Com o mercado cada dia mais competitivo, as empresas buscam aplicar ações de Marketing e mídia paga que façam com que o seu público alvo engaje e, dessa forma, conseguir fechar vendas e fidelizar clientes.
Para que isso aconteça a grande maioria tem recorrido aos meios digitais, através de postagens em redes sociais como Facebook e Instagram, além de produzir conteúdo dentro dos seus próprios sites.
Saiba mais em: Por que a minha empresa precisa de um site?
Essa interação tem se mostrado benéfica e capaz de trazer um grande ROI. Porém, algumas vezes, mesmo oferecendo um material informativo rico ou compartilhando um post sobre um tema relevante a respeito do seu negócio são suficientes para atrair seus potenciais clientes. Pode ser até que esse conteúdo nem chegue até eles, se depender do algoritmo de algumas plataformas.
Nesses casos, eu sugiro que você considere investir em mídia paga. Mas não é simplesmente botar dinheiro em um anúncio aleatoriamente e esperar que tudo se resolva. Deixe-me te falar sobre como patrocinar anúncios de uma forma mais eficiente:
Analise suas campanhas antigas
Antes de tomar qualquer decisão em relação ao uso de mídia paga, de uma olhada em como as suas publicações mais antigas se saíram.
Quais assuntos se mostraram mais relevantes, quais formatos de posts – textos, vídeos, e-books, etc. – foram mais eficientes para prender a atenção do público, o nível de engajamento das pessoas, se esse conteúdo as fez procurarem saber mais sobre os seus serviços, quantas conversões de leads foram geradas e quantos desses leads acabaram comprando o seu produto/serviço.
Com essas informações em mãos, você saberá qual tipo de conteúdo vale a pena ser patrocinado, e assim, diminuir as chances do seu investimento se tornar um prejuízo.
Escolha a plataforma para anunciar
Leia também: Impulsionar posts no Facebook dá certo mesmo?
Agora é preciso decidir em qual plataforma o seu anúncio será veiculado. Nessa etapa é necessário que você conheça bem o seu público e saiba se eles interagem mais no Facebook, Instagram, LinkedIn ou através de buscas por palavras chave dentro do Google.
Outro ponto que pode influenciar nessa decisão é o custo. O LinkedIn, por exemplo, cobra um valor mais alto pelos anúncio se comparado com o Facebook e o Instagram.
Defina como será o seu anúncio
Se você for realmente impulsionar um anúncio, precisa definir o valor que será pago (o tipo de cobrança pode ser diferente dependendo da plataforma), o formato de anúncio, faixa etária do seu público alvo, gênero, região em que vive etc.
Essas informações são importantes para que sua postagem seja mostrada para as pessoas corretas e não para alguém que tenha um perfil completamente contrário ao desejado, porque essa pessoa provavelmente nem perderá tempo com um conteúdo que não seja feito para ela.
Baixe nosso Ebook Facebook Ads: O Guia Completo
Funcionou?
Faça o monitoramento do seu anúncio para saber se há engajamento do público alvo e analise os resultados, se houveram conversões e se o ROI foi satisfatório. A partir daí, você será capaz de decidir se o impulsionamento de posts e os anúncios pagos valem à pena para o seu negócio.
Investir em mídia paga pode ser um bom complemento para as suas ações de marketing digital, contanto que você saiba quais tipos de conteúdo funcionam com os usuários da rede e qual o perfil de cliente você deseja atingir.