
Há quem diga que, com a popularização das redes sociais e de apps como WhatsApp, o e-mail estaria com os dias contados. Muitas empresas migraram suas estratégias de marketing e relacionamento para essas novas mídias.
Mas será que é por aí?
Todos os dias, milhões acessam Facebook, Instagram ou Twitter. Compartilham opiniões, interagem e se atualizam. No entanto, do ponto de vista de um cliente, será que essas plataformas são realmente o melhor canal para fidelizar e converter? Talvez essa pergunta confunda você, pois as empresas fazem sim anúncios nessas redes para atrair possíveis compradores, então vamos reformular a questão. Quando você se interessa por uma marca e clica para se cadastrar, qual dado é solicitado? Seu e-mail ou seu ID do Facebook?
A resposta é clara: o e-mail continua sendo o principal ponto de contato.
As redes sociais realmente chamam atenção para produtos e serviços. No entanto, são canais informais e geram pouco compromisso. Isso acontece porque os usuários recebem uma enxurrada de informações o tempo todo, o que dificulta o foco e o engajamento. Nas redes sociais, a mensagem chega rápido. Mas o foco se perde com a mesma velocidade. Afinal, você não é o único tentando vender algo.
As pessoas abrem e leem seus e-mails todos os dias, desde que não caiam na caixa de spam. Já no e-mail, o cenário muda. Ao clicar para abrir uma mensagem, todas as distrações somem. A atenção se volta totalmente para o conteúdo — mesmo que por poucos segundos. Por isso, o e-mail é uma excelente ferramenta para fortalecer o relacionamento com quem já demonstrou interesse na sua empresa — sejam leads ou não.

É importante enviar promoções, e-mails sazonais e newsletters com regularidade, mas sem exageros para não irritar o público. Tendo esse cuidado certamente o esforço trará resultados satisfatórios.
E então, o que acha de aplicar o E-mail Marketing na sua estratégia de vendas? Nós explicaremos mais adiante como essa técnica funciona, fique ligado!