Hoje em dia é difícil falar sobre qualquer assunto sem relacioná-lo às plataformas sociais, seja porque está sendo comentado ou surgiu em alguma delas. Principalmente se tratando de novas tendências.
E se você quer entrar na onda dos assuntos populares para assim atrair um maior número de visitantes para o seu site e tornar a sua marca conhecida, então precisa saber quais são as plataformas sociais que ditam as tendências e modelos de negócios atualmente. Vamos lá?
Uma das plataformas de relacionamento pessoal mais conhecidas do mundo, o Facebook é um dos principais locais onde a sua empresa deve estar presente se você quiser ser encontrado pelos seus clientes.
Isso porque muitas das pessoas – geralmente as de mais idade – ainda mantém o Facebook como sua rede social mais usada, então muito provavelmente se elas quiserem saber mais sobre alguma empresa, um dos primeiros lugares onde ela vai pensar em procurar vai ser lá.
No face você também pode participar de vários grupos do seu segmento de mercado para compartilhar experiências, ganhar conhecimento e firmar parcerias também, por que não?
Integrante da família de aplicativos de Mark Zuckerberg juntamente ao Facebook e WhatsApp – que falaremos no próximo tópico – o Instagram se tornou um grande sucesso entre pessoas de diferentes faixas etárias.
Além de compartilhar conteúdo e informações sobre o seu negócio, você consegue ainda colocar links diretos para o seu site ou outras páginas que sejam interessantes que o público visite.
O Instagram também é interessante por ser um local onde as principais tendências do momento são bastante divulgadas, então é interessante que você fique de olho nas publicações com conteúdos e hashtags em comum que mais aparecem para você, pode ser uma oportunidade para atrair mais pessoas.
A plataforma de mensagens diretas também se mostrou um ótimo canal de vendas e relacionamento com o cliente – o que garantiu a criação da sua versão voltada para a utilização comercial por empresas – se você souber utilizá-lo, é claro.
Seus benefícios incluem a possibilidade de atender as pessoas em tempo real de maneira remota e compartilhar imagens e vídeos dos seus produtos ou serviços com quem estiver interessado, bem como anunciar promoções e ofertas diretamente para eles.
Quando o seu público permite que você faça contato através do WhatsApp, é porque ele tem confiança na sua marca e quer ser o primeiro a saber das novidades. No entanto, inundar a barra de notificações do mesmo com mensagens vai ter o efeito contrário. Você estará da verdade se tornando irritante e inconveniente. Portanto, cuidado com o volume e o conteúdo do que você manda.
Presente no meio virtual desde 2006, essa plataforma permite que aos seus usuários o envio e recebimento de atualizações sobre qualquer assunto que esteja sendo discutido em seu feed que é atualizado a todo segundo.
É uma das redes sociais mais populares entre adolescentes e jovens adultos, que consideram o espaço como ideal para expor suas opiniões e debater assuntos importantes. A maioria das hashtags mais usadas do momento começam lá.
Se você quer atrelar suas campanhas às principais trends ou fortalecer a sua imagem como uma marca descontraída, então vale a pena acompanhar o que está sendo comentado na plataforma.
Possui um layout e funcionamento semelhantes às plataformas como o Facebook, porém é voltada para as relações profissionais. Pode-se dizer, inclusive, que é um curriculum vitae em forma de rede social.
No linkedIn, você é capaz de ver todas as informações que a pessoa disponibilizar em seu perfil a respeito de sua profissão, se está trabalhando em alguma empresa ou é autônomo, em qual instituição se formou, cursos adicionais, habilidades, etc.
É uma excelente plataforma para estabelecer contatos e encontrar potenciais parceiros, bem como ser encontrado pelas pessoas interessadas no seu perfil. Também é possível publicar os seus próprios artigos, criar uma página institucional, cadastrar vagas de emprego e divulgar seus cursos ou palestras.
TikTok
Quem diria que o TikTok se tornaria uma referência para a criação de conteúdo na internet, não é mesmo? O aplicativo baseado nas plataformas de compartilhamento de vídeos inicialmente se popularizou entre o público infanto-juvenil, mas durante a pandemia, pessoas de diferentes faixas etárias e classes migraram para ele em busca de entretenimento.
Além de enviar e assistir vídeos curtos, você pode comentar, salvar suas postagens favoritas, baixá-las e compartilhar em outras plataformas. Muitos empreendedores aproveitam esse espaço para promoverem seus negócios.
Lembrando que, com o passar do tempo, novas plataformas sociais surgem e tomam o lugar das atuais. Você conhece alguma outra rede social que esteja fazendo sucesso?