ClickBait: Como esse método faz para prender a sua atenção

Também conhecido como “caça-clique”, é uma estratégia utilizada a muitos anos para convencer os internautas a acessarem determinados sites e acabarem tendo uma quebra de expectativa.

Qualquer pessoa que já tenha passado algum tempo navegando pelas páginas disponíveis na internet já se deparou com alguma publicação cujo título se tratava de algo polêmico ou surreal. É o famoso Clickbait. Você deve conhecer esse nome, mas talvez não saiba como esse método é utilizado para prender a sua atenção.

A cada dia surgem milhões de novas informações na internet e por isso conseguir que a sua publicação alcance o maior número de pessoas do seu público alvo de forma orgânica se torna um desafio.

Para conseguir driblar esse obstáculo as empresas buscam alternativas como o patrocínio, compra de palavras-chave e impulsionamento de posts nas redes sociais. 

Mas existe um outro método para atrair a atenção dos visitantes e gerar tráfego, que pode funcionar tão bem quanto o impulsionamento, que é o bendito do Clickbait.

Mas como funciona a estratégia de Clickbait? Será que vale a pena para o seu negócio? Vamos descobrir isso agora!

Como funciona o Clickbait

O Clickbait é um método de divulgação de informações, produtos ou serviços muito utilizado. Ele gera tráfego para determinados sites por meio de títulos ou textos de chamada enganosos ou sensacionalistas, que acabam causando uma quebra de expectativa quando os usuários são redirecionados para a página e percebem que o conteúdo tem muito pouco ou nada a ver com o chamariz do link.

Podemos ver exemplos de Clickbait em praticamente todas as plataformas. Nas redes sociais por exemplo, ele é a chamada de algum post. Se você estiver dentro de um blog, vai ser o título do texto. Em uma busca no Google, é a descrição de uma página que aparece.

Nem mesmo o Youtube escapou do Clickbait. Aqui, além do título do vídeo, os criadores se utilizam do clickbait em artes elaboradas nas thumbnails (aquela imagem que aparece quando o vídeo não está rodando).

Alguns exemplos de Clickbaits muito comuns são: “emagreça em apenas X dias com essa fruta milagrosa”; “o segredo de tal pessoa para ganhar Y reais por semana”; “veja como está esse ator/atriz depois da fama” e por aí vai… 

Clickbait no Marketing

No caso do marketing, o Clickbait aparece atrelado a ideia de uma solução definitiva de algum problema. Por exemplo, um título que se encaixaria bem como uma isca para um empresário clicar seria “Siga essas 3 etapas e sua empresa irá faturar o dobro!”

Se você pensar bem, é impossível uma empresa dobrar os seus lucros em apenas 3 passos, o processo é muito mais longo e trabalhoso. Mas também não se pode botar toda a culpa em quem resolveu clicar, por que qualquer um se sentiria atraído por uma solução rápida e fácil para o seu problema.

Por que o Clickbait não é recomendável

Como explicamos anteriormente, o Clickbait se trata de um método para atrair pessoas e fazè-las acessar determinado conteúdo. Ao acessar o conteúdo, que pode ser um post, texto, vídeo ou até mesmo uma oferta de produto, acaba se frustrando por perceber que na verdade ele não tem nada a ver com o título, ou que as condições de uso ou o preço são mais do que o que foi apresentado no anúncio.

Isso é ruim para o cliente, pois ele pode acabar caindo em alguma oferta enganosa e pagar mais do o preço de mercado, mas principalmente para o dono de pequenos e médios negócios que se utilizam dessa estratégia.

Por quê? Porque esse tipo de ação faz com que a sua marca fique com uma má reputação no mercado. Primeiro porque é uma propaganda enganosa, então o indivíduo vai pensar que não pode acreditar no que você diz.

Essa relação de desconfiança acaba afastando os clientes que você justamente queria fisgar e converter. E não só o público,  mas também as plataformas como Facebook, Google e Instagram, que  poderão barrar os seus conteúdos por considerá-los prejudiciais.

Se não devo usar clickbait, Então o que devo fazer?

No cenário atual, a maneira mais eficiente – e mais honesta também – de atrair o seu público-alvo e transformá-los em vendas reais é através do Marketing de Conteúdo.

E quais são os passos do Marketing de Conteúdo? Atrair o seu lead e convertê-lo com um material rico, depois continuar alimentando-o para que ele se torne mais qualificado e passe por todas as etapas da jornada de compra, para no fim apresentar a proposta do seu produto/serviço.

 Criar uma relação com seus clientes baseada em uma entrega de conhecimento ao invés de uma solução infalível além de ser mais eficiente, garante que a sua marca seja lembrada positivamente como uma empresa que está realmente entregando valor para quem compra.