Linhas Editoriais: Porque são importantes para o seu negócio

Se você gosta de se aventurar no mundo da escrita então é melhor ir se familiarizando com os termos mais importantes, como por exemplo as linhas editoriais.

Para atrair a atenção do público e cativá-lo, muitas empresas investem na produção de conteúdos ricos e educativos sobre seus negócios. Para garantir bons resultados, é essencial seguir linhas editoriais bem definidas.

Ao começar a produzir conteúdos para atrair e qualificar leads, você precisa saber o que apresentar. É importante entender quais temas despertam mais interesse e geram mais engajamento.

Você pode descobrir isso analisando os clientes que já passaram pela sua empresa. Observe as características em comum e identifique as dores que sua solução resolveu.

Com essas informações em mãos, você consegue organizar o conteúdo do blog e dos materiais educativos por assunto. Assim, inicia suas linhas editoriais com foco e relevância.

O que são Linhas Editoriais

Uma linha editorial representa a forma como o criador de conteúdo enxerga o mundo. Ela reflete os valores e premissas que orientam a produção de textos, infográficos e outros materiais.

No marketing de conteúdo, a linha editorial também define os temas abordados em um blog. Ela oferece uma visão ampla e estratégica sobre os assuntos que serão tratados.

Vamos usar um exemplo para facilitar. Imagine que você tem uma imobiliária focada na venda de imóveis e publica posts semanais no blog institucional. Entre os visitantes, os que se encaixam no perfil ideal são pessoas que financiam o imóvel próprio ou investem para obter renda extra.

Como construir as Linhas Editoriais

Já falamos anteriormente que você pode montar a linha editorial do seu blog de acordo com as principais dúvidas e questionamentos dos clientes sobre o seu negócio. Porém, você pode incrementar este processo seguindo as dicas abaixo:

Entender de forma clara quais são os seus serviços

Aqui é englobado o seu nicho de mercado, principais concorrentes e desafios, quais são as forças e fraquezas do seu negócio, como também as oportunidades e ameaças que você identifica.

Encontre um nicho específico

Escolha qual o principal nicho de temas dentro do seu segmento de mercado a serem trabalhados.

No exemplo da imobiliária esses nichos poderiam ser: tipos de financiamento disponíveis, custo benefício de trocar o aluguel por um imóvel próprio, se vale ou não a pena investir no mercado imobiliário, etc.

Faça estudos de persona

Identifique o perfil do seu cliente ideal — ou seja, crie uma persona. Descubra quais problemas ele quer resolver e alinhe essas necessidades com as soluções que sua empresa oferece. A partir disso, desenvolva tópicos de conteúdo aprofundado sobre essas questões.

No caso de uma imobiliária, muitos clientes querem comprar a casa própria. Eles costumam buscar informações sobre financiamento e desejam entender quais modalidades os bancos oferecem.

Já os que compram imóveis para gerar uma renda extra querem ter a certeza de que esse investimento lhe trará um bom retorno financeiro.

Seu conteúdo deve ser feito sempre tendo em mente que você precisa responder a essas duas questões.

Analise o mercado como um todo

Confira os conteúdos que a sua concorrência tem criado. Isso serve tanto para você se diferenciar quanto como Benchmarking – que é diferente de plágio porque você vai analisar o que está funcionando para outras empresas e adaptar isso a sua realidade.

Um case de sucesso que podemos indicar dentro do segmento imobiliário seria o blog da Casa Mineira. Caso tenha curiosidade dê uma olhada.

Crie categorias de conteúdo

Se existe uma ampla gama de conteúdos dentro do seu blog, será necessário organizar estes posts em grupos para não deixar o visitante se confundir e consequentemente, perder o interesse.

Pense em um supermercado. Caso não existissem os diversos corredores contendo os diferentes produtos separados por gênero, como você iria encontrar aquilo que precisa no meio de tanta bagunça?

É por isso que os construtores de site como o WordPress possuem a opção Categorias dentro de suas ferramentas de publicação de posts para fazer essa organização.

Para o nosso exemplo da imobiliária as categorias poderiam ser: Financiamento de Imóveis e Investir em imóveis.

A importância das Linhas Editoriais

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a importância das linhas editoriais, vamos tirá-las agora. Os conteúdos que você cria são de extrema importância, porque é através deles que a sua estratégia de atração acontece. 

E organizá-los de acordo com linhas editoriais bem definidas de acordo com a jornada de compra do seu cliente, as chances de que ele compre a sua solução são maiores.

Outro ponto positivo é que os textos e outros materiais voltados para a sua persona vão atrair os clientes ideais do seu negócio, pois são eles quem mais vão se identificar com o que está sendo dito.

Se as linhas editoriais do seu blog estiverem divididas de acordo com cada etapa do funil de vendas, os conteúdos serão mais eficientes para qualificar o lead recém convertido até o momento da compra.

Esse foi o nosso post falando sobre o que são linhas editoriais, como criar as suas próprias e qual a importância delas para o sucesso do seu negócio. Agora que você já tem o conhecimento, é hora de criar as linhas editoriais dos seus próprios conteúdos.

Até a próxima!