A pandemia afetou diretamente empresas privadas de todos os portes e também organizações sem fins lucrativos. Muitas enfrentaram grandes dificuldades para manter suas atividades em funcionamento. Esse também foi o caso do Grupo espírita Geone.
No Geone, assim como em outros centros espíritas, os membros realizavam palestras, aulas e atendimentos de forma totalmente presencial. O grupo reunia muitas pessoas, pois era bastante conhecido por sua longa trajetória.
Então, pode-se imaginar que ter de fechar as portas por causa do lockdown seria um problema. Todavia nós conseguimos reverter essa situação e manter as atividades do grupo – mesmo que em partes. Quer saber como isso aconteceu? Então continue a ler!
O baque da pandemia
Antes dos primeiros relatos de covid-19 na região, o Grupo Espírita Geone Obreiros da Nova Era mantinha suas atividades em ritmo acelerado. Uma nova turma de passistas havia concluído os estudos e se preparava para integrar o grupo.
Pouco tempo depois, a pandemia se instalou e os casos confirmados aumentaram na cidade. As autoridades decretaram lockdown e fecharam empresas e instituições não essenciais, incluindo casas e grupos religiosos.
Sem poder realizar palestras presenciais nem atender diretamente quem buscava ajuda, o grupo enfrentou dificuldades. Mesmo com a possibilidade de oferecer apoio à distância, o contato direto com as pessoas ficou prejudicado.
Foi por causa dessa necessidade de se manter os atendimentos mesmo a distância e a continuidade das palestras que o Geone buscou a nossa ajuda.
Criação do site e início das lives
Já vínhamos conversando há algum tempo com os responsáveis do grupo sobre a renovação do site institucional. O site anterior tinha um design simples, poucas atualizações e não oferecia uma página de contato.
Com a chegada da pandemia, o grupo decidiu que era hora de criar um novo site. Além dos dados de contato e das informações sobre o grupo, o novo domínio inclui um blog e uma página de cadastro para atendimento. Essa página está integrada diretamente ao e-mail do grupo, facilitando a comunicação.

Assim que o site entrou no ar e ficou disponível ao público, os acessos começaram rapidamente. Em apenas uma semana, os usuários enviaram 30 pedidos pela página de cadastro — muitos deles eram antigos frequentadores do espaço.
O grupo também criou uma área para doações. Os visitantes que desejam contribuir podem usar um sistema integrado ao PagSeguro para enviar sua ajuda.
Para manter as palestras semanais, o grupo adotou uma nova solução: iniciou transmissões ao vivo pelo Facebook. Elas acontecem geralmente às segundas, terças e quartas à noite.
Isso serviu para manter as pessoas que antes frequentavam o grupo em busca de aprendizado ou ajuda engajadas e também os próprios integrantes, já que conseguiam dar continuidade ao projeto.
Confiança e integração com a tecnologia
Para que esse novo modelo de atividades desse certo, era preciso que os integrantes do Grupo Geone confiassem em nossa capacidade de ajudá-los e aderissem à proposta.
O que foi feito, mesmo com um pouco de hesitação, mas logo até mesmo os membros mais antigos começaram a contribuir, como por exemplo o senhor Sebastião Batista, que hoje é o principal encarregado de escrever os posts que saem mensalmente no blog do Geone.
Assim, a entidade filantrópica consegue não só manter as atividades feitas com o público que já os acompanhava, como também atender novas pessoas, que por precaução ou por realmente não poderem se deslocar até a sede, buscavam uma outra forma de serem atendidos.
Ainda existem muitas empresas que podem aprender com o exemplo do Grupo Geone e trazer seu negócio para o mundo digital. Na Arconel nós damos todo o suporte para quem tem pouca experiência ou está dando os primeiros passos!