Veja porque você deve investir no branding da sua empresa

O tempo passa, a economia mundial evolui e cada vez mais empresas surgem no mercado, tendo que conquistar seu espaço não só entre suas similares mas também bater de frente com marcas já consolidadas. E um dos fatores que influencia fortemente a performance do seu negócio, seja positiva ou negativamente, é o branding. Descubra qual […]

O tempo passa, a economia mundial evolui e cada vez mais empresas surgem no mercado, tendo que conquistar seu espaço não só entre suas similares mas também bater de frente com marcas já consolidadas. E um dos fatores que influencia fortemente a performance do seu negócio, seja positiva ou negativamente, é o branding.

Descubra qual é a definição de “Branding”.

Você acredita que a sua marca representa fielmente todas as qualidades do seu negócio? Que o seu público a considera uma marca séria ou um tanto quanto desleixada, feita sem nenhuma preocupação? Já parou para pensar que um branding ruim pode ser o motivo que faz as pessoas não acreditarem que seus produtos/serviços valem a pena?

Vamos falar agora sobre por que você deve investir na criação ou reformulação de uma boa marca para fortalecer o posicionamento da sua empresa.

Leia também: 5 passos para tornar sua marca reconhecida e lembrada!

As consequências de um branding ruim

Sabe aquela expressão “nunca julgue um livro pela capa”? Infelizmente ela não acaba se aplicando em muitos dos casos de marcas de negócio. O aspecto estético está fortemente ligado à ideia de qualidade.

Veja bem, a logo é como se fosse o rosto da sua empresa e se ela não for visualmente agradável, pode dar a entender que a sua empresa não faz um bom trabalho, e isso é a última coisa que você vai querer.

Outro problema que pode acontecer é a sua logo ser esquecível. Pense na Apple,  McDonald’s, Fiat, etc. Só de falar esses nomes você já se lembra das logos de cada uma, pois elas deixam uma forte impressão na mente do público, podendo ser reconhecidas facilmente em qualquer material gráfico que estejam inseridas.

Se a sua empresa não tem um branding que se destaque da concorrência, é muito provável que seu posicionamento no mercado seja muito baixo. O público não se sentirá atraído e dificilmente irá adquirir seus produtos/serviços.

Saiba mais em: Como mostrar o valor da sua marca para os clientes

Outra situação desagradável que pode acontecer é quando a logo passar uma mensagem equivocada sobre o que o seu negócio vende ou faz. 

Deixa eu exemplificar para que fique mais claro. Suponha que você tem uma clínica odontológica e a logo da sua clínica, ao invés de ser a imagem de um dente como a grande maioria, utiliza o bisturi e o alicate  com ícones.

Talvez para você isso não seja necessariamente uma coisa ruim, afinal são as ferramentas de trabalho, mas tente ver pela perspectiva do cliente. Muitas pessoas têm medo de ir ao dentista porque associam a experiência com uma situação dolorosa, então para elas não seria nada agradável ver uma logo como a sua. Ficou claro agora?

E não é só o tipo de ícone que influencia na percepção de uma marca, como também as cores utilizadas, a fonte escolhida para a escrita e sua proporção.

Agora fica mais fácil entender a importância de se criar uma boa marca, não é mesmo? 

Como faço para criar um boa branding?

Pode até parecer fácil criar uma marca interessante, pois temos muitos exemplos de empresas famosas cujas logos são formadas por elementos simples. Porém, chegar em um conceito que funcione para o seu negócio demanda um processo complexo de concepção de ideias inovadoras e sua aplicação de um modo que funcione.

O design de marcas envolve o estudo de traço, elemento, cor, peso, fonte, escala e proporção, levando em consideração tanto os gostos pessoais de quem está por trás da marca quanto do público que a consome.

Um detalhe muito importante a ser considerado é a forma que a logo será aplicada em diferentes materiais, como cartões de visita, folhas timbradas, uniformes, materiais para web, etc. Talvez a cor que você tenha escolhido não possibilitem uma boa leitura, ou a fonte fique ilegível quando reduzida para caber em um cartão.

Por esses motivos que você deve delegar a criação da sua marca a alguém que realmente entenda do assunto, sejam designers ou agências especializadas na área. Busque conhecer o portifólio de quem pretende contratar, visualizar trabalhos anteriores e buscar indicações de pessoas de confiança.

Está a procura de uma agência para criar/redesenhar a logo do seu negócio? A Arconel Marketing e Design tem uma grande experiência nesse tipo de trabalho, pode conferir através do nosso Portifólio

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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