que a sua empresa fique em shadowban nos aplicativos onde ela está sendo hospedada, no Instagram por exemplo, o Instagram é uma mídia onde a compra de seguidores e likes é totalmente ilegal. 

2º erro: Lista de transmissão sem autorização. 

Também conhecido como spam, esta prática consiste em por exemplo, quando você está no WhatsApp e percebe que foi colocado em um grupo, e de repente todos já estão saindo do grupo, estas pessoas provavelmente não queriam ter sido colocadas neste grupo, isso causa muito incômodo para seus possíveis clientes e é extremamente incômodo, isso é muito ruim para sua empresa, deixa ela com uma fama de chata e você está torrando sua marca com essas pessoas. Não faça isso.

Vou dar um exemplo da forma correta de fazer isso:

Existe um supermercado que eu gosto, e ao entrar me deparo com um cartaz que tem uma mensagem dizendo assim:

“Escaneie o QR Code e receba as promoções no seu WhatsApp” 

Bem, neste caso eu estou querendo receber essas informações, eu estou permitindo que me mandem mensagens. Uma forma nada agressiva e muito mais amistosa de se fazer.

Dica: Caso você queira fazer uma lista de transmissão, você pode oferecer algum serviço em troca daquele material, caso você trabalhe com prestação de serviços você pode oferecer uma consultoria ao cliente. 

3º erro: Não tenho uma marca padronizada, muito menos um manual. 

Este é um erro muito comum, principalmente para quem está começando, empresas mais iniciantes. Por exemplo, empresas que não tem um logo,  na internet usam uma com uma paleta de cores, mas fora da internet e em banners usam outra paleta. Isso dificulta o cliente de reconhecer sua marca e fará ela ter uma aparência de bagunça, apenas criada pela sua função. 

Por exemplo, você tem que criar uma logo para a sua empresa imobiliária, mas aí você decide pesquisar na internet e escolher algo bem comum para este ramo. Como isso você logo mais irá encontrar outras empresas com a mesma logo e até mesmo sua concorrente, este tipo de logo que você acha na internet é muito bom para ser usado apenas como conceito ou referência. E copiar o que já existe é perigoso, pois isso é plágio, cuidado!

Ter uma logo criada com as suas regras de cores, padrões gráficos, tipografias e a forma correta de usar, faz toda a diferença. É o que chamamos de manual de identidade visual, ou também conhecido como brandbook. 

4º erro: Não estabelecer quem é a sua persona. 

Primeiro, a persona é nada mais, nada menos que, documentar quem é o tipo preferido de cliente para a empresa, aquele que dá mais certo. Muitas empresas têm uma ideia equivocada de dizer que “vendem para todo mundo”, isso é um dos erros mais básicos. Porque quando você acredita que vende para todo mundo, primeiro você fica numa situação de comodidade, pois aí você começa a fazer vários tipos de anúncios, de 10 formas diferentes, não tem um olhar específico sobre os clientes. 

Sua empresa sempre terá alguma limitação, seja ela geográfica, ou até por identificação de idades. Quanto mais você consegue entender detalhes sobre quem compra da sua marca, maior é a chance de você vender cada vez melhor. 

Estabelecer quem é a sua persona, lhe ajudará inclusive para os anúncios de tráfego que comentamos acima.

Tendo documentado a sua persona, lhe permitirá selecionar quem você quer atingir nos seus anúncios. 

5º erro: Ter várias redes sociais fantasmas. 

Isto por si só já é um problema, porque quando você faz isso, é como se você estivesse divulgando a bagunça do seu negócio. Quando você começa a criar o mesmo tipo de conteúdo para todas elas, você não deixa de estar fazendo uma prática de spam, boa parte das pessoas que receberam aquele conteúdo acabaram recebendo de forma errada, pois nem sempre um conteúdo que funciona muito bem para uma rede social pode não funcionar para outra. 

redes sociais da sua empresa

Cada rede social tem seu algoritmo próprio, e nelas os conteúdos funcionam de forma diferente, atraindo pessoas diferentes, de idades diferentes, com assuntos diferentes. É a pior burrice fazer uma rede social, e deixá-la abandonada, deixar alguém sem resposta, ou não mantê-la atualizada com os conteúdos corretos.

6º erro: Não conhecer seus concorrentes. 

Exemplo, você começa a fazer conteúdos para o instagram, descobri que o seu principal concorrente faz conteúdos bons, de duas uma, você pode ou tentar seguir igual ele e fazer o mesmo tipo de conteúdo na mesma rede, ou você pode reparar qual o ponto fraco dele, em qual rede ele não se sai muito bem, ou qual tipo de conteúdo falta ser abordado, e então focar sua energia e conhecimento naquela que ninguém fala muito. Você tem a chance de se sair muito bem colocado nas pesquisas e se tornar uma autoridade.

Pense fora da caixa.

7º erro: Não delegar funções.

Este é um erro cometido por muitos empresários e empresárias, gestores e líderes.

Muitas vezes nem reconhecem que isso é um erro, pois na correria do dia a dia acabam centralizando tudo para si. Com isso deixam de executar aquelas principais tarefas que irão agregar no seu trabalho e trazer os verdadeiros resultados, para centralizarem coisas de outras áreas, como por exemplo no marketing e no design. 

São chamados de “faça você mesmo” essas pessoas querem aprender tudo e saem fazendo tudo, e ainda fazem errado e perdem o seu precioso tempo, ao invés de delegar para quem saberá executar com maestria a devida atividade.

Um dia vi um vídeo do Flávio Augusto, que ele dizia mais ou menos o seguinte.

“Já abri várias empresas, mas eu nunca perdi meu tempo em fila de cartório, em fila de banco, ou indo pra lá e cá na prefeitura. Porque eu delego essa função a quem sabe fazer melhor que eu”

Fica a lição, foque seu tempo, seu conhecimento e sua energia no que você sabe fazer de melhor, aprender sobre outras áreas é bom, mas o que vai trazer resultados para a sua empresa é o que você faz com excelência.

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