Quais são as plataformas sociais que estão ditando o mercado atualmente?

Hoje em dia é difícil falar sobre qualquer assunto sem relacioná-lo às plataformas sociais, seja porque está sendo comentado ou surgiu em alguma delas. Principalmente se tratando de novas tendências.

E se você quer entrar na onda dos assuntos populares para assim atrair um maior número de visitantes para o seu site e tornar a sua marca conhecida, então precisa saber quais são as plataformas sociais que ditam as tendências e modelos de negócios atualmente. Vamos lá?

Facebook

facebook - plataformas sociais

O Facebook é uma das plataformas de relacionamento pessoal mais conhecidas do mundo. Por isso, sua empresa precisa estar presente lá se quiser ser facilmente encontrada pelos clientes.

Muitas pessoas — especialmente as de mais idade — ainda usam o Facebook como principal rede social. Quando querem saber mais sobre uma empresa, costumam procurar primeiro por ela nessa plataforma.

Além disso, você pode participar de grupos do seu segmento de mercado. Neles, é possível compartilhar experiências, trocar conhecimento e até firmar parcerias. Por que não aproveitar essa oportunidade?

Instagram

instagram - plataformas sociais

Integrante da família de aplicativos de Mark Zuckerberg juntamente ao Facebook e WhatsApp – que falaremos no próximo tópico – o Instagram se tornou um grande sucesso entre pessoas de diferentes faixas etárias.

Você pode compartilhar conteúdos e informações sobre o seu negócio. Além disso, é possível incluir links diretos para o seu site ou para outras páginas que você deseja que o público visite.

O Instagram também oferece ótimas oportunidades. Lá, as principais tendências ganham destaque rapidamente. Fique atento às publicações e hashtags que aparecem com frequência para você. Elas podem indicar temas relevantes e abrir portas para atrair mais pessoas.

WhatsApp

whatsapp

A plataforma de mensagens diretas também se mostrou um ótimo canal de vendas e relacionamento com o cliente – o que garantiu a criação da sua versão voltada para a utilização comercial por empresas – se você souber utilizá-lo, é claro.

Seus benefícios incluem a possibilidade de atender as pessoas em tempo real de maneira remota e compartilhar imagens e vídeos dos seus produtos ou serviços com quem estiver interessado, bem como anunciar promoções e ofertas diretamente para eles.

Quando o seu público permite que você faça contato através do WhatsApp, é porque ele tem confiança na sua marca e quer ser o primeiro a saber das novidades. No entanto, inundar a barra de notificações do mesmo com mensagens vai ter o efeito contrário. Você estará da verdade se tornando irritante e inconveniente. Portanto, cuidado com o volume e o conteúdo do que você manda. 

Twitter

twitter  - plataformas sociais

Presente no meio virtual desde 2006, essa plataforma permite que aos seus usuários o envio e recebimento de atualizações sobre qualquer assunto que esteja sendo discutido em seu feed que é atualizado a todo segundo.

É uma das redes sociais mais populares entre adolescentes e jovens adultos, que consideram o espaço como ideal para expor suas opiniões e debater assuntos importantes. A maioria das hashtags mais usadas do momento começam lá.

Se você quer atrelar suas campanhas às principais trends ou fortalecer a sua imagem como uma marca descontraída, então vale a pena acompanhar o que está sendo comentado na plataforma.

LinkedIn

linkedin - plataformas sociais

Possui um layout e funcionamento semelhantes às plataformas como o Facebook,  porém é voltada para as relações profissionais. Pode-se dizer, inclusive, que é um curriculum vitae em forma de rede social.

No linkedIn, você é capaz de ver todas as informações que a pessoa disponibilizar em seu perfil a respeito de sua profissão, se está trabalhando em alguma empresa ou é autônomo, em qual instituição se formou, cursos adicionais, habilidades, etc.

É uma excelente plataforma para estabelecer contatos e encontrar potenciais parceiros, bem como ser encontrado pelas pessoas interessadas no seu perfil. Também é possível publicar os seus próprios artigos, criar uma página institucional, cadastrar vagas de emprego e divulgar seus cursos ou palestras.

TikTok

tik tok

Quem diria que o TikTok se tornaria uma referência para a criação de conteúdo na internet, não é mesmo? O aplicativo baseado nas plataformas de compartilhamento de vídeos inicialmente se popularizou entre o público infanto-juvenil, mas durante a pandemia, pessoas de diferentes faixas etárias e classes migraram para ele em busca de entretenimento.

Além de enviar e assistir vídeos curtos, você pode comentar, salvar suas postagens favoritas, baixá-las  e compartilhar em outras plataformas. Muitos empreendedores aproveitam esse espaço para promoverem seus negócios.

Lembrando que, com o passar do tempo, novas plataformas sociais surgem e tomam o lugar das atuais. Você conhece alguma outra rede social que esteja fazendo sucesso?