O que é um CRM e como ele pode ajudar você a gerenciar melhor o seu tempo?

Depois de conversar com diversos corretores de imóveis para conhecer melhor suas dores, percebemos que a maioria deles não sabe o que é um CRM. Isso acontece porque eles não estão familiarizados com a maioria das ferramentas utilizadas no marketing digital e vendas.

Isso é um ponto que acreditamos que precisa ser mudado, pois o CRM traz inúmeros benefícios para a gestão de tempo dos profissionais que o utilizam.

Você, corretor, sabe o que é um CRM? 

Se a resposta for não, então continue lendo nosso post!

O que é o CRM?

CRM, que é a sigla para o termo da língua inglesa Customer Relationship Management – em português Gestão de Relacionamento com o Cliente – é uma ferramenta digital que permite o seu usuário, normalmente alguém da equipe de vendas de uma empresa, fazer o registro dos seus clientes e manter essa lista organizada.

Funciona da seguinte forma: O vendedor, que tem acesso ao CRM por meio de login, clica no botão e cadastra os dados dos possíveis clientes com os quais ele teve contato, como Nome, telefone, e-mail, cidade, empresa, data do contato, etc.

Com isso, ele poderá ver esses leads em seu dashboard, entrar em contato com eles novamente e adicionar anotações sobre essas conversas, se a pessoa está interessada na sua proposta ou se está com um pé atrás.

Inclusive, se for identificada uma oportunidade de venda, o lead pode ser marcado com uma etiqueta especial para diferenciá-lo dos demais, assim o vendedor dará uma atenção especial para o mesmo.

Existem diversas opções de CRM disponíveis no mercado e nós da Arconel Marketing e Design oferecemos um que já vem integrado ao site para corretores de imóveis.

crm site imobiliário

Como o uso do CRM beneficia a sua gestão de tempo

Já deu pra perceber que o CRM é uma ferramenta simples de ser utilizada, então vamos entender porque você deveria aderir a ele agora mesmo e otimizar o uso do tempo!

crm gestão de tempo

O primeiro benefício é a reunião dos dados em um lugar só. Isso facilita a consulta, pois não é preciso abrir diferentes softwares ou perder tempo atrás dessas informações. Você também corre menos riscos de perder suas anotações, já que elas estarão gravadas no dashboard junto às outras informações do lead.

E a vantagem não é só para uma pessoa em específico, mas também para a comunicação da equipe como um todo, já que os dados salvos no CRM ficam a disposição de todos aqueles que estiverem cadastrados na ferramenta. É o fim daquelas chamadas inoportunas do seu colega pedindo informação sobre determinado cliente.

E quanto à gestão do tempo? Torna-se muito mais eficiente, já que gestores e colaboradores conseguem ter uma visão geral da base de leads e entenderem em qual estágio da jornada de compra cada um deles está.

Isso facilita a criação de estratégias de marketing e de vendas que se encaixam melhor na realidade desses clientes e assim, aumentar as suas chances de sucesso. 

Você também pode trabalhar a fidelização de clientes com os quais você já fechou negócio, afinal, eles não são automaticamente excluídos caso a compra seja feita, apenas se o vendedor fizer a exclusão.

Conclusão

A inclusão do CRM na sua rotina ou na sua empresa pode ser o divisor de águas que todos estão precisando. Por que insistir em métodos ultrapassados quando você pode utilizar uma ferramenta de CRM para agilizar o processo de vendas?