Já imaginou ao invés de você correr atrás dos seus clientes, eles correrem atrás de você? Pois é, isso pode até parecer uma situação impossível, mas na realidade, se você souber utilizar uma estratégia de atração e conversão de leads, perceberá gradualmente que os clientes realmente interessados chegarão até você.
É por isso que um dos principais serviços que a Arconel disponibiliza para seus parceiros é a criação de estratégias de Inbound Marketing. E agora vou te mostrar que essa também é a solução para você, continua lendo:
Definição
Inbound Marketing é quando a empresa te procura não somente pela sua marca mas também pelo seu conteúdo, principalmente se esse cliente está tentando resolver um problema e a sua empresa pode ajudar a resolver, ainda mais se a sua empresa tem um conteúdo bem completo (rico) para ajudar o cliente a entender sobre aquele problema que ela está tentando solucionar e com isso mais uma vez você está fixando a sua marca na cabeça do cliente e ajudando ele.
Além disso, o Inbound Marketing também trabalha com automação de e-mail, para isso você acaba fazendo o mapeamento de jornada de compra do seu cliente, com isso você descobre gostos em potencial desse cliente. Existem etapas que são chamadas de etapas de funil, elas são:
1º Visitante (Aprendizado e Descoberta), consiste na etapa em que o cliente está fazendo suas pesquisas para tentar resolver o problema.
2º Reconhecimento do Problema (Lead), consiste em quando o cliente encontra uma empresa capaz de ajudá-lo e oferece materiais de apoio.
3º Consideração da Solução (Oportunidade), é quando o cliente já está na etapa de conversar com o atendente ou secretária e que possa explicar para o cliente sobre a solução do problema.
4º Decisão da Compra (Cliente), é quando o cliente já está no momento da compra verificando métodos de pagamentos, concluindo o serviço basicamente.
Mas é claro que depois disso não acabou ainda, a empresa pode enviar outros e-mails oferecendo outros produtos, ensinando o cliente formas de não acabar tendo aquele problema outra vez, e assim virando amiga do cliente.
O Inbound Marketing é para você?
Essa estratégia é perfeita para empresas que estão nas mídias sociais, compartilhando seus materiais na sua linha do tempo, por exemplo, economizando o seu tempo.
Para trabalhar com Inbound Marketing dentro da sua empresa você precisa de um site (de preferência em WordPress) assim seu site pode ganhar novas funções constantemente e se manter atualizado.
É recomendado que seu site tenha um blog para que seu conteúdo seja encontrado pelo Google, quando alguém pesquisar sobre aquele problema, provavelmente você estará listado como uma das possíveis soluções.
Você também pode ter uma landing page, uma página onde você vai ter um olhar exclusivamente para o cadastro, você vai precisar também de um sistema de e-mail marketing, é menos invasivo e as pessoas costumam levar com mais seriedade.
Para isso você vai precisar de uma ferramenta que tenha construção de landing page, automação, que você possa ter um acompanhamento de como está sendo a otimização do seu site, se ele está sendo encontrado no Google, tudo isso em um lugar só.
Você precisa que este sistema esteja interligado também com os vendedores (CRM), a forma de entrar em contato com os clientes até que aconteça a venda.
Então, já está convencido de que o Inbound Marketing é a solução para o seu negócio?