
Se você der um google agora, vai achar o seguinte significado. “Uma definição mais específica é a de Bueno (2010) que diz que a Comunicação Integrada de Marketing consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem “. Mas a grosso modo, o que isso quer dizer? Nós aqui da Arconel sempre gostamos de usar o exemplo do futebol. Se você é um torcedor, ou mesmo que você seja apenas um bom observador, sabe dizer se a camiseta da seleção brasileira na foto abaixo é ou não original?

Muitos vão dizer que é pela cor, outros pelo desenho do brasão. Mas o que importa é que ela gera estranheza para sua audiência. Ou seja quando alguém quiser comprar uma camiseta da seleção ou do seu time, vai avaliar o preço por estes itens. Os valores entre uma a camiseta original e uma réplica ou falsificação, chegam a variar entre R$ 25,00 até R$ 230,00 no site oficial na Nike.
Mas o que isso tem haver com a sua empresa ou seu negócio?
Empresas bem organizadas, cuidam da sua marca. Tem padrões de cores bem definidos, guardam arquivos editáveis do seu logotipo de forma que se precisarem usar ele esteja fácil e organizado. Preocupam-se com a imagem que sua marca passa a seus consumidores e clientes.
Sempre perguntamos aos nossos clientes antes de iniciar qualquer trabalho se a marca possui um “Brand book” , o manual de identidade visual. Este documento é o lugar onde pode se encontrar todas a informações para que a sua marca não seja descaracterizada. Diretamente dizendo, que não pareça uma falsificação. Este é um exemplo de uma manual de identidade produzido por nós da Arconel para uma corretora de imóveis da cidade de Lages/SC – Marisa Bússolo.
Aqui tem uma lista com 07 erros que comprovam que sua empresa ou negócio não possui um marketing integrado:
1.º Você não tem um padrão visual.
Se a sua logomarca aparece diferente na fachada, no cartão de visita e na internet, seus clientes terão dificuldade em reconhecer sua empresa. Além disso, cada fornecedor acaba redesenhando sua marca ao imprimir algo, gerando inconsistência. Um exemplo: fizemos redes sociais para um restaurante com muitos seguidores no Facebook, mas a pergunta recorrente era “onde fica?”. Descobrimos que a identidade visual das placas físicas não combinava com a das redes sociais. Como eles não podiam investir em plotagens ou luminosos, criamos faixas promocionais com a mesma identidade visual e a logomarca em destaque. A faixa anunciava uma promoção que aumentava em R$1 o valor do buffet livre. No mesmo dia da instalação, venderam 75 almoços — a média era de 20 — e ainda elevaram o ticket médio. Resultado? Comunicação visual padronizada gera reconhecimento e retorno imediato.
2.º Suas peças não combinam com sua logo.
Sempre gosto de perguntar, quais são as cores da logo do banco Itaú? Normalmente o pessoal diz que é laranja, mas na real o laranja faz parte do pattern, que é o conjunto de backgrounds utilizados pelas sua marca. As cores do logo do Itaú são Azul e Amarelo. Ou seja a sua logo seria o rosto e já pattern, seria a roupa conforme diz AKIRA GOTO, no canal do youtube da Sebastiany Branding que é uma autoridade no assunto de Branding. Tem que haver um cuidado ao criar um folder, um site, ou qualquer outro material gráfico para que tenha conexão com a sua identidade visual, pois falta de combinação nas cores podem descaracterizar novamente a sua empresa deixando assim com jeito amador e desvalorizando seu produto ou negócio.
3.º O som da sua empresa.
Quando for fazer uma propaganda no rádio, ou uma espera telefônica, busque se perguntar: Se a minha empresa fosse uma pessoa, ela seria uma mulher ou um homem? Que idade ela teria. Será que essa voz combina com os princípios da minha marca? Já vi casos, que a empresa tem toda comunicação voltada a uma identidade feminina, mas quando foi para o rádio, ou TV a locução era uma voz masculina, o que deixou aquela ação totalmente desconexa com o panfleto, com o site. Pense integrado, pois o conjunto de ações interligadas podem fazer a sua empresa ficar mais conhecida e gerar mais vendas. A menos que a voz da locução seja de uma ação especifica de marketing. (ex: dia dos pais.)
4.º Usar fotos do google imagem.
Receber flyers com a mesma foto genérica de pastel ou picanha virou rotina. Essa prática desvaloriza seu produto e torna o material descartável. Muitos usam imagens do Google ao criar cardápios, placas ou panfletos, mas isso gera repetição e baixa qualidade. Além disso, essas imagens são facilmente reconhecíveis e podem ter direitos autorais. O ideal é contratar fotógrafos para registrar seus produtos com autenticidade — algo cada vez mais valorizado nas redes sociais. Sabe aquele Big Mac lindo na foto, mas triste ao vivo? Não deixe isso acontecer com sua marca. Se não puder contratar um fotógrafo, use bancos de imagem como www.freepik.com
ou Shutterstock, que oferecem opções com direitos autorais liberados. Já vi empresas enfrentarem processos por uso indevido de imagem. Invista em originalidade e evite dores de cabeça.
5.º Uniformes não combinam com a marca.
Sei que tem muitas empresas que acabam fazendo uniformes mais pela questão de segurança do que pela estética. Algumas precisam ser da cor branca como na área da saúde, ou florescente como quem trabalha em rodovias. Mas mesmos nestes casos busque pedir opções para seu fornecedor e veja seu manual de identidade visual e reveja as aplicações. Ou socialize a ideia com o designer que criou a sua logo. Peça conselhos, pois a sua identidade é um organismos vivo e precisa em muitas vezes se adaptar. E respeitar os padrões criados, que combinem e contrastem num todo.
6.º Seu site não conversa com suas redes sociais
Chego em muitas empresas e vejo sites, tristes e desatualizados que foram feitos há muito tempo, onde as linguagens de programação eram complexas. Se seu site não está atualizado, e não tem interligação com as redes sociais, ele pode estar sendo uma propaganda negativa para sua empresa. Busque sempre produzir sites em WordPress, pois eles são fáceis de atualizar e pode ser instalados plug-ins, que são semelhantes extensões do seus navegador ou aplicativos no celular. Por exemplo é possível hoje saber fazer campanhas direcionadas no Facebook para pessoas que entraram no seu site. Isso gera uma boa economia na hora de impulsionar e também aumenta suas chances de vendas.
7.º Não existe um setor de marketing na sua empresa.
Calma, não precisa me questionar, dizendo. Mas a minha empresa é pequena. Como vou contratar alguém só para o marketing, gostaria de enfatizar que o marketing não engloba só a propaganda. Isso é um erro comum entre muitos empresários. Marketing não é publicidade e propaganda. Ele abrange muito mais áreas. Como o seu produto, onde fica a sua empresa, como está seu preço e como você está divulgando o seu negócio.
Hoje em dia existem bons profissionais que fazem consultoria, é sempre bom por menor que seja a equipe, delegar alguém como o responsável pelo marketing. Pois através desta comunicação, é possível deixar a empresa mais competitiva. Recomendamos sempre a consultoria do SEBRAE, que possui ótimos consultores, e que também busque consultoria online. Para que profissionais desta área possam ajudar a tomar decisões.
A Arconel Comunicação Integrada faz consultorias via vídeo chamada, e também por Skype para todo Brasil. Leu nosso texto e mesmo assim ficou com dúvidas, é chamar no botão da direita, que responderemos o mais breve possível e marcaremos uma boa conversa com o foco em resultados para sua empresa.