Tudo o que conhecemos hoje tem uma origem, seja ela dos primórdios da civilização ou das épocas atuais, e isso vale também para as marcas. Nenhum dono de empresa acordou um dia e simplesmente decidiu que precisava criar um ícone e um nome para a sua empresa. O surgimento das marcas ocorreu por causa de um grande propósito: o de identificar cada uma das milhares de empresas que estão no mercado.
É interessante saber como e porquê houve o surgimento das marcas se você quiser entender melhor como a sua logo e identidade visual influenciam no sucesso do seu negócio. Então, sem mais delongas, vamos fazer uma viagem ao passado!
Quando ocorreu o surgimento das marcas
Antes de ser propriamente nomeada como marca, o termo utilizado para identificar o símbolo que correspondia a determinado produto, negócio, grupo de pessoas, etc. era Design de Símbolos.
O design de símbolos começou por volta de 20 mil anos atrás, nas primeiras civilizações. As pessoas precisavam de uma forma para gravar suas ideias e interpretações do mundo ao seu redor para poderem passá-las adiante.
Devido a essa necessidade que foram desenvolvidos os primeiros alfabetos, compostos por símbolos gráficos que, combinados, formavam a mensagem a ser transmitida, seja ela um relato de algum acontecimento, uma história, um registro de conta, etc.
Ou seja, deu-se início a utilização de símbolos que permitiam a comunicação não verbal. E esses símbolos, posteriormente, evoluiriam para as primeiras marcas propriamente ditas.
A necessidade de se ter uma marca
O surgimento das marcas como conhecemos hoje teve o seu pontapé inicial no período clássico, em que a produção artesanal e artística despontaram e seus autores queriam ser reconhecidos por seus feitos.
Vejamos dessa forma, um engenheiro constrói um palácio exuberante e quer que todos da cidade saibam que ele foi o responsável. Então, o mesmo irá colocar um símbolo que represente o seu nome em um local onde todos que passem possam ver.
As marcas também foram bastante utilizadas no período medieval para identificar as diferentes famílias que constituíam a realeza. Talvez você já tenha visto em algum livro ou filme de época aqueles brasões ricamente ornamentados. Essas eram as marcas que representavam cada família ou clã.
Já na Revolução Industrial, quando os produtos passaram a ser produzidos em larga escala dentro das fábricas, se fez necessário criar um símbolo para que os clientes conseguissem diferenciar os produtos de determinada empresa dos outros e assim, pudessem escolher qual opção queriam.
O nascimento das marcas atuais
Mesmo que não fossem mais utilizadas apenas para distinguir as famílias umas das outras, as marcas ainda eram diretamente ligadas a seus fundadores, pois levavam o sobrenome da pessoa como nome da marca.
Não que isso fosse algo ruim, temos grandes marcas que estão até hoje e que levam o sobrenome de seus fundadores, como por exemplo Disney, Ford, Ferrari, Versace, etc.
Porém, sabemos que é muito comuns pessoas de famílias diferentes possuírem o mesmo sobrenome, portanto, a não ser que já seja uma empresa bem estabelecida, se torna quase impossível registrar o nome como seu, e outra: um nome diferenciado se torna um potencial competitivo no mercado.
Por isso que, a partir do século XX, as novas marcas que surgiam, além de não terem mais o seu símbolo atrelado a nenhuma pessoa em específico – salvo algumas exceções é claro – passaram a ter nomes mais relacionados com o seu produto ou serviço, ou com o objetivo do negócio.
Podemos citar como exemplo o Google, a HP, Droga Raia, Nubank, etc.
Conclusão
Vimos que o surgimento das marcas aconteceu muito antes do que imaginávamos, pois desde o desenvolvimento das primeiras sociedades já existia essa necessidade de identificar o seu nome e o seu trabalho, até chegar aos dias atuais onde representamos nossas empresas através de ícones e nomes.
As marcas possuem tanta importância que existem até mesmo formas de protegê-las judicialmente da reprodução ilegal ou do plágio, através do seu registro.
Por último, tendo entendido o porquê as marcas surgiram, você dará o devido valor para a sua logo e sua identidade visual e saberá como utilizá-las da maneira correta a fim de tornar a sua empresa reconhecida e lembrada pelo público.
Você já sabia que essa era a história do surgimento das marcas?