Em quais mídias é mais interessante investir e quais trarão melhor retorno em Marketing

No mercado atual vale a pena investir nos meios tradicionais de propaganda ou é melhor focar só nas mídias digitais? Descubra lendo nosso texto!

Geralmente quando pensamos em marketing e propaganda, os primeiros exemplos que nos vem à cabeça são as famosas propagandas da TV, Outdoors nas ruas, anúncios em revistas, etc.

Realmente, estes tipos de mídia tradicionais ainda são muito utilizados, principalmente pelas grandes marcas. Contudo, esse cenário está sofrendo mudanças graças ao avanço das plataformas digitais, que acabam atingindo resultados iguais ou até melhores dentro das estratégias de Marketing atuais.

Então, considerando o mercado atual, vale à pena continuar investindo em mídias tradicionais ou devem-se apostar todas as fichas nas redes sociais? É sobre isso que vamos falar no post de hoje.

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Tradicional x Inovação

Na nossa região é comum que os empresários sejam apegados a fórmula conhecida de divulgação da sua marca, como por exemplo, propaganda na TV, além de anúncios em rádio, revistas e jornais locais. Geralmente essas pessoas não possuem perfis institucionais dentro das redes sociais, ou caso tenham uma página no Facebook, não a utilizam para atrair a atenção do público, pois não acreditam em sua eficácia.

Esse comportamento explica porque no Brasil cerca de 60% dos investimentos em mídia paga ainda vão para a TV, que é um veículo de propaganda mais caro comparado a outros meios.

Apesar de ainda estarmos andando em passos lentos para acompanhar o resto do mundo, que prioriza o uso de mídias sociais com um investimento de 20%, já é possível notar que muitas empresas estão migrando suas estratégias de marketing para o mundo digital, pois além do menor custo para aplicação, os resultados tem se mostrado mais satisfatórios.

Saiba mais em: Que tal fazer a sua empresa crescer com o Marketing Digital?

A vantagem das mídias digitais

Atualmente as mídias sociais detêm um grande poder de influência, pois milhões de pessoas estão conectadas diariamente na internet recebendo e compartilhando informações.

Portanto, se uma marca deseja alcançar um grande público, abrangendo grandes regiões e encontrando indivíduos com o mesmo perfil de seus clientes ideais, é necessário adequar suas ações de marketing para o cenário digital. Quem se posiciona desta forma pode ter um crescimento anual de até 18%, enquanto que as empresas que ficam de fora acabam tendo uma queda de 6% em suas receitas, segundo pesquisas feitas pelo ltimer Group e Wetpaint, para a revista Business Week.

Confira nosso post: Quando vale a pena investir em mídia paga?

Além dos números apresentados, outros benefícios do marketing digital, que já foram citados tantas outras vezes neste blog, mas que vale a pena lembrar é a redução dos custos para se investir em anúncios, a possibilidade de vincular anúncios em várias plataformas ao mesmo tempo – por exemplo, criar um anúncio para o Facebook, Instagram, Linkedin e Google Ads- além dos resultados das campanhas serem mais condizentes com a realidade do mercado, fator que você terá a chance de acompanhar em tempo real, através das estatísticas geradas dentro de cada rede, métricas de interação, número de leads gerados, etc.

Então, devo escolher as mídias digitais?

Agora fica a dúvida: Vale à pena continuar apostando em estratégias de Outbound Marketing, ou a melhor opção para a minha empresa é migrar totalmente minhas ações para o universo das mídias digitais?

A resposta mais coerente é que as mídias digitais são sim um caminho mais confiável para pequenas e médias empresas considerando o mercado atual. Contudo, os meios tradicionais de divulgação, se forem bem encaixados dentro do planejamento e fizerem sentido para o seu negócio devido ao seu perfil de público ideal, podem sim ser um acréscimo bem vindo.

O importante é conhecer bem o segmento de mercado no qual sua empresa atua, o perfil dos seus consumidores e com quais meios de comunicação eles interagem. A partir do levantamento dessas informações é que você realmente saberá quais tipos de mídias funcionam melhor para a sua marca.

Não apenas saber se o seu público está ou não conectado ao mundo digital, mas também quais suas redes sociais favoritas se preferem procurar por produtos no Facebook, Instagram, através de pesquisas em buscadores como o Google ou visitando o site de alguma empresa diretamente.