Tudo o que conhecemos hoje tem uma origem, seja ela dos primórdios da civilização ou das épocas atuais, e isso vale também para as marcas. Nenhum dono de empresa acordou um dia e simplesmente decidiu que precisava criar um ícone e um nome para a sua empresa. O surgimento das marcas ocorreu por causa de um grande propósito: o de identificar cada uma das milhares de empresas que estão no mercado.
É interessante saber como e porquê houve o surgimento das marcas se você quiser entender melhor como a sua logo e identidade visual influenciam no sucesso do seu negócio. Então, sem mais delongas, vamos fazer uma viagem ao passado!
Quando ocorreu o surgimento das marcas
Antes de ser propriamente nomeada como marca, o termo utilizado para identificar o símbolo que correspondia a determinado produto, negócio, grupo de pessoas, etc. era Design de Símbolos.
O design de símbolos começou por volta de 20 mil anos atrás, nas primeiras civilizações. As pessoas precisavam de uma forma para gravar suas ideias e interpretações do mundo ao seu redor para poderem passá-las adiante.
Devido a essa necessidade que foram desenvolvidos os primeiros alfabetos, compostos por símbolos gráficos que, combinados, formavam a mensagem a ser transmitida, seja ela um relato de algum acontecimento, uma história, um registro de conta, etc.
Ou seja, deu-se início a utilização de símbolos que permitiam a comunicação não verbal. E esses símbolos, posteriormente, evoluiriam para as primeiras marcas propriamente ditas.
A necessidade de se ter uma marca
O surgimento das marcas como conhecemos hoje teve o seu pontapé inicial no período clássico, em que a produção artesanal e artística despontaram e seus autores queriam ser reconhecidos por seus feitos.
Vejamos dessa forma, um engenheiro constrói um palácio exuberante e quer que todos da cidade saibam que ele foi o responsável. Então, o mesmo irá colocar um símbolo que represente o seu nome em um local onde todos que passem possam ver.
As marcas também foram bastante utilizadas no período medieval para identificar as diferentes famílias que constituíam a realeza. Talvez você já tenha visto em algum livro ou filme de época aqueles brasões ricamente ornamentados. Essas eram as marcas que representavam cada família ou clã.
Durante a Revolução Industrial, as fábricas começaram a produzir em larga escala. As empresas precisaram criar símbolos para que os clientes identificassem seus produtos e escolhessem entre as opções disponíveis.
O nascimento das marcas atuais
Mesmo sem a função de distinguir famílias, as marcas continuavam ligadas aos fundadores. Muitas usavam o sobrenome como nome comercial.
Isso não representa um problema. Marcas como Disney, Ford, Ferrari e Versace seguem esse modelo até hoje e continuam fortes no mercado.
No entanto, é comum que pessoas de famílias diferentes compartilhem o mesmo sobrenome. Por isso, registrar esse nome como exclusivo se torna difícil, a menos que a empresa já tenha reconhecimento. Além disso, um nome original pode oferecer vantagem competitiva.
Por isso que, a partir do século XX, as novas marcas que surgiam, além de não terem mais o seu símbolo atrelado a nenhuma pessoa em específico – salvo algumas exceções é claro – passaram a ter nomes mais relacionados com o seu produto ou serviço, ou com o objetivo do negócio.
Podemos citar como exemplo o Google, a HP, Droga Raia, Nubank, etc.
Conclusão
Vimos que o surgimento das marcas aconteceu muito antes do que imaginávamos, pois desde o desenvolvimento das primeiras sociedades já existia essa necessidade de identificar o seu nome e o seu trabalho, até chegar aos dias atuais onde representamos nossas empresas através de ícones e nomes.
As marcas possuem tanta importância que existem até mesmo formas de protegê-las judicialmente da reprodução ilegal ou do plágio, através do seu registro.
Por último, tendo entendido o porquê as marcas surgiram, você dará o devido valor para a sua logo e sua identidade visual e saberá como utilizá-las da maneira correta a fim de tornar a sua empresa reconhecida e lembrada pelo público.
Você já sabia que essa era a história do surgimento das marcas?