Se você der um google agora, vai achar o seguinte significado. “Uma definição mais específica é a de Bueno (2010) que diz que a Comunicação Integrada de Marketing consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem “. Mas a grosso modo, o que isso quer dizer? Nós aqui da Arconel sempre gostamos de usar o exemplo do futebol. Se você é um torcedor, ou mesmo que você seja apenas um bom observador, sabe dizer se a camiseta da seleção brasileira na foto abaixo é ou não original?
Muitos vão dizer que é pela cor, outros pelo desenho do brasão. Mas o que importa é que ela gera estranheza para sua audiência. Ou seja quando alguém quiser comprar uma camiseta da seleção ou do seu time, vai avaliar o preço por estes itens. Os valores entre uma a camiseta original e uma réplica ou falsificação, chegam a variar entre R$ 25,00 até R$ 230,00 no site oficial na Nike.
Mas o que isso tem haver com a sua empresa ou seu negócio?
Empresas bem organizadas, cuidam da sua marca. Tem padrões de cores bem definidos, guardam arquivos editáveis do seu logotipo de forma que se precisarem usar ele esteja fácil e organizado. Preocupam-se com a imagem que sua marca passa a seus consumidores e clientes.
Sempre perguntamos aos nossos clientes antes de iniciar qualquer trabalho se a marca possui um “Brand book” , o manual de identidade visual. Este documento é o lugar onde pode se encontrar todas a informações para que a sua marca não seja descaracterizada. Diretamente dizendo, que não pareça uma falsificação. Este é um exemplo de uma manual de identidade produzido por nós da Arconel para uma corretora de imóveis da cidade de Lages/SC – Marisa Bússolo.
Aqui tem uma lista com 07 erros que comprovam que sua empresa ou negócio não possui um marketing integrado:
1.º Você não tem um padrão visual.
Se a logomarca está diferente na sua fachada, no seu cartão de visita e na internet. Com certeza seus clientes terão dificuldade em lhe encontrar. Cada fornecedor da sua empresa, modifica ou precisa redesenhar a sua marca cada vez que vai imprimir algo. Eu lembro que fizemos uma vez um trabalho de redes sociais para um restaurante e que no Facebook eles tinham muitos seguidores, porém a pergunta constante era: onde fica? Percebemos que o local não tinha a mesma identidade visual aplicada nas placas, estava diferente das redes sociais. Então mostramos a importância de se ter a mesma comunicação em todas as plataformas, mas na época eles não tinham condições de investir em plotagens e muito menos luminosos. Criamos então uma ação de faixas promocionais utilizando a mesma identidade, com a logomarca bem grande. Detalhe, nessa faixa eles tinham uma promoção que aumentava em 1 real o valor do buffet livre, no mesmo dia da instalação, eles vendarem 75 almoços, onde a média era de 20 almoços por dia e ainda aumentando seu ticket-médio.
2.º Suas peças não combinam com sua logo.
Sempre gosto de perguntar, quais são as cores da logo do banco Itaú? Normalmente o pessoal diz que é laranja, mas na real o laranja faz parte do pattern, que é o conjunto de backgrounds utilizados pelas sua marca. As cores do logo do Itaú são Azul e Amarelo. Ou seja a sua logo seria o rosto e já pattern, seria a roupa conforme diz AKIRA GOTO, no canal do youtube da Sebastiany Branding que é uma autoridade no assunto de Branding. Tem que haver um cuidado ao criar um folder, um site, ou qualquer outro material gráfico para que tenha conexão com a sua identidade visual, pois falta de combinação nas cores podem descaracterizar novamente a sua empresa deixando assim com jeito amador e desvalorizando seu produto ou negócio.
3.º O som da sua empresa.
Quando for fazer uma propaganda no rádio, ou uma espera telefônica, busque se perguntar: Se a minha empresa fosse uma pessoa, ela seria uma mulher ou um homem? Que idade ela teria. Será que essa voz combina com os princípios da minha marca? Já vi casos, que a empresa tem toda comunicação voltada a uma identidade feminina, mas quando foi para o rádio, ou TV a locução era uma voz masculina, o que deixou aquela ação totalmente desconexa com o panfleto, com o site. Pense integrado, pois o conjunto de ações interligadas podem fazer a sua empresa ficar mais conhecida e gerar mais vendas. A menos que a voz da locução seja de uma ação especifica de marketing. (ex: dia dos pais.)
