Por causa da pandemia, não só as empresas privadas de todos os portes, como também as organizações sem fins lucrativos se depararam com uma enorme dificuldade para manter suas atividades funcionando. Esse também foi o caso do Grupo espírita Geone.
Assim como outros lugares onde se pratica a doutrina espírita, as palestras, aulas e atendimentos eram feitas pelos membros do Geone de forma totalmente presencial, reunindo sempre um grande número de pessoas já que o grupo era bastante conhecido por todos os seus anos de funcionamento.
Então, pode-se imaginar que ter de fechar as portas por causa do lockdown seria um problema. Todavia nós conseguimos reverter essa situação e manter as atividades do grupo – mesmo que em partes. Quer saber como isso aconteceu? Então continue a ler!
O baque da pandemia
Antes de surgirem os primeiros relatos de pessoas infectadas pelo covid-19 na região, as atividades no Grupo Espírita Geone Obreiros da Nova Era corriam a todo vapor, inclusive com uma nova turma de passistas que tinham acabado de terminar seus estudos prontos para integrar o grupo.
Pouco tempo depois, com a pandemia já instaurada e o aumento dos casos confirmados na cidade, foi decretado o lockdown com o fechamento de empresas e instituições não essenciais – que incluía todas as casas e grupos religiosos.
Sem poder atender as pessoas e nem realizar as palestras presencialmente, o funcionamento do Grupo ficaria comprometido, pois, mesmo que ajudar as pessoas a distância não fosse um problema, o contato com quem precisasse ficava comprometido.
Foi por causa dessa necessidade de se manter os atendimentos mesmo a distância e a continuidade das palestras que o Geone buscou a nossa ajuda.
Criação do site e início das lives
Já fazia um tempo em que vinhamos conversando com os responsáveis do grupo para renovar o seu site institucional – o anterior tinha um design muito simples, poucas atualizações e não contava com uma página de contato.
Então, com a chegada da pandemia, foi decidido que era o momento de criar um novo site, onde, além de conter os dados de contato e informações sobre o grupo em si, o domínio também conta com um blog e uma página de cadastro para atendimento integrada diretamente com o e-mail do grupo.
Quando o site foi colocado no ar e disponibilizado para o público, logo já começaram os acessos, e em uma semana, a página de cadastro atingiu um total de 30 pedidos feitos pelos usuários – dentre esses, antigos frequentadores do espaço.
Também foi criado um espaço para que os visitantes que quiserem contribuir com o grupo pudessem fazer doações, através de um sistema integrado com o PagSeguro.
Em relação às palestras semanais que eram feitas, a solução encontrada foi iniciar um cronograma de transmissões feitas ao vivo – geralmente às segundas, terças e quartas à noite – pelo Facebook.
Isso serviu para manter as pessoas que antes frequentavam o grupo em busca de aprendizado ou ajuda engajadas e também os próprios integrantes, já que conseguiam dar continuidade ao projeto.
Confiança e integração com a tecnologia
Para que esse novo modelo de atividades desse certo, era preciso que os integrantes do Grupo Geone confiassem em nossa capacidade de ajudá-los e aderissem à proposta.
O que foi feito, mesmo com um pouco de hesitação, mas logo até mesmo os membros mais antigos começaram a contribuir, como por exemplo o senhor Sebastião Batista, que hoje é o principal encarregado de escrever os posts que saem mensalmente no blog do Geone.
Assim, a entidade filantrópica consegue não só manter as atividades feitas com o público que já os acompanhava, como também atender novas pessoas, que por precaução ou por realmente não poderem se deslocar até a sede, buscavam uma outra forma de serem atendidos.
Ainda existem muitas empresas que podem aprender com o exemplo do Grupo Geone e trazer seu negócio para o mundo digital. Na Arconel nós damos todo o suporte para quem tem pouca experiência ou está dando os primeiros passos!