4.º Usar fotos do google imagem.
Hoje é comum, receber flyers de empresas diferentes com aquela mesma foto do mesmo pastel ou então com aquela foto famosa da picanha que muitos restaurantes usam. Esta pratica desvaloriza seu produto e seu material e investimento acabam indo rapidamente para a lata de lixo. Hoje em dia em tempos de copia e cola. É normal muitos utilizarem imagens do google imagens na hora de criar um cardápio, uma placa ou até mesmo aquele panfleto. O problema é que são normalmente o primeiro lugar que alguém pesquisa, e isso faz com que seu material, seja repetitivo e com baixa resolução. Sempre busque contratar fotógrafos que possam fazer imagens reais dos seus produtos. Cada vez mais as pessoas querem honestidade na hora de ver o produto, principalmente em tempos de redes sociais. Tá ligado aquele Big Mac, que na foto é linda, mas quando chega parece mais Hot Pocket triste? Isso não pode acontecer com a sua empresa. Com o adendo da tecnologia você encontra bons fotógrafos e com preços bem acessíveis. Mas se caso não conseguir, existem sites bacanas de imagens como o www.freepik.com ou shutterstock.com que é pago que pode quebrar o seu galho ofertar imagens de royalties free, ou seja com direitos autorais livres. Já vi empresas receberem processos por uso indevido de imagem.
5.º Uniformes não combinam com a marca.
Sei que tem muitas empresas que acabam fazendo uniformes mais pela questão de segurança do que pela estética. Algumas precisam ser da cor branca como na área da saúde, ou florescente como quem trabalha em rodovias. Mas mesmos nestes casos busque pedir opções para seu fornecedor e veja seu manual de identidade visual e reveja as aplicações. Ou socialize a ideia com o designer que criou a sua logo. Peça conselhos, pois a sua identidade é um organismos vivo e precisa em muitas vezes se adaptar. E respeitar os padrões criados, que combinem e contrastem num todo.
6.º Seu site não conversa com suas redes sociais
Chego em muitas empresas e vejo sites, tristes e desatualizados que foram feitos há muito tempo, onde as linguagens de programação eram complexas. Se seu site não está atualizado, e não tem interligação com as redes sociais, ele pode estar sendo uma propaganda negativa para sua empresa. Busque sempre produzir sites em WordPress, pois eles são fáceis de atualizar e pode ser instalados plug-ins, que são semelhantes extensões do seus navegador ou aplicativos no celular. Por exemplo é possível hoje saber fazer campanhas direcionadas no Facebook para pessoas que entraram no seu site. Isso gera uma boa economia na hora de impulsionar e também aumenta suas chances de vendas.
7.º Não existe um setor de marketing na sua empresa.
Calma, não precisa me questionar, dizendo. Mas a minha empresa é pequena. Como vou contratar alguém só para o marketing, gostaria de enfatizar que o marketing não engloba só a propaganda. Isso é um erro comum entre muitos empresários. Marketing não é publicidade e propaganda. Ele abrange muito mais áreas. Como o seu produto, onde fica a sua empresa, como está seu preço e como você está divulgando o seu negócio.
Hoje em dia existem bons profissionais que fazem consultoria, é sempre bom por menor que seja a equipe, delegar alguém como o responsável pelo marketing. Pois através desta comunicação, é possível deixar a empresa mais competitiva. Recomendamos sempre a consultoria do SEBRAE, que possui ótimos consultores, e que também busque consultoria online. Para que profissionais desta área possam ajudar a tomar decisões.
A Arconel Comunicação Integrada faz consultorias via vídeo chamada, e também por Skype para todo Brasil. Leu nosso texto e mesmo assim ficou com dúvidas, é chamar no botão da direita, que responderemos o mais breve possível e marcaremos uma boa conversa com o foco em resultados para sua empresa